História do direito Flashcards

derivado do latim significa directum que significa dirigir, ordenar, o que é reto, não se desvia, garante a convivência social, é uma ciência social, um fenômeno da sociedade, estuda o comportamento do homem perante a sociedade, atribuindo a sociedade regrsas e normas de caráter coercitivo. Tem como finalidade alcançar o bem comum e obtenção da justiça, afim de proporcionar paz e prosperidade a sociedade, impede desordem, crime e caos. Direito é uno e indivisível.

1
Q

qual a origem da palavra direito? o que significa?

A

derivado do latim significa directum que significa dirigir, ordenar, o que é reto, não se desvia, garante a convivência social, é uma ciência social, um fenômeno da sociedade, estuda o comportamento do homem perante a sociedade, atribuindo a sociedade regrsas e normas de caráter coercitivo. Tem como finalidade alcançar o bem comum e obtenção da justiça, afim de proporcionar paz e prosperidade a sociedade, impede desordem, crime e caos. Direito é uno e indivisível. A lei é parte nuclear do controle social

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais são as 3 grandes bases do direito?

A

Direito Público- regula a relação do indivíduo com o poder público
Direito Privado- Soluciona e cuida de relações entre particulares
Direito fundamental- Visa assegurar as condições mínimas de sobrevivência de modo satisfatório

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Características gerais dos povos Ágrafos e períodos da pré história e suas principais características

A

Ágrafos= Sem escrita, o poder máximo era o ancião, o mais velho, o chefe tribal, mais experiente, eram baseados em aspectos religioso, não havia uma separação entre regras religiosas e regras jurídicas. Mesmo sem escrita já tinham instituições como casamento, poder paternal ou material, propriedades e hierarquia de poder público.
Período paleolítico: o homem procurava subsistência através da caça, pesca, coleta de raízes, sementes e frutos, se abrigavam em cavernas, descobriram o fogo, utilizavam objetos de pedra lascada, ossos e dentes de animais.
Período neolítico- se tornaram sedntáios, descobriram técnicas de agricultura e domesticação de animais, poliam a pedra para fabricação de seus instrumentos.
Idade dos metais- Descoberta de técnica para a fabricação de diversos utensílios com metais, formam-se núcleos urbanos, submetidos a autoridade política .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais foram as primeiras fontes do direito?

A

Costume: era transmitido entre as pessoas através de provérbios e Adágios
Provérbios- frase ou ditado curto de porigem popular, que resume uma morma social. Adágio é uma forma de sabedoria popular, é aquilo que vem sendo repetido por muito tempo
Normalmente as regras deveriam ser decoradas pelas pessoas e transmitidas diretamente de um para os outros.
Precedentes-Para manter vivo os costumes o chefe costumava utilizar a mesma solução aplicada anteriormente para resolver os conflitos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que são fontes do direito? quais são elas? explique…

A

São origens primárias do direito, a matéria pima da qual nasce o direito.
Leis: são as normas ou conjunto de normas jurídicas criadas através de processos próprios estabelecido pelas autoridades.
Costume: É a regra social derivada de prática reiterada, generalizada e prolongada.
Jurisprudência: Conjunto de decisões sobre interpretações de lei, conjunto de decisões que servem como modelo para solucionar questões similares.
Equidade- Adaptação de regra existente a favor da igualdade e justiça
Doutrina- Produção realizada por pensadores, juristas e filósofos do direito, concentrados nos mais diversos temas relacionados as ciências jurídicas
Princípios de direito

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual direito é considerado a camada mais antiga da história do direito e base de toda evolução jurídica? qual a finalidade? Em que era baseado?

A

Direito penal, tinha por finalidade controlar o ímpeto humano, a pena era um instrumento reguladorde condutas, era baseado no estabelecimento de regras impostas pela própria sociedade e na consequente sanção (punição). Obediência aos costumes era assegurada pelo temor dos poderes sobrenaturaise pelo medo da opinião pública.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais as três etapas que o direito penal costumava ser dividido?

A

Vingança divina- Fenômeno natural advindo da ira divina ou revolta dos deuses. As penas de morte e açoite.
Vingança Privada- Extermínio de um indivíduo privado, pena de banimento
Vingança Pública- Carrascos se utilizavam da força física (amputações).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual a principal fontes dos povos Ágrafos?

A

O costume.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Discorra sobre mesopotâmia, o que foi considerada, localização e contexto bíblico e qual direito surge…

A

Foi considerada o berço da civilizção, foi a primeira região do mundo a abrigar civilizações complexas. Foi considerada a terra de Abraão, segundo o livro de gênesis, Abraão acreditava no Deus único, criador do céu e da terra, Deus chamou Abraão para sair daquela cidade e ir para canaã. Mesopotâmia se localizava entre os rios tigres, irrigada por estes rios meso-meio e tamea-rios: terra entre rios. Localização atual sul do Iraque, no norte do continente africano no oriente médio. Surge o direito público pois é sagrado e público e devberia haver regras de convivência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como a região era chamada? Quem foram os povos originários e suas características? O que se desenvolveu através dos rios? Que tipo de momento eles viviam? Quais eram os dois grandes grupos que disputavam pelo poder da Mesopotâmia? Qual era o modo de produção?

A

Era chamada e crescente fértil, crescente pois tem formato de lua crescente e fértil pois os rios sofriam variabilidade sazonais e quando as áhuas abaixavam formava lodo que fertilzava o solo. Os povos origináros era os sumérios ao sul que desenvolveram a cultura, os babilônicos ao centro e eram conhecidos por serem burocráticos e os assírios ao norte que eram conhecidos por serem guerreiros. Através dos rios se estabeleceu o comércio e rotas comerciais para o aproveitamento máximo do rio para se desenvolverem.
Viviam em momentos hegemônicos (momentos de domínio) ou seja, disputa por terras férteis, pois as regiões de rio eram extremamente férteis.
Dois grandes grupos disutavam o poder: Arianos e Semitas, não eram tão diferentes em etnia mas sim em língua, Arianos originaram o grego e o latim já os semitas originaram o árebe e hebraico.
Tinham o modo de produção asiática-sistea em que todos os bens são propriedade do governo e o governo tinha propriedade sobre todas as pessoas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Principais características dos sumerianos e quem os dominou

A

Duas grandes invenções, a escrita cuneiforme e a roda. Desenvolveramm zigurates como locais de armazenagem de produtos agrícolas e tempos religioso. Eram sociedades hidráulicas desenvolveram técnicas de construução de sistema de contole de água dos rios. Desenvolveram as primeiras fórmulas de matemática, dividiram o tempo em minutos e segundos. A organizaçã política era descentralizada em cidade-estado , eramautônomas e cada cidade estado tinha seus próprios governantes e leis. Política era monarquia teocrátia absoluta. Religião politeísta, usavam magia, adivinhação e astrologia. A relação de trabalho era a servidão coletiva e criaaram o código de UR-NAMMU.
Os acádios conquistaram a mesopotâmia, o rei unificou as cidades sumérias, religião politeísta, mas devido a várias invaões estrangeiras desapareceu.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Características dos Babilônicos (Amoritas)

A

Derrubaram os acádios, se estabeleceram na Babilônia, principal governante foi rei Hamurabi. Expandiu território unificou a língua e a religião e pois leis talhadas em pedra no centro da cidade para todos verem chamado de código de hamurabi. Foram excelentes arquitetos, lei mais famosa chamada lei de Talião lei do olho por olho e dente por dente. As condições financeiras interferiam nas punições

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Assírios principais características

A

Povo de origem semítica, controlavam a região dos rios Tigre e Eufrates por meio de uma cultura militar. Estado fortemente militarizado que contava com carros de guerra e armas forjadas, usavam arco e flecha, a violência tinha legitimidade por meio da religião, conquistar territórios era a missão divina dos reis. Eram extremamente crueis e agressivos com os povos inimigos. A arte e arquitetura são de grande manificência. Eram fracos como governantes não sabiam como unificar o território facilitando na invasão dos caldeus, foram destruidos e houve a formação do segundo império babilônico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

principais características dos caldeus

A

De origem Árabe, ocuparam as terras pertencentes a Mesopotâmia, derrotaram os assírios, formando o segundo império babilônico. A capital do império era Babilônia, após a morte do rei Nabucodonosor houve um enfraquecimento e dominação dos Persas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Principais características dos Persas

A

Ciro inaugurou o imério Persa, maior império do oriente antigo. Não proibia as crenças nativas dos povos conquistados, concedia autonomia para classes altas mas em troca exigia homens para seu exército. Principal atividade conômica era a agricultura. Dario 1 criou a moeda-padrão que estimulou o comércio e o artesanato. A crença era dualista, bem e mal, foram derrotados por Alexandre o grande.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Discorra sobre Grécia e quantos e quais foram os períodos em que foi dividida…

A

Grécia antiga é considerada o berço da cultura, grande disseminação artística e avançada organização política. Povos originários são Aqueus, eólios, Jônios e Dórios.A história da Grécia antiga é divida em 5 períodos:
-Pré-homérico;
-Homérico;
-Arcaico;
-Clássico
-Helenístico

17
Q

Principais características do período Pré-Homérico

A

Miscigenação dos povos antigos que chegaram a região,dorios,jonios,eolios e aqueus, marcado pela mitologia grega, a religião era politeísta, nesse período houve a diáspora grega, dispersão da população grega em diversas partes.

18
Q

Principais características do período Homérico

A

Unidades Gentílicas (GENOS), pequenos agrupamentos que formavam as unidades básicas de produção, eram auto suficientes, não havia classe social nem propriedade privada. Estes agrupamentos receberam nome de Pólis (cidades). Porém ocorreu o grande crescimento demográfico e GENO perdeu sua principal característica: autossuficiência pois não conseguia mais produzir alimentos para toda a população. Há a desagregação das unidades gentílicas com separação de forma desigual, Aristocratas muitas terras. Eupátridas poucas terras e Despossuídos nenhuma terra. Cada agrupamento passou a ter cidade-estado, havia governo pra cada e eram autônomas. Esparta e Atenas se destacaram. Esparta Militarismo,economia agrária, xenofobia e oligarquia.
Atenas- Educação do seu povo em ciências políticas, surge filosofia democracia, discussões em praças do comércio, cidade cosmopolita recebia poetas,filósofos, mercadores de todo mundo, fundada pelos jonios, principall forma de sustentação era agricultura, pesca e comércio marítimo.

19
Q

Principais características do período Acaico

A

foi criado na cidade de Atenas um novo sistema político-a democracia que representou uma alternativa a tirania. Atenas foi governada por uma monarquia, posteriormente os ricos proprietários tomaram o poder,iniciava-se a aristocracia que evoluirá para uma oligarquia, este regimo carcterizou-se por uma profunda instabilidade e instituiram a tirania. O cidadão Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto apenas nas assembleias regulares, a igualdade de todos perante a lei atiçou um conjunto de reformas de inspiração democrática.
No governo de Péricles instituiu-se remunerações para quem ocupasse aqueles cargos.
O regime democrático ateniense assenta em diversas instituições detentoras dos poderes básicos: o legislativo, executivo e o judicial.
Poder Legislativo: Competia à Assembleia do povo constituida pela totalidade de cidadãos, tinha o poder de aprovar leis, decidia se era guerra ou paz, elegia ou sorteava membros de outras instituições.
Poder executivo: estava nas mãos dos magistrados, faziam cumprir as leis, presidiam a organização dos tribunais e nos cultos aos deuses, chefiavam o exército e a marinha e tinham voz preponderante nas decisões importantes da política interna.
Poder Judicial eraexercido pelos tribunais, os juizes eram sorteados anualmente.
O sistema político de Atenas era uma democracia direta pois tinha a participação direta.
A legislação era escrita.

20
Q

O que é a República? Como era a República Romana?

A

República do latim res publica (coisa pública) é uma forma de organização do estado.Na república a autoridade cumpre funções durante um tempo determinado e é eleita pelos cidadãos.
Em Roma as instituições eram dívidas nos seguintes órgãos:
O Senado: principal instituição da república, responsável pela direção de toda política romana, escolhiam os magistrados
Os Magistrados: indicados anualmente e possuíam funções específicas de natureza judiciária e executiva, as principais magistraturas:
Consulado: magistratura mais importante ocupada por 2 militares, um agia em Roma e outro fora.
Pretor: encarregado de aplicar a lei
Edil cuidava da manutenção de obras públicas, festas, policiamento
Censor: zelava pela censura e realizava a contagem da população
Questor: responsável pela arrecadação de impostos

21
Q

O que marcou o fim da Grécia?

A

Guerra do Peloponeso, Alexandre o Grande toma a Grécia.

22
Q

quem foram os principais escritores da Grécia Antiga no período Arcaico?

A

Drácon-Estadista e legislador, elaborou o Código de Drácon (código criminal) extremamente severo, sanguinário, aplicava pena de morte para quase todos os crimes.
Sólon- Ateniense pai da democracia, direito de voto aos trabalhadores,prestigiad o pelo povo, aboliu escravidão por dívidas, diminui os poderes dos nobres.
Clístenes- Líder partidário democrático. Organizou o governo de Sólon, aperfeiçoou a participação do povo na organização política do estado.
Espartas- Lideravam questões políticas em espartas.

23
Q

Principais características do período Clássico

A

Foi o período de Sócrates, Platão e Aristóteles. Marcado por várias guerras travadas contra inimigos externos e entre os próprios gregos. O principal inimigo externo dos gregos neste período foram os Persas. O conflito entre as duas civilizações ficou conhecido como Guerras Médicas. As vários cidade-Estado grega se involveram em um conflito interno que ficou conhecido como a guerra do Peloponeso, que foi um conflito entre Atenas e Esparta. Após a vitória de Esparta impregaram uma política imperialista sobre as demais cidade-Estado da Grécia. com isso esgotaram-se o poderio militar dos gregos deixando a mercê do rei Filipe II da Macedõnia que se aproveitou do enfraquecimento para tomar a Grécia.

24
Q

Discorra sobre o império Macedônico

A

O império Macedônico foi um dos grandes impérios da antiguidade, durou pouco e se estendeu por um vasto território da Península Balcânica até a Índia. Após o assassinato de Filipe II da Macedônia, subiu ao trono seu filho, Alexandre, cujo professor, o filósofo grego Aristóteles, buscou ensinar-lhe valores da cultura grega. Ao vencer todas as batalhas, o exército de Alexandre construiu um império que se estendia da Grécia até a Índia. Uma das principais caracteísticas do Império Macedônico foi a discussão da cultura Helenística por várias regiões do Oriente. Aos 33 anos Alexandre morre vítima de febe, disputa entre seus generais levaram à divisão do império.

25
Q

Discorra sobre o período helenístico

A

Foi um marco entre o domínio da cultura grega e o advento da civilização Romana. O sopro inspirador da Grécia se disseminou, Filipe vence os Gregos e morre dois anos depois. Alexandre Magno dominou a revolta grega iniciada após a morte de seu pai e colocou em prática o plano de conquistar o Oriente, aliado aos gregos. Alexandre se tornou imperador aos 20 anos, e foi um dos maiores guerreiros da antiguidade, tinha um alto potencial intelectual, pois fora discípulo de Aristóteles, Alexandre expandiu seu território, uma de suas principais características foi a maneira como tratou os povos vencidos:
Respeitou suas religiões e instituições políticas, incentivou o casamento entre vencidos e vencedores, tentou fundir os povos, buscando eliminar desigualdades e diferenças entre eles. Assim Alexandre criava condições para umaintegração cultural, o resultado de seu trabalho foi a cultura helenística que se originou a fusão da cultura grega com a cultura oriental. Após a morte de Alexandre o império foi divido entre seus generais. Formaram-se 3 grandes reinos:
O da Síria, Egito e Macedônia. Adotaram os costumes de monarquias orientais, abriram novas rotas de comércio, a cultura grega fundiu-se com a cultura oriental (cultura helenística).

26
Q

Legados da Roma antiga

A

Alfabeto, calendário gregoriano, engenharia, cristianismo, construíram pontes

27
Q

Como surgiu Roma?

A

Pela mitologia foi fundada por Rômulo e Remo que foram salvos e criados por uma loba, a teoria da história diz que foi a fusão dos povos indo europeus os sabinos, latinos etruscos e gregos

28
Q

Quais foram as consequências da expansão romana?

A

Aumento do luxo e surgimento de novos costumes, aumento da escravidão por guerra, surgimento de latifúndios e falência de pequenos proprietários

29
Q

Discorra sobre o período monárquico de Roma

A

Nos primeiros anos de monarquia a civilização romana era uma pequena aldeia, sociedade censitária dividida por camadas sociais: patrícios, plebeus, clientes prestavam serviços aos patrícios e em troca recebiam proteção e dinheiro e escravos, primeiro rei foi Rômulo, acreditavam que o rei tinha origem divina, o rei era chefe militar e religioso com cargo vitalício. A monarquia também era constituída pelo senado e assembleia.Os senadores eram chefes de famílias Patrícias, ou seja, homens mais velhos que auxiliavam o rei na governança, já a assembleia era constituida por todos os patrícios adultos que discutiam e votavam as leis elaboradas pelo senado. Roma foi governada por sete reis. Os senadores destruiram o último rei etrusco e estabeleceram a República tomando o poder pra si

30
Q

Como surgiu o common law?

A

O common law foi desenvolvido em razão da unificação da Inglaterra como Estado-Nação antes dos países da Europa continental. O seu direito se desenvolveu de forma autônoma e deslocada do direito feudal que prevalecia no restante da Europa.

31
Q

Como surgiu o Civil law?

A

O Civil Law tem origem no direito romano e se estabelece a partir do século XVIII, especialmente após a Revolução Francesa, quando se dá início ao constitucionalismo. As revoluções burguesas buscavam acabar com o absolutismo e com a discricionariedade da justiça.

32
Q

Discorra sobre a época arcaica de Roma

A

Antes da lei das doze tábuas, o direito privado consistia no antigo direito civil dos cidadãos, que se aplicava somente aos cidadãos romanos e o direito era limitado ao que o indivíduo teria direito e não as ações perante a sociedade, o direito não abrangia a sociedade como um todo. Havia uma estreita ligação com religião, características provenientes do formalismo, simbolismo, conservadorismo e de prática altamente ritualística. A época arcaica foi muito marcada pela mistura entre direito, moral e religião, muito em razão dos sacerdotes pontífices serem os juristas aplicadores do direito, que acabavam vinculando a religião.Direito romano ainda era muito costumeiro, sendo a principal fonte a moralidade.

33
Q

Discorra sobre a lei das doze tábuas

A

As leis eram aplicadas pelos pontífices e representantes da classe dos patrícios, eram usadas contra os plebeus. Assim os plebeus começaram a questionar os poderes e privilégios dos patrícios romanos, eles eram derrotados pq não tinham o conhecimento das normas e imporam que pelo menos fizessem as normas escritas. Pediram que as normas fossem positividas pra que todos pudessem conhece-la e ameaçaram abandonar a cidade. Um plebeu chamado Terentílio propôs que houvesse uma compilação e publicação de um código legal oficial, as leis das 12 tábuas foram publicadas por exigência da plebe, nasce o tribunato da Plebe um movimento popular para ter igualdade tribuno da plebe ou do povo foi o primeiro cargodo estado romano a ser aberto pra Plebeus e o mais importante contrapondo o poder do senado e dos magistrados romanos