HbF e Trocas gasosas na Placenta Flashcards
Quando é que a Hemoglobina Fetal começa a ser produzida na gravidez e os seus valores permanecem altos até que altura?
É produzida por volta das 6 semanas
Permanecem altos até que o bebé tenha cerca de 2-4 meses
No recém-nascido, os níveis de HbF diminuem gradualmente e atingem os níveis de adulto (menos de 1 % da hemoglobina total) conforme as formas adultas de hemoglobina começam a ser produzidas. Quando é que atingem os niveis de adulto?
Geralmente no primeiro ano
Como é composta a HbF?
HbF é composta por quatro unidades, duas alfa e duas gama.
Porque é que a HbF se liga ao oxigénio com mais afinidade?
Como a adulta, a HbF é composta por quatro unidades, duas alfa e duas gama, sendo que as últimas substituem as unidades beta de hemoglobina adulta.
Liga-se ao oxigénio com mais afinidade pelo facto de as cadeias γ se ligarem ao 2,3-DPG menos avidamente, comparativamente com as cadeias beta. Com menos 2,3 DPG ligado,
a curva de dissociação da Hb desvia-se para a esquerda. Isto permite que o feto remova mais oxigénio a partir do sangue materno da placenta.
Completar:
Existem 3 aspetos importantes que permitem que o O2 passe da circulação materna para a circulação fetal:
- A presença de HbF no feto permite uma _________(1) afinidade ao oxigénio do que a
hemoglobina materna. - A corrente sanguínea _________(2) é mais rica em oxigénio do que a __________(3), de modo que o oxigénio flui naturalmente para a circulação _________(4) por difusão.
- À medida que o sangue materno adquire mais __________(5), torna-se mais ácido e isso favorece a libertação de _________(6) pela hemoglobina materna. Ao mesmo tempo, a diminuição do dióxido de carbono no sangue fetal torna-o mais __________(7) e favorece a ___________(8) de oxigénio.
1 - maior
2 - materna
3 - fetal
4 - fetal
5 - CO2
6 - O2
7 - alcalino
8 - absorção
Como é que o oxigénio dissolvido no sangue dos grandes sinusoides maternos
passa para o sangue fetal?
Difusão simples
Gradiente de pressão do oxigénio do sangue materno(+) para o sangue fetal (-)
Perto do final da gravidez, a PO2 média no sangue materno dos sinusoides placentários maternos é de quanto?
Cerca de 50 mmHg
Perto do final da gravidez, a PO2 média do sangue fetal, após oxigenação na placenta, é de quanto?
Cerca de 30 mmHg
Perto do final da gravidez, a PO2 média no sangue materno dos sinusoides placentários maternos é de cerca de 50 mmHg, enquanto a PO2 média do sangue fetal, após oxigenação na placenta, é de cerca de
30 mmHg. Por conseguinte, o gradiente médio de pressão para a difusão
do oxigénio através da membrana placentária é de quanto?
Cerca de 20 mmHg
Perto do final da gravidez, a PO2 média no sangue materno dos sinusoides placentários maternos é de cerca de 50 mmHg, enquanto a PO2 média do sangue fetal, após oxigenação na placenta, é de cerca de
30 mmHg. Por conseguinte, o gradiente médio de pressão para a difusão do oxigénio através da membrana placentária é de cerca de 20 mmHg.
Como é que o feto obtém oxigénio suficiente com uma PO2 tão baixa?
- A Hb do feto é maioritariamente fetal, com capacidade de transportar 20 a 50% mais oxigénio que a hb materna.
- A concentração de Hb no sangue fetal é muito superior (cerca de 50%) à concentração da mesma no sangue materno.
- Duplo efeito de Bohr: a Hb pode transportar mais oxigénio numa PCO2 baixa. O sangue fetal que penetra na placenta transporta grandes quantidades de CO2; entretanto grande parte difunde-se para o sangue materno. Essa perda torna o sangue fetal mais alcalino, enquanto torna o materno mais ácido:
- Aumento da capacidade de combinação do sangue fetal com o O2, enquanto a capacidade de combinação do sangue materno diminui, isto, força uma quantidade ainda maior de O2 a sair do sangue materno, enquