Teoria Geral de Registros Públicos Flashcards
Questões formuladas com base no primeiro capítulo do Livro "Registros Públicos", de Alberto Gentil, editora Método. Tem ele em sua quase integralidade.
Os serviços notariais e de registro são atividades próprias do Poder Público ou são exercidos em caráter privado?
As duas coisas
O exercício em caráter privado não é facultativo, mas obrigatório
Os serviços notariais e de registro são atividades próprias do Poder Público, mas OBRIGATORIAMENTE exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público (art. 236 da CF).
Somente uma pessoa natural pode receber a delegação de serviços notariais e de registro?
Somente sobre pessoa natural
A delegação pode recair apenas sobre pessoas naturais (excluem-se, desse modo, pessoas mercantis), por meio de habilitação em concurso público de provas e títulos.
Quem fiscaliza a atividade do titular de serviços notariais e de registro?
O Poder Judiciário
As atividades notariais e de registro são remuneradas de que forma? Taxas? Preços públicos?
Por emolumentos
O ingresso na atividade notarial e de registro depende necessariamente de concurso público? Qual o limite temporal para que uma serventia fique vaga?
Concurso público, 6 meses
Concurso de provas e títulos
CF, art. 236, §3º: O ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso público de provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção, por mais de seis meses.
Quais são os seis requisitos, elencados no artigo 14 da Lei 8.935/1994, para o ingresso nas serventias extrajudiciais?
- Habilitação em concurso público de provas e títulos
- Nacionalidade brasileira, nato ou naturalizado
- Capacidade civil
- Quitação com as obrigações eleitorais e militares
- Verificação de conduta condigna para o exercício da profissão
- Diploma de bacharel em direito ou 10 anos de atividade prática
Quem realiza o concurso público de provas e títulos para o ingresso nas serventias extrajudiciais?
O Tribunal de Justiça do Estado
nos termos da Resolução 81/2009 do CNJ
Estrangeiros podem participar do certame público para ingresso nas serventias extrajudiciais? E os brasileiros naturalizados?
Brasileiros e portugueses
A exigência é de nacionalidade brasileira (nata ou naturalizada). A princípio, portanto, estrangeiros não podem participar do concurso. A exceção são os portugueses, prestigiada a reciprocidade de direitos e deveres, com base no Estatuto da Igualdade de Direitos e Deveres firmado entre Brasil e Portugal em 22.04.2000.
Como é feita a comprovação dos 10 anos de prestação de serviço junto às serventias notariais ou registrais?
CTPS ou informações da Corregedoria do TJ
A fiscalização quanto à prestação de serviço junto as serventias é exercida pelas Corregedorias-Gerais de Justiça dos estados – além da atuação dos Juízes Corregedores Permanentes (ou Juízes Corregedores do Foro Extrajudicial, nomenclatura também utilizada em alguns estados). Em São Paulo, todas as informações referentes à unidade extrajudicial são objeto de alimentação do portal do extrajudicial da Corregedoria-Geral de Justiça para fins de controle administrativo. Ademais, ainda que assim não fosse, a CTPS do funcionário conterá todos os dados necessários para comprovação do tempo de serviço junto ao Tabelionato ou Registro.
Qual a composição mínima da banca de concursos para delegação de serviços notariais e de registro?
MP, OAB, notário e registrador
1 Desembargador, 3 Juízes, 1 membro do MP, 1 advogado, 1 Registrador e 1 Tabelião
O artigo 15 da Lei 8.935/1994 estabelece que os concursos serão realizados pelo Poder Judiciário, com indispensável participação em todas as fases do concurso de um membro do Ministério Público, um membro da OAB, um notário (não abrange, tecnicamente, o tabelião de protesto, mas apenas o de notas) e um registrador.
A matéria foi disciplinada pelo CNJ em sua Resolução 81/2009, estabelecendo quantitativos mais precisos. Por ela, a comissão será formada por:
- Um desembargador, que será seu presidente
- Três juízes de direito
- Um membro do Ministério Público
- Um advogado
- Um registrador
- Um tabelião (figura mais abrangente que a do notário, pois também inclui os protestadores)
Como se dá a designação dos integrantes da banca do concurso para delegação de serviços notariais e de registro?
Os desembargadores, os juízes e os delegados do serviço de notas e de registro serão designados pelo Presidente do Tribunal de Justiça, depois de aprovados os nomes pelo Pleno ou pelo Órgão Especial.
Os membros do Ministério Público e o advogado serão indicados, respectivamente, pelo Procurador-Geral de Justiça e pelo Presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.
Como se dá a divisão das delegações para provimento e para remoção?
- 2/3 das delegações para provimento
- 1/3 das delegações para remoção
Quem pode participar dos concursos para remoção?
Mesmo Estado, mais de dois anos
Sim, titular de serventia de Minas Gerais não pode prestar concurso de Remoção no Paraná
1/3 das vagas são reservadas para remoção, com participação exclusiva daqueles que já estiverem exercendo a titularidade de outra delegação, em qualquer localidade da unidade da federação que realizará o concurso, por mais de dois anos.
O prazo de dois anos para participação em concursos para remoção pode ser completado no curso do certame?
