Instalações prediais Flashcards
Qual a NBR que trata de Instalações de água fria?
NBR 5626
Qual a NBR que trata de Instalações de água quente?
NBR 7198
Qual a NBR que trata de esgoto sanitário?
NBR 8160
Qual a NBR que trata de Instalações de águas pluviais?
NBR 10844
Qual a velocidade máxima da água em trechos de tubulação conforme NBR-5626
3m/s
Formulações de Fair-Whipple-Hsiao. É pra quê?
Existem algumas formulações para a determinação da perda de carga e que relacionam seu valor com outras propriedades, que já estudamos, como diâmetro, vazão e velocidade, variando em função do material empregado (lembre-se do atrito). Assim a Figura 2.4 demostra as formulações de Fair-Whipple-Hsiao. Além das equações propostas acima, existe um ábaco que correlaciona estas mesmas propriedades, sendo um método visual e de maior facilidade, para o uso do mesmo você precisa de no mínimo duas propriedades (vazão, diâmetro, velocidade oi perda de carga unitária) possibilitando o encontro da outra através de uma reta, que unirá os pontos que você encontrou, conforme pode ser visto na Figura 2.5.
Como se determina as perdas de carga localizadas
Cada conexão utilizada tem uma perda de carga localizada associada a ela, que é retirada através do método dos comprimentos equivalentes proposto pela NBR 5626 (1998), onde culmina-se em tabelas apropriadas para cada tipo de material e seu respectivo diâmetro, conforme exemplo da Tabela 2.2.
Qual a diferença entre ramal predial e alimentador predial?
Ramal predial: tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento de água e a extremidade a montante do alimentador predial ou de rede predial de distribuição. O ponto onde termina o ramal predial deve ser definido pela concessionária;
Ramal: tubulação derivada da coluna de distribuição e destinada a alimentar os sub-ramais;
Alimentador predial: tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico;