Técnicas de construção Flashcards

1
Q

Quais são as modalidades para limpeza de terrenos

A

Carpir - Quando a vegetação é rasteira e com pequenos arbustos, usando para tal, unicamente a enxada. Roçar - Quando além da vegetação rasteira, houver árvores de pequeno porte, que poderão ser cortadas com foice. Destocar - Quando houver árvores de grande porte, necessitando desgalhar, cortar ou serrar o tronco e remover parte da raiz. Este serviço pode ser feito com máquina ou manualmente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

No corte os materiais são classificados em:

A

materiais de 1ª categoria: terra em geral, piçarra ou argila, rochas em decomposição e seixos com diâmetro máximo de 15cm. materiais de 2ª categoria: rocha com resistência à penetração mecânica inferior ao do granito. materiais de 3ª categoria: rochas com resistência à penetração mecânica igual ou superior ao granito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

RIPAS

A

As ripas são as peças que recebem as telhas. Geralmente têm seção de 1,5 cm x 5,0 cm ou de 1,0 cm x 5,0 cm. O espaçamento entre as ripas, normalmente denominado “galga”, depende do tipo e tamanho das telhas usadas, motivo pelo qual se utiliza um gabarito, construído na obra, para fixar as telhas nos caibros. Para o cálculo do madeiramento é usual adotar 35 cm para o espaçamento entre ripas. As ripas, de espessura 1,5 cm ou 1,0 cm, suportam bem as cargas usuais de um telhado, entretanto não suportam o peso de um homem. Alguns profissionais têm dado mais atenção ao lado social, procurando evitar acidentes durante a construção, e têm utilizado ripões (2,5 cm x 5,0 cm) no lugar de ripas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

CAIBROS

A

Os caibros servem de apoio às ripas, geralmente têm seção de 5,0 cm x 6,0 cm ou 6,0 cm x 6,0 cm. O espaçamento dos caibros depende do tipo de telhas usado e da resistência das ripas, varia entre 40 e 60 cm, sendo comum utilizar 50 cm, sem qualquer cálculo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

TERÇAS

A

As terças são vigas que recebem o carregamento dos caibros e o descarrega nas estruturas principais do telhado (tesouras, no caso mais comum). As terças, geralmente, têm a seção de 6,0 cm x 12,0 cm ou 6,0 cm x 16,0 cm. O espaçamento entre terças depende, basicamente do tipo de telha utilizada e da resistência dos caibros, gira em torno de 1,50 m nos tramas dos telhados para telhas cerâmicas e varia com o tamanho da telha, nos tramas dos telhados para telhas de fibrocimento. As terças também funcionam como travamentos, reduzindo o comprimento de flambagem do banzo superior da estrutura principal do telhado (tesoura, no caso mais comum), motivo pelo qual a ligação entre a terça e esta estrutura deve ser bastante resistente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como é feita a sondagem à percussão referente às medidas.

A

Em cada metro faz-se, inicialmente, a abertura do furo com um comprimento de 55cm, e o restante dos 45cm para a realização do ensaio de penetração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como se faz a amostragem no ensaio SPT

A

As fases de ensaio e de amostragem são realizadas simultaneamente, utilizando um tripé, um martelo de 65kg, uma haste e o amostrador.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como se define o índice de resistência à penetração no SPT.

A

O Índice de Resistência à Penetração é determinado através do número de golpes do peso padrão, caindo de uma altura de 75cm, considerando-se o número necessário à penetração dos últimos 30 cm do amostrador. Conhecido como S.P.T.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

No caso de fundações para edifícios, o número mínimo de pontos de sondagens a realizar é função da área a ser construída, quais são os valores de acordo com a NBR8036/1983

A

de 200m2 até 1,200m2 1 sondagem para cada 200m2 de 1,20m2 até 2,400m2 1 sondagem para cada 400m2 que exceder a 1,200m2 acima de 2,400m2 será fixada a critério, dependendo do plano de construção

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Podemos avaliar o mínimo de furos (SPT) para qualquer circunstância em função da área do terreno para lotes urbanos, quais os valores.

