Teoria comportamentalista e cognitivista Flashcards

1
Q

Como é equacionada a emoção na teoria comportamentalista

A

Emoção definida através de operações consideradas necessárias para despoletar estímulos. A emoção é então percecionada como um conjunto de respostas importantes para a sobrevivência do sujeito.
Integra emoção com motivação
A emoção aparece definida como uma resposta imediata a um estímulo inicial, do qual se acabam por originar posteriormente comportamentos estáveis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como defenida watson que chegavamos ao mundo?

A

Definia que os humanos eram unicamente moldados pelo seu ambiente. Para Watson nos chegamos ao mundo como uma “tabula rasa”, isto é, sem conhecimentos prévios, e aprendemos tudo através da nossa experiencia, mesmo coisas que acreditamos ser instintivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Em que consistiu a expereincia de albert

A

o “Experimento do Pequeno Albert”, conduzido pelo psicólogo John B. Watson em 1920. Nesta experiência, Watson demonstrou a teoria do condicionamento clássico utilizando um bebé chamado Albert como sujeito.
Albert tinha apenas 9 meses de idade no início da experiência e não tinha medo de animais, incluindo um rato branco. Watson decidiu condicionar Albert para que ele temesse o rato branco, o que foi feito através de uma série de associações entre o rato e estímulos negativos, como um som alto (batendo numa barra de aço). Esta experiência demonstrou como o medo poderia ser condicionado em humanos através de estímulos específicos, e é amplamente reconhecida na história da psicologia.
Watson intitula a sua teoria de behaviorismo incentivando pais a moldarem os ambientes dos seus filhos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Que teoria definiu watson e o que provocam estes estados emocionais?

A

Watson definiu que as reações emocionais provocam um estado temporário de caos no organismo
X/ medo – ativa um sistema comportamental de evitamento  geralmente provocada pela ausência de apoia a uma criança, por sons fortes e estímulos moderados mas súbitos no período em que estão a acordar ou que estão a adormecer
Y/Raiva – Ativa um sistema de combate  provocada por estímulos constrangedores
Z/Amor – Ativa um sistema de aproximação  provada por manipulação carinho

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais as tres fases do comportamento emocional segundo esta teoria?

A

As teorias comportamentalistas defendem a existência de três fases de comportamento emocional: Reação imediata, reação secundaria e consequências permanentes

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que distingue as tres fases do comportamento emocional?

A

Reação imediata – a situação ou o estímulo desencadeia de imediato no individuo uma resposta global, de curta duração e acompanhada de modificações orgânicas. Formas características destas reações imediatas são: surpresa, alegria, medo, cólera, vergonha, etc. Ex: medo de palhaço – fuga
Resposta secundária – nesta fase o individuo prepara-se para uma adaptação às circunstâncias. Às reações emotivas agradáveis sucedem-se sentimentos de tranquilidade e satisfação. Às desagradáveis sucedem-se sentimentos de abatimento e depois recuperação Ex: O medo ao palhaço pode me levar a um ataque de pânico, ou falta de ar
Consequências permanentes – O organismo nesta fase, procura manterá apenas as emoções agradáveis, anulando ou suprimindo as emoções desagradáveis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que defendem harlow e stagner em relacao as emocoes

A

As emoções não são inatas e baeiam-se em respostas afetivas não condicionadas (consideram-se fatores fisiológicos centrais experimentados como sensações). Qualquer emoção que ocorra torna-se concionada a estas respostas  nascemos com a capacidade de sentir, mas temos que aprender as diversas emoções
Qualquer definição atribuída a um estado emocional é oriunda do condicionamento social

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual a relacao etre sensacoes e emocoes segundo harlow

A

Associar uma resposta a um estímulo – nascemos com a capacidade de sentir, mas vamos aprendendo a associar as emoções ao longo do tempo a situações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como distingue emocoes de sentimentos

A

Existem sensações básicas, inatas e indiferenciadas e as emoções são a forma condicionada que estas assumem, e às quais aprendemos a referir-nos de forma particular

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que apoia millenson que estava presente em watson?

A

Um acontecimento ativa um sistema de evitamento, de combate ou de aproximação, centrado na teoria de Watson

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que destaca a abordagem de millenson

A

A abordagem de Millenson destaca que um evento pode desencadear três sistemas comportamentais distintos: evitação, aproximação ou combate. Esses sistemas, centrados na teoria behaviorista de Watson, influenciam as respostas emocionais das pessoas. Evitação envolve fugir ou evitar o estímulo emocionalmente carregado; aproximação implica buscar o estímulo para obter recompensa; e combate envolve confrontar ou resolver conflitos. Esses sistemas refletem diferentes estratégias adaptativas para lidar com eventos e desafios

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que sao as emocoes segundo rolls? e quais os 4 tipos de emocoes?

