Tema 3 - Perspectivas do desenvolvimento humano Flashcards
O que é o determinismo psíquico?
Importância do passado no presente (eventos da infância como determinantes do comportamento do adulto, a nível também do inconsciente)
O que entendes sobre a perspetiva psicossexual?
Introduzida por S. Freud, postula que o desenvolvimento progrediria à medida que o foco de energia libidinal da criança fosse mudando entre diferentes áreas “erotogéneas”.
Constituído por estádios definidos na infância e adolescência, correspondendo (a cada um) uma forma predominante de obtenção de prazer:
1. FASE ORAL (1º ano de vida)
2. FASE ANAL (2-3 anos)
3. FASE FÁLICA OU EDIPIANA (3-5 anos)
4. FASE DE LATÊNCIA (6-11 anos)
5. FASE GENITAL (> 11 anos)
O excesso de gratificação ou privação do prazer são vistas, nesta perspetiva psicoanalítica, como determinantes de alguns traços de personalidade.
O que sabes sobre a perspetiva de E.H. Erikson no que respeita ao desenvolvimento psicossocial?
Erikson entendeu o desenvolvimento psicossocial como resultante do confronto com desafios/conflitos inerentes a cada fase da vida humana: a sua forma de resolução seria determinante para a construção da personalidade.
Considera que o desenvolvimento acontece ao longo de toda a vida do individuo, desde o nascimento à morte, numa sequência definida.
1. CONFIANÇA BÁSICA vs DESCONFIANÇA (1ºano) - criança desenvolve um sentido de confiança nas outras pessoas quando os seus cuidadores providenciam cuido de confiança e afeto.
2. AUTONOMIA vs VERGONHA e DÚVIDA (1-3 anos) - criança desenvolve sentido de autonomia e dependência derivado da aquisição da capacidade física. Falhanço leva a dúvida e vergonha.
3. INICIATIVA vs CULPA (3- 5 anos) - criança começa a ter algum controlo e desenvolve um sentido de propósito. Esforços para exercer demasiado poder resultam em desaprovação e culpa.
4. DILIGÊNCIA vs INFERIORIDADE (5-11 anos) - criança necessita de lidar com novas exigências sociais e intelectuais e desenvolve sentimentos de competência.
5. IDENTIDADE vs DIFUSÃO DE IDENTIDADE (11-21 anos) - adolescente necessita de desenvolver uma identidade pessoal forte. O falhanço conduz a confusão do seu papel e falta de sentido.
6. INTIMIDADE vs ISOLAMENTO (21-40 anos) - o adulto necessita de relações intimas fortes. O falhanço conduz a solidão.
7. PRODUTIVIDADE vs ESTAGNAÇÃO (40-60 anos) - o adulto necessita de criar e nutrir coisas que o mantenham vivo (ter filhos, mudanças sociais) de forma a atingir um sentimento de realização e utilidade.
8. INTEGRIDADE vs DESESPERO (+60 anos) - Adultos mais velhos necessitam de se sentir realizados quando refletem sobre as suas vidas. O falhanço conduz ao arrependimento e desespero.
Define processo epigenético
A resolução de cada fase de desenvolvimento determina em muito o funcionamento psicossocial da fase seguinte. Cada estadio é caracterizado por eventos/crises (distintos dos anteriores/subsequentes) que devem ser resolvidos satisfatoriamente para o desenvolvimento progredir sem sobressaltos, de forma adaptativa. Em condições ideais é atingido um nível superior de funcionamento.
O que entendes por crises acidentais e crises normativas?
Crises acidentais = provocadas por eventos inesperados: doença, alteração do estatuto profissional.
Crises normativas = processos esperados no desenvolvimento “normal” - a cada fase correspondem a desafios específicos.
Segundo Erikson, uma crise não se refere a uma ameaça de catástrofe, mas a um ponto de viragem, um período crucial de aumento de vulnerabilidade e de elevado potencial e, como tal, uma fonte ontogénica de geração de força ou mau ajuste.