A

2 furos para terreno até 200m² 3 furos para terreno entre 200 a 400m², ou No mínimo, três furos para determinação da disposição e espessura das camadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Em relação a profundidade das sondagens, existem alguns métodos para determiná-las:

A

1 - pelo critério dos bulbos de tensão; 2 - pelo critério dos bulbos de tensão;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

E se atingir algo muito duro na sondagem?

A

Poderá ocorrer obstrução nos furos de sondagens do tipo matacões (rochas dispersas no subsolo) confundindo com um embasamento rochoso. Neste caso a verificação é realizada executando-se uma nova sondagem a 3,0m, em planta, da anterior. Se for confirmada a ocorrência de obstrução na mesma profundidade, a sondagem deverá ser novamente deslocada 3,0m numa direção ortogonal ao primeiro deslocamento. Caso necessário, a sondagem na rocha é realizada com equipamento de sondagem rotativo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Como se calcula a área da sapata?

A

Dividindo a carga P pela 𝜎𝑠 do solo, encontramos a área necessária da sapata (𝑆𝑛𝑒𝑐).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é uma sapata flexível?

A

Uma sapata será considerada flexível quando possuir altura relativamente pequena e, sob atuação do carregamento, apresentar deformação de flexão (Caputo, H.P, 1973).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Etapas de execução de uma sapata corrida em alvenaria:

A

a) Abertura de Vala:  Profundidade nunca inferiores a 40cm;  Largura das valas: - parede de 1 tijolo = 45cm - parede de 1/2 tijolo = 40cm;  Em terrenos inclinados, o fundo da vala é formado por degraus (Figura), sempre em nível;  mantendo-se o valor “h” em no mínimo 40 cm e h1, no máximo 50cm. b) Apiloamento Se faz manualmente com soquete (maço) de 10 à 20kg, com o objetivo unicamente de conseguir a uniformização do fundo da vala e não aumentar a resistência do solo. c) Lastro de concreto Sobre o fundo das valas devemos aplicar uma camada de concreto magro de traço 1:3:6 ou 1:4:8 (cimento, areia grossa e pedra 2 e 3) e espessura mínima de 5cm com a finalidade de:  diminuir a pressão de contato, visto ser a sua largura maior do que a do alicerce;  Uniformizar e limpar o piso sobre o qual será levantado o alicerce de alvenaria. d) Alicerce de alvenaria (Assentamento dos tijolos)  Ficam semi-embutidos no terreno;  Tem espessuras maiores do que a das paredes sendo: paredes de 1 tijolo - feitos com tijolo e meio. paredes de 1/2 tijolo - feitos com um tijolo.  Seu respaldo deve estar acima do nível do terreno, a fim de evitar o contato das paredes com o solo;  O tijolo utilizado é o maciço queimado ou requeimado;  Assentamento dos tijolos é feito em nível;  Argamassa de assentamento é de cimento e areia traço 1:4. e) Cinta de amarração É sempre aconselhável a colocação de uma cinta de amarração no respaldo dos alicerces. Normalmente a sua ferragem consiste de barras “corridas”, no caso de pretender a sua atuação como viga deverá ser calculada a ferragem e os estribos. Sobre a cinta será efetuada a impermeabilização. Para economizar formas, utiliza-se tijolos em espelho, assentados com argamassa de cimento e areia traço 1:3. A função das cintas de amarração é “amarrar” todo o alicerce e distribuir melhor as cargas, não podendo, contudo, serem utilizadas como vigas. f) Reaterro das valas Após a execução da impermeabilização das fundações, podemos reaterrar as valas. O reaterro deve ser feito em camadas de no máximo 20cm bem compactadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais são os limites dimensionais de uma broca de fundação?

A

 Limite de diâmetro: 15 (6”) a 25cm (10”)  Limite de comprimento: é da ordem de 6,0m, no mínimo de 3,0 m a 4,0m  Os Æ mais usados são 20cm e 25cm.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

A execução das brocas é extremamente simples e compreende apenas três fases:

A

 abertura da vala dos alicerces  perfuração de um furo no terreno  compactação do fundo do furo  lançamento do concreto Ao contrário de outros tipos de estacas, que veremos adiante, as brocas só serão iniciadas depois de todas as valas abertas, pois o trabalho é exclusivamente manual, não utilizando nenhum equipamento mecânico. Inicia-se a abertura dos furos com uma cavadeira americana e o restante é executado com trado, que tem o seu comprimento acrescido através de barras de cano galvanizado, (geralmente com 1,5m cada peça) até atingir a profundidade desejada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Como é o concreto a ser utilizado em brocas?

A

Ao atingir a profundidade das brocas, as mesmas são preenchidas com concreto fck 13,5 MPa utilizando pedra nº 2, sempre verificando se não houve fechamento do furo, bem como falhas na concretagem. Fazemos isso através da cubicagem (volume) de concreto que será necessária para cada broca.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Como armar a broca?

A

Geralmente as brocas não são armadas, apenas levam pontas de ferro destinadas a amarrá-las à viga baldrame ou blocos. No entanto, certas ocasiões nos obrigam a armá-las e nesses casos, isto é feito com 4 (quatro) ferros e estribos em espiral ou de acordo com o projeto estrutural.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

Quando devemos armar as brocas?

A

Devemos armar as brocas quando:  Verificarmos que as mesmas, além de trabalharem a compressão, também sofrem empuxos laterais;  Forem tracionadas;  Quando em algumas brocas, encontrarmos solo resistente a uma profundidade inferior a 3,0m.  Resistência Estrutural da Broca quando bem executadas:  broca de 20cm: - não armada  4 a 5t - armada  6 a 7t  broca de 25cm: - não armada  7 a 8t - armada  10t

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

E se o furo da broca estiver om água?

A

A execução de brocas na presença de água deve ser evitada e somente é admitida quando se tratar de solos de baixa permeabilidade, que possibilitem a concretagem antes do acúmulo de água.

22
Q

Existem basicamente três sistemas principais de impermeabilização:

A

O rígido: - 1º Constituídos pelos concretos e argamassas impermeáveis, pela inclusão de um aditivo. - 2º Constituídos por cimentos especiais de cura rápida que são utilizados no tamponamento. O semiflexível: - Semelhante à impermeabilização rígida somente que os aditivos favorecem pequenas movimentações. O flexível: Constituído por lençóis de borracha butílica, membrana de asfalto com elastômetros, lençóis termoplásticos, etc…

23
Q

Tijolo furado (baiano), dimensões, quantidade por m², resistência do tijolo e resistência da parede.

A

dimensões: 9x19x19cm parede de 1/2 tijolo: 22un parede de 1 tijolo: 42un * resistência do tijolo espelho: 30kgf/cm² e um tijolo: 10kgf/cm² * resistência da parede  45kgf/cm²

24
Q

Como é a argamassa de assentamento para blocos de concreto.

A

A argamassa de assentamento dos blocos de concreto é mista composta por cimento cal e areia no traço 1:1/2:6.

25
Q

Qual deve ser o tamanho da verga?

A

As vergas podem ser pré-moldadas ou moldadas no local, e devem exceder ao vão no mínimo 30cm ou 1/5 do vão.

26
Q

Quala medida padrão dos tijolos de blocos de concreto?

A

(14 x 19 x 39),

27
Q

Como dispor os pilaretes em muros em alvenaria cerâmica?

A

A cada 2,5 a 3,0m executa-se um pilarete de 10x25, com o auxílio de formas de madeira.

28
Q

Junta de dilatação em muro?

A

Qualquer que seja o elemento escolhido para a execução do muro a cada, no máximo, de 10,00 a 15,00m, devemos deixar uma junta de dilatação de 1,0cm.

29
Q

Quais são os tipos de fundação para muros?

A

Podemos efetuar, dependendo do terreno, um alicerce em sapata corrida de concreto ou com brocas.

30
Q

Tem que colocar cinta de amarração em muro?

A

Deverá ser executado uma cinta de amarração no mínimo no meio e no respaldo da alvenaria, que tem a função de interligar os pilaretes com a alvenaria. (Cara, isso é só um vergalhão de 1/4 junto com a argamassa de assentamento, nem aparece.

31
Q

Qual concreto se utiliza para capeamento de lajes pré-fabricadas?

A

 Geralmente o concreto utilizado para realizar o capeamento das lajes pré-fabricadas é o de 18Mpa, 20 Mpa, ou segundo a orientação do calculista.

32
Q

Como se faz o escoramento em lajes pré-fabricadas?

A

Todos os vãos superiores a 1,50m para as lajes pré-fabricadas “comuns” e 1,20 a 1,40m para as lajes treliças (piso e forro respectivamente), deverão ser escorados por meio de tábuas colocadas em espelho, sobre chapuz, e pontaletadas (Figura 132). Os pontaletes deverão ser em nº de 1 (um) para cada metro, e são contraventadostransversal e longitudinalmente, assentados sobre calços e cunhas, em base firme, que possibilitem a regulagem da contra-flecha fornecida pelo fabricante, geralmente de aproximadamente 0,4¨% do vão livre.

33
Q

Como escolher madeira para o telhado?

A

Podemos utilizar todas as madeiras de lei para a estrutura de telhado, no entanto a peroba tem sido a madeira mais utilizada. A: Amendoim, Canafístula, Guarucaia, Jequitibá branco, Laranjeira, Peroba rosa. B: Angelim, Cabriúva parda, Cabriúva vermelha, Caovi, Coração de negro, Cupiuba, Faveiro, Garapa, Guapeva, Louro pardo, Mandigau, Pau cepilho, Pau marfim, Sucupira amarela. C: Anjico preto, Guaratã taiuva.

34
Q

Quais os critérios físicas e mecânicas para madeira de estrutura para telhado?

A

 Resistência à compressão (fc), a 15% de umidade, igual ou superior a 55,5 MPa.  Módulo de ruptura à tração igual ou superior a 13,5 MPa.

35
Q

Algumas madeiras apresentam alta dureza, porém temos que tomar cuidados ao manuseá-las, quais são?

A

A cabreúva vermelha, coração de negro, faveiro, angelim amargoso, guaratã e taiuva têm alta dureza, portanto devemos ter cuidado ao manuseá-las.

36
Q

Quais são as bitolas comerciais para Vigas, Caibros e Ribas?

A

 Vigas: 6 x 12cm ou 6x16cm, comprimento 2,5; 3,0; 3,5; 4,0; 4,5; 5,0m  Caibros: 5 x 6cm ou 5x7 (6x8) cm, comprimento 2,5; 3,0; 3,5; 4,0; 4,5; 5,0m  Ripas: 1,0x5,0cm; geralmente com 4,50m de comprimento e são vendidas por dúzia.

37
Q

Como é feito o dimensionamento dos pregos para os telhados em madeira?

A

22 x 42 ou 22 x 48 - para pregar as vigas 22 x 42 ou 19 x 39 - para pregar os caibros 15 x 15 - para pregar as ripas. Os pregos obedecem às normas EB-73 e PB-58/ ABNT. A designação dos pregos com cabeça será por dois nºs. a x b .  a = refere ao diâmetro, é o nº do prego na Fiera Paris ex: 15 = 2,4 mm 18 = 3,4 mm  b = representa o comprimento medido em “linhas” - 2,3 mm, unidade correspondente a 1/12 da polegada antiga.

