Tema 2 - PERSONALIDADE: Conceito e bases psicossociais. Recursos Adaptativos Flashcards

You may prefer our related Brainscape-certified flashcards:
1
Q

O que é a personalidade?

A

Características ou atributos relativamente estáveis que definem o individuo e o diferenciam em termos comportamentais.
O comportamento do individuo é moldado pelo papel social e pela personalidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que são traços de personalidade?

A

Tentam descrever a personalidade usando um conjunto-padrão de atributos.
São aglomerados de diferenças individuais no que respeita à emoção e comportamento observados em diferentes pessoas e situações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que defende a teoria de traços de personalidade de Eysenck?

A

Eysenck (1976), definiu a personalidade com referência a um modelo ou sistema, composto pelas seguintes três dimensões básicas:
1. PSICOTICISMO (ou tendências psicopáticas, anti-sociais e psicóticas) vs CONTROLO DE IMPULSOS
2. EXTROVERSÃO vs INTROVERSAO (E)
3. NEUROTICISMO vs ESTABILIDADE (N)
Esta definição ou este modelo, foi apelidada de modelo PEN e é vulgarmente conhecido como o modelo “Big Three”.
Os traços ou tipos básicos da personalidade, são definidos no sistema de Eysenck, como tendo as seguintes características:
- Extroversão –> sociabilidade, vivacidade, actividade, assertividade, procura de sensações, despreocupação, domínio e tendência para a aventura;
- Neuroticismo –> ansiedade, depressão, culpabilidade, baixa auto-estima, tensão, irracionalidade, timidez, tristeza e labilidade emocional;
- Psicoticismo –> agressividade, frieza afectiva, egocentrismo, impessoalidade, impulsividade, psicopatia e tendência anti-social, falta de empatia, criatividade e rigidez.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais as Big Five dimensões da personalidade?

A

OCEAN
1. (O) Openess (Abertura à experiência) - tendência para apreciar novas ideias e curiosidade sobre novas formas de olhar para o dia-a-dia.
- Score de O elevado: indivíduos são capazes de apreciar mais artes e estar envolvidos em trabalho intelectual, mas também se aborrecem mais facilmente.
- Score de O baixo: preferem familiaridade e tipos de trabalho focados na rotina.
Pouca evidencia que liga os scores de O à saude.

  1. (C) Conscienciosidade - indivíduos altamente conscientes são mais organizados, cuidadosos, autodisciplinados, responsáveis e orientados para os seus objetivos. Evidencia sugere que indivíduos com elevado score de C prediz longevidade, devido provavelmente ao facto de adotarem ações protetoras de saude (ex: fazer execicio físico; não fumar)
  2. (E) Extroversão - indivíduos com elevado score E (Extrovertidos) tendem a ser enérgicos, outgoing, socialmente envolventes e assertivos. Procuram sensações e acolhem novos desafios mas aborrecem-se facilmente. Em contraste, os Introvertidos (baixo score em E) apresentam um padrão de comportamentos oposto. A extroversão está associada a melhor bem-estar psicológico e melhor saúde física. Por exemplo, extrovertidos tendem a sofrer menos de doença coronária, úlceras, asma e artrite.
  3. (A) Amabilidade - pessoas com score A alto estão mais preocupadas com a harmonia e valor social e com o darem-se bem com todos. Tendem a ser amigáveis, atenciosos, prestáveis e têm uma perspetiva otimista e de confiança para com os outros. Consequentemente, scorers altos de A tendem a ser mais “gostados” e têm maior suporte social. Tal permite lidarem mais eficazmente com experiências stressantes. Em contraste, aqueles que têm score baixo de A tendem a desconfiar dos outros, a serem menos amigáveis e cooperativos. Assim, A tem sido visto como o oposto de hostilidade, que foi descoberto ter associação com a doença coronária – > Hostilidade (score A baixo) maior probabilidade de desenvolver doença coronária.
  4. (N) Neuroticismo - Pessoas com alto neuroticismo sentem emoções negativas incluindo ansiedade, medo, raiva e culpa mais frequentemente e mais intensamente. Referem preocuparem-se muito e chatearem-se mais vezes e mais intensamente que os outros. Referem que sentem sintomas cada vez mais intensos de doença. Pessoas com alto N podem ser mais afetados por stress e sentirem menor suporte social. São também mais passíveis de consumir mais álcool e fumarem. Todavia, a investigações procurando relacionar N com medidas objetivas de saúde encontrou poucas associações. Assim, N está fortemente associado a reportagem de sintomas mas não a doença em si. Isto enfatiza a importância de atentar aos efeitos de N quando se usa relatos de sintomas como medidas de efeito/desfecho.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é o Locus de controlo?

A

Atribuição da pessoa sobre a capacidade de conduzir o seu comportamento e fazer integração correspondente com as suas consequências:

  1. INTERNO: assumir responsabilidades, comportamentos socialmente aceitáveis, confianças nos seus comportamentos.
  2. EXTERNO: desresponsabilização, falta de empenho e “desligamento”.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é o autoconceito?

A

Crenças em relação aos seus atributos; perceção que o individuo tem sobre si próprio. Inclui:

  1. IDENTIDADES (conteúdo do autoconceito, designadamente os vários papéis desempenhados na vida –> Arquiteto, Pai, Filho, Toca piano, Joga futebol.
  2. AUTOCOMPLEXIDADE pode ser alta (assume vários papéis) ou baixa (pessoa centra-se num dos papéis que desempenha)
  3. AUTOESTIMA (avaliação que o individuo faz acerca do seu valor (relacionadas com crenças em relação ao próprio)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que entendes por resiliência?

A

Capacidade da pessoa retomar o seu nível de funcionamento psicológico habitual depois de suportar situações adversas (aptidão para recuperar tão rapidamente quanto possível da doença ou de outras adversidades). As pessoas mais resilientes tendem a ter mais autoconfiança.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que defende o Modelo psicobiológico (Cloninger e colaboradores)?

A
  1. TEMPERAMENTO - tendências HERDÁVEIS que predispõem para determinados comportamentos e atitudes. Inclui:
    - Procura de novidade
    - Evitamento de punição
    - Dependência da gratificação
    - Persistência
  2. CARÁCTER - processo de desenvolvimento influenciado pelo ambiente:
    - Auto-direção
    - Cooperação
    - Auto-trascendência
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como se procede à avaliação da personalidade?

A
  1. TESTES ETRUTURADOS - perguntas específicas
  2. TESTES PROJETIVOS - sujeito resolve uma tarefa não estruturada e projeta os seus desejos recalcados e conflitos inconscientes.
  3. AVALIAÇÃO INFORMAL NA PRÁTICA CLÍNICA - geralmente usada pelo médico. Os dois testes enumerados acima são realizados por psicólogos. O médico geralmente usa a informação recolhida nas consultas para conhecer progressivamente a personalidade do paciente.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly