Surfactante Pulmonar Flashcards
O que é o surfactante pulmonar?
Mistura de fosfolipídeos (~90%), proteínas e íons produzida pelos pneumócitos do tipo II do epitélio alveolar, com propriedades tensoativas que resultam na redução da tensão superficial na interface entre o líquido presente na cavidade alveolar e o ar, evitando o colapso das zonas terminais respiratórias.
Constitui ~10% área estrutural dos alvéolos.
Porque é que o surfactante reduz significativamente a tendência de os pulmões sofrerem um colapso?
As moléculas de surfactante formam uma camada monomolecular sobre a superfície
do fluido dentro dos alvéolos, reduzindo a tensão superficial.
Com o surfactante, a força produzida pela tensão superficial é de cerca de 3 mmHg; sem o surfactante, a força pode ser até 30 mmHg maior.
Quais os componentes mais importantes do surfactante?
Fosfolípido dipalmitoil fosfatidilcolina (DPPC)
Apoproteínas
Iões cálcio.
O que são apoproteinas?
- As lipoproteínas são estruturas esféricas hidrofílicas contendo proteínas de superfície, as apoproteínas ou apolipoproteínas. Estas são cofatores e ligantes das enzimas que processam os lipídios;
- São as proteínas constituintes das partículas lipoprotéicas responsáveis pela estabilização da sua estrutura e que têm diferentes funções no metabolismo lipídico.
No surfactante pulmonar, qual a principal substância redutora da tensão de
superfície?
Fosfolípido dipalmitoil fosfatidilcolina (DPPC)
Qual a função das proteínas do surfactante?
Promovem a proteção contra bactérias e vírus e exercem mecanismos de controlo da secreção de surfactante.
Quais os componentes, essenciais à ação fosfolipídica, que parecem facilitar e acelerar a dispersão dos fosfolípidos por toda a superfície de trocas, criando uma camada monomolecular?
Iões Ca2+
Apoproteínas
Completar:
Os surfactante têm uma região ____________(1) (com forte atração por água) e uma região ______________(2) (fortemente repelida por água), motivo pelo qual estas substâncias se instalam na superfície de interfaces _________(3).
1 - hidrofílica
2 - hidrofóbica
3 - ar-água
Completar:
- Os componentes lipídicos do surfactante pulmonar entram nos pneumócitos tipo II vindos da ____________________________(1).
- Os fosfolípidos são sintetizados no ________________(2) e sofrem alterações no aparelho de Golgi, que está armazenado nos ______________________(3) das células alveolares tipo II.
- Nos corpos lamelares, as proteínas fosfolipídicas e proteínas do surfactante formam complexos de _______________(4) surfactantes. Estes complexos são secretados nos ________________(5).
- O surfactante move-se dentro dos alvéolos, levando á diminuição da ____________(6) superficial e regressa às células alveolares do tipo II por ______________(7).
- Parte do material nos corpos lamelares
representa componentes recém-sintetizados, e parte representa componentes de surfactante _______________(8) da superfície __________(9).
1 - corrente sanguínea
2 - retículo endoplasmático
3 - corpos lamelares
4 - lipoproteínas
5 - alvéolos
6 - tensão
7 - endocitose
8 - reciclados
9 - alveolar
Dois mecanismos removem componentes de surfactante pulmonar da superfície dos alvéolos. Quais são?
Macrófagos alveolares degradam parte do surfactante.
Pneumócitos tipo II retiram o restante do surfactante, reciclando-o ou destruindo-o.
Quando é que se inicia a diferenciação entre as células pulmonares (pneumócitos) do tipo I e II?
Durante o desenvolvimento fetal, por volta da 20ª-22ª semana de idade gestacional (IG)
Em que altura se inicia a produção do surfactante?
20ª semana de Idade gestacional, porém esse surfactante é produzido em pequeno volume e em baixa qualidade para garantir uma menor resistência pulmonar em caso de um nascimento prematuro extremo
Em que altura ocorre o pico da produção e qualidade do surfactante pulmonar, resultando num melhor prognóstico quanto à efetividade respiratória para a vida extra
uterina?
Por volta da 35ª semana de Idade Gestacional
Completar:
Surfactante
A produção do surfactante depende tanto da _____________(1) relativa dos pulmões quanto da adequada __________(2) fetal, por isso fatores maternos que comprometem o fluxo ______________(3) podem levar a produção inadequada de surfactante.
1 - maturidade
2 - perfusão
3 - sanguíneo
Completar:
Surfactante
A diminuição do surfactante pulmonar ___________(1) a força da tensão superficial alveolar. Isto faz com que os alvéolos se tornem instáveis e ___________(2), acarretando atelectasias e aumento do trabalho respiratório.
Ao mesmo tempo, o aumento da tensão superficial atrai líquido dos capilares pulmonares para o interior dos alvéolos. Esses fatores comprometem o intercâmbio alvéolo-capilar resultando em ___________(3) e acidose.
1 - aumenta
2 - colapsem
3 - hipoxemia