A

Emoções – estados provocados por reforços positivos ou netgativos, cuja resposta depende da presença ou ausência
4 TIPOS DE EMOÇÕES:
- Alegria – emoção provocada pela presença de um reforço positivo
- Medo – emoção provocada pela presença de um reforço negativo
- Cólera – emoção provocada pela ausência de um reforço positivo
- Alívio – emoção provocada pela ausência de um reforço negativo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

quais os dois tipos de reforços

A

Reforços primários – resultantes da aprendizagem
Reforços secundários – resultantes do condicionamento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

De que forma é o comprotamento do sujeito e o que é recompensado

A

O comportamento do sujeito é flexível e determinado por objetivos: ser recompensado e evitar punições. A emoção é que está a ser reforçada e não o comportamento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O que denfe maslow a cerca da motivacao

A

A motivação pode ser definida como uma força interna que orienta o nosso comportamento, tendo em vista a obtenção de uma determinada finalidade. Esta força interna direciona-nos opara um determinado objetivo e apenas cessa quando esse objetivo é colmatado ou obtido

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que se define por ciclo motivacional?

A

As necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização).
Maslow sugeria ainda que as pessoas se comportam de certa maneira pois procuram desenvolver-se

17
Q

Quais os patamares existentes

A
  1. No sopé da pirâmide encontramos as necessidades fisiológicas, que compreendem as exigências do organismo na procura de funcionar adequadamente (comida; água; ETC.)
  2. Seguem-se as necessidades de segurança que estão relacionadas com os aspetos que garantem a vida das pessoas (proteção, defesa, condições de alojamento).
  3. Satisfeitas estas, estamos expostos às necessidades de pertença. Estão relacionadas como o estabelecimento de relações com as outras pessoas ou instituição, exemplo através dos laços matrimoniais, pertença a grupos de intervenção social.
  4. De seguida, quase no topo, encontramos as necessidades de estima, compreendem a autoestima e o reconhecimento percebidos pelos outros. Este primeiro grupo de necessidades é apelidado de básicas e move o sujeito para os colmatar.
  5. Por fim no topo da pirâmide surge a necessidade de autorrealização, manifestando-se na procura de desenvolvimento do potencial pessoal.
18
Q

Quais os faotres determinantes da hierarquida das necessidades

A

Personalidade Por exemplo, uma pessoa com uma tendência mais introvertida pode valorizar mais a necessidade de intimidade e conexão social do que alguém com uma personalidade extrovertida.
Grupos de Trabalho e outros fatores sociais As interações sociais, incluindo relacionamentos com colegas de trabalho, amigos e família, desempenham um papel importante na hierarquia de necessidades. O apoio social, a aceitação e o senso de pertencimento podem afetar diretamente as necessidades de amor e pertença.
Fatores culturais e históricos As culturas e as influências históricas moldam as prioridades e valores das pessoas. Por exemplo, em culturas onde a coletividade é valorizada sobre o individualismo, as necessidades de pertença e estima podem ser mais enfatizadas.
Fatores organizacionais O ambiente de trabalho e as políticas organizacionais também podem influenciar a hierarquia de necessidades dos funcionários. Por exemplo, uma cultura organizacional que valoriza o reconhecimento e a autonomia pode promover o desenvolvimento das necessidades de estima e autorrealização.

19
Q

O que se deinfe por frustração

A

Frustração – anda associada à motivacao na medida de que esta se manifesta quando o individuo não é capaz de satisfazer uma necessidade ou desejo
A frustração é consequência de um bloqueio de satisfação inerente ao desejo de atingir o objetivo,

20
Q

Quais as causas de frustração?

A

Causas de frustração: internas – quando o obstáculo é inerente ao próprio individuo.
Externas – quando for exterior ao sujeito.

21
Q

Quais os pontos fortes das teorias comportamentais

A
  • Fornece definições lineares e hipóteses facilmente testáveis
  • Manifesta interesse em perceber as funções e objetivos das emoções
  • Fornece uma estrutura motivacional às emoções
22
Q

Quais as criticas das teorias comportamentais?

A
  • Apresenta explicações simplistas acerca das emoções humanas complexas
  • Não se preocupa com estabelecer ligações entre aspetos biológicos e
  • socioculturais
  • Não apresenta explicações para o aspeto inconsciente das emoções
  • Não se preocupa com os aspetos interpessoais da emoção
23
Q

Qual a relacao entre cognicao e emocao - teorias cognitivas

A

Emoção e cognição são conceitos diferentes, mas interdependentes.
A emoção é um conceito de ordem superior que inclui a cognição
As emoções resultam de uma avaliação cognitiva
A emoção sem cognição é idêntica a um simples estado de ativação sem orientação.