38
Q

Itens básicos para dimensionamento de tesouras:

A

Em tesouras simples no mínimo devemos saber:  Vãos até 3,00m não precisam de escoras.  Vãos acima de 8,00m deve-se colocar tirantes.  O espaçamento ideal para as tesouras deve ficar na ordem de 3,0m.  O ângulo entre a perna e a linha é chamado de inclinação;  O ponto é a relação entre a altura da cumeeira e o vão da tesoura.  A distância máxima entre o local de intersecção dos eixos da perna e da linha é a face de apoio da tesoura deverá ser ≤ 5,0cm.  As tesouras devem ser contraventadas, com mãos francesas e diagonais na linha da cumeeira.

39
Q

Quais as dimensões usuais das terças de um madeiramento para telhado?

A

 bitolas de 6x12 se o vão entre tesouras não exceder a 2,50m.  bitolas de 6x16 para vãos entre 2,50 a 3,50m.

40
Q

Quais as dimensões usuais dos caibros de um madeiramento para telhado?

A

 terças espaçadas até 2,00m usamos caibros de 5x6.  quando as terças excederem a 2,00m e não ultrapassarem a 2,50m, usamos caibros de 5x7 (6x8). Os caibros são colocados com uma distância máxima de 0,50m (eixo a eixo) para que se possa usar ripas comuns de peroba 1x5.

41
Q

Quais as dimensões usuais das ripas de um madeiramento para telhado?

A

As ripas suportam o peso das telhas, devemos, portanto, verificar o espaçamento entre os caibros. Se este espaçamento for de 0,50 em 0,50m, podemos utilizar as ripas 1,0x5,0m. Se for maior, utilizamos sarrafos de 2,5x5,0m (peroba).

42
Q

O que deve ser levado em consideração na ocasião de emenda de terças?

A

As emendas das terças devem estar sobre os apoios, ou aproximadamente 1/4 do vão, no sentido do diagrama dos momentos fletores, com chanfros à 45° para o uso de pregos ou parafusos (Figuras).

43
Q

Quais os critérios dimensionais que devo levar em consideração para a exeção de ligações e emendas?

A

Na construção das estruturas de telhado faz-se necessário executar ligações e emendas, com encaixes precisos para isso devemos saber: recorte: - h = altura da peça - r = recorte, r ≥ 2cm - 1/8 h ≤ r ≤ 1/4 h

44
Q

Como é realizado o dimensionamento de calhas?

A

Para o dimensionamento das calhas devemos ter dados dos índices pluviométricos de região etc., o que dificulta, em certas cidades, devido ao difícil acesso a esses dados. Entretanto podemos utilizar na prática, uma fórmula empírica que nos fornece a área da calha “A” (área molhada), a qual tem dado bons resultados. A = [n.a (m²)] = cm² sendo: A = área útil da calha a = área da cobertura que contribui para o condutor n = significa o número de áreas “a” que contribui para o condutor mais desfavorável.

45
Q

Como dimensionar os coletores das calhas?

A

Para o caso de condutores podemos considerar a regra prática: Um cm² de área do condutor para cada m² de área de telhado a ser esgotado. Ex. Φ 3” = 42cm² e Φ 4” = 80cm²

46
Q

Cumeeiras, espigões e águas-furtadas:

A
  • A cumeeira é um divisor de águas horizontal e está representada na figura pela letra (A) - Os espigões são, também, um divisor de águas, porém inclinados, letra (B) - As águas-furtadas ou rincões são receptoras de água inclinados, letra (C)
47
Q

ESTUDOS PRELIMINARES

A

Estudo com o cliente, Exame local do terrenoLimpeza do Terreno, Levantamento Topográfico de Lotes Urbanos, Nivelamento (Levantamento Altimétrico)

48
Q

TRABALHOS PRELIMINARES

A

Terraplenagem, Instalação do canteiro de obras, Locação da Obra, Traçado,

49
Q
A
50
Q
A
51
Q
A