Na data de publicação do edital
Não. Conforme orientação do CNJ, o candidato deve atender os dois anos completos na data da publicação do primeiro edital de abertura do concurso (art. 3º da Resolução 81/2009).
A investidura é concomitante ao ato de outorga da delegação?
Pode haver hiato de 30 dias, prorrogáveis uma vez
Cada Estado tem disciplina própria. Em São Paulo, esta é a regra (investidura concomitante ao ato de outorga). Excepcionalmente, a critério da Corregedoria-Geral da Justiça, quando os atos de outorga e investidura forem realizados em datas distintas, a investidura ocorrerá em 30 dias contados do ato de outorga da delegação, prorrogável por igual período, uma única vez. Não ocorrendo a investidura no prazo marcado, será tornada sem efeito a outorga da delegação por ato do Presidente do Tribunal de Justiça do estado.
A investidura em nova delegação extingue, per si, a delegação anterior? Há hipóteses nas quais esta última pode ser revigorada?
Renúncia tácita
O item 4.5 do Capítulo XIV das Normas de Serviço da CGJSP dispõe que “a investidura em nova delegação extingue, desde logo, por renúncia tácita, a delegação anterior, que não poderá ser revigorada”.
No Estado de São Paulo, quando se inicia o exercício da atividade notarial ou de registro?
30 dias contados da investidura
Item 5 do Capítulo XIV das Normas de Serviço da CGJSP: o exercício da atividade notarial ou de registro terá início dentro de 30 dias contados da investidura.
Quem é competente para dar início ao exercício da delegação? O Corregedor-Geral? Quem assina o termo de apostilamento contido no verso do título de outorga?
Juiz Corregedor Permanente do serviço
Item 5.1. do Capítulo XIV das Normas de Serviço da CGJSP: é competente, para dar início ao exercício da delegação, o Juiz Corregedor Permanente do serviço, que preencherá e assinará o termo de apostilamento contido no verso do título de outorga.
O titular investido em nova delegação deve encaminhar cópia do título de outorga ao TJ, apostilado com o início do exercício. A que órgão do Tribunal ele encaminha o documento, e em qual prazo?
Corregedoria Geral da Justiça, 48 horas
Item 5.1.1 do Capítulo XIV das Normas de Serviço da CGJSP: O titular investido em nova delegação deverá encaminhar cópia do título de outorga, apostilado com o início do exercício, à Corregedoria Geral da Justiça, no prazo de 48 horas.
O que acontece se o exercício da delegação não ocorrer no prazo legal? E se o concursando era titular de outra delegação?
Investidura e outorga tornadas sem efeito
E a delegação antiga não é revigorada
Item 5.3. do Capítulo XIV das Normas de Serviço da CGJSP: Se o exercício não ocorrer no prazo legal, a investidura e a outorga da delegação serão tornadas sem efeito pelo Presidente do Tribunal de Justiça. A ineficácia mencionada neste item afeta apenas a nova delegação, sem revigorar a antiga, nos casos de titulares que prestam novo concurso extrajudicial.
Quais são as cinco atribuições exclusivas do tabelião de notas? E quais são as três competências dos notários (para usar a mesma expressão da lei) que não são exclusivas?
EXCLUSIVAS
- Lavrar escrituras e procurações públicas
- Lavrar testamentos públicos e aprovar os cerrados
- Lavrar atas notariais
- Reconhecer firmas
- Autenticar cópias
COMUNS
- Formalizar juridicamente a vontade das partes
- Intervir nos atos e negócios jurídicos a que as partes devam ou queiram dar forma legal ou autenticidade, autorizando a redação ou redigindo os instrumentos adequados, conservando os originais e expedindo cópias fidedignas de seu conteúdi
O tabelião de notas pode praticar atos de seu ofício fora do Município para o qual recebeu delegação?
Não, sob pena de apuração administrativa
O tabelião de notas não poderá praticar atos de seu ofício fora do Município para o qual recebeu delegação (art. 9º da Lei 8.935/1994), sob pena de apuração administrativa de responsabilidade.
Quais as quatro atribuições do tabelião e oficial de registro de contratos marítimos?
- Lavrar os atos, contratos e instrumentos relativos a transações de embarcações a que as partes devam ou queiram dar forma legal de escritura pública
- Registrar os documentos da mesma natureza
- Reconhecer firmas em documentos destinados a fins de direito marítimo
- Expedir traslados e certidões
Quais são as oito atribuições do Tabelião de protesto de títulos?
- Protocolar de imediato os documentos de dívida, para prova do descumprimento de obrigação
- Intimar os devedores dos títulos para aceitá-los, devolvê-los ou pagá-los, sob pena de protesto
- Receber o pagamento dos títulos protocolizados, dando quitação
- Lavrar o protesto, registrando o ato em livro próprio, em microfilme ou sob outra forma de documentação
- Acatar o pedido de desistência do protesto formulado pelo apresentante
- Averbar o cancelamento, retificações e alterações e suspensão da publicidade do protesto
- Promover as medidas de incentivo à quitação de dívidas protestadas
- Expedir certidões de atos e documentos que constem de seus registros e papéis