24
Q

Segundo esta teoria - qual a realcao entre pensamentos e emcooes

A

Os pensamentos por si so podem produzir emoções, mas estas não ocorrem sem a presença de pensamentos

25
Q

O que enfatizam estas teorias cognitivistas

A

As teorias cognitivistas da emoção enfatizam o papel dos processos mentais, como interpretação e avaliação, na experiência emocional. Elas postulam que as emoções são influenciadas pela interpretação cognitiva de eventos, pela relevância desses eventos para objetivos e necessidades pessoais, e pela busca de coerência cognitiva. Essas teorias reconhecem que parte do processamento emocional pode ser automático e inconsciente

26
Q

Que prespetiva apresenta schatter singer na teoria dos dois fatorees e a que se deve a experiencia emocional

A

Perspetiva cognitivo-fisiológica: o feedback do corpo é fundamental na génese da experiência emocional
Segundo este a experiencia emocional deve-se à explicação que damos aos estados do nosso corpo

27
Q

Qual a caractersitica dos estados emocionais determinados por fatores cognitivos

A

Os estados emocionais, determinados por fatores cognitivos, são caracterizados pela ativação do sistema nervoso simpático – acelera o ritmo cardíaco, tremem os membros – cujo padrão pode oscilar de estado para estado

28
Q

O que propoe a teoria dos dois fators

A

Teoria dos Dois Fatores de Schachter propõe que as emoções são determinadas pela combinação da excitação fisiológica com a interpretação cognitiva dessa excitação. Essa teoria destaca a importância da interpretação cognitiva na formação das emoções e como fatores situacionais podem influenciar essa interpretação

29
Q

O que estabelece leventhal?

A

Defende que a teoria de emoção deve debruçar-se sobre o modo como a emoção é provocada e sobre os seus aspetos subjetivos, comportamental e fisiológico.

30
Q

Quais os pressupostos basicos da emocao de leventhal?

A

 deve começar a estudar-se a emoção através dos relatos verbalizados da experiência subjetiva;
 estados emocionais são uma forma de significado e, por isso, a emoção é uma forma de cognição;
 existem vários tipos de processos cognitivos;
significados desenvolvem-se através de um sistema de processamento percetivo;
emoção pode interagir com a cognição percetiva e com a abstrata;
sistemas de significado desenvolvem-se e alteram-se;
para perceber os mecanismos subjacentes à emoção e à cognição é preciso estudar sistemas de significado específicos.

31
Q

De que forma age a emocao em levethal?

A

A emoção, integrada com sistemas de significação age como um dispositivo de medida do estado interior e promove a capacidade para determinados tipos de ação, cuja consciência estabelece novos objetivos.

32
Q

Qual a prespetiva de ellis sobre o pensamento emocional

A

Uma grande parte do que chamamos emoção não é mais do que um certo tipo – um tipo distorcido, preconceituoso ou altamente avaliativo (sobrevalorado) – de pensamento (…) pensamento e emoção são tão intimamente interrelacionados que geralmente (…) agem num tipo de relação de causa e efeito e (…) são essencialmente a mesma coisa, de tal forma que o pensamento de uma pessoa se transforma na sua emoção e a emoção se torna seu pensamento

33
Q

Quais os constituintes do sistema abc e o que visa modificar

A

Modelo ABC: interação entre crenças (B), antecedentes ambientais (A) e consequências emocionais (C)

Visa modificar os esquemas desadaptativos e alterar as distorções cognitivas que levam às emoções.

34
Q

Quais as criticas das teoricas cogntivistas?

A
  • Não se debruça de forma aprofundada sobre as causas das emoções
  • Não se preocupam em distinguir emoção de não emoção
  • Atribuem pouca importância a fatores biológicos e socioculturais da emoção
  • Não atribuem importância aos aspetos da comunicação interpessoal
  • Preocupam-se com a natureza e funcionamento pormenorizado do processo de avaliação das emoções
35
Q

Em que se traduz a abordagem cognitivo-comportamental?

A

Esta abordagem estabelece que perante um evento, nos realizamos uma avaliação cognitiva, remetendo-nos aos pensamentos e so depois expomos um comportamento, geralmente uma emoção, condizente com a cognição e avaliação feita do evento.
Este comportamento influencia o evento em si, mas tambem a nossa avaliação cognitiva, transformando este modelo, num ciclo.

36
Q

De que forma é a relacao entre aprendizagem e emocao

A

A relação entre aprendizagem e emoção é complexa e multifacetada. As emoções desempenham um papel fundamental na forma como processamos informações, tomamos decisões e nos envolvemos no processo de aprendizagem.

37
Q

Quais os elemenosd que relacionam aprenziagem e emocao

A

 Motivação para aprender (estímulos agradáveis > + motivação > + aprendizagem).
 Memória e atenção (informações emocionalmente carregadas tendem a ser mais bem recuperadas do que informações neutras. Isso ocorre porque as emoções aumentam a atenção para certos estímulos e ajudam na consolidação da memória).
 Tomada de decisão (uma pessoa pode escolher estudar mais intensamente para um exame devido à ansiedade ou preocupação com o desempenho. Da mesma forma, emoções como medo ou frustração podem influenciar a escolha de estratégias de aprendizagem).
 Regulação emocional (Indivíduos que têm dificuldades em regular suas emoções podem ter dificuldades em se concentrar, resolver problemas e manter a motivação durante a aprendizagem).
 Aprendizagem social e emocional (a empatia e a compaixão podem influenciar a forma como as pessoas interagem e aprendem umas com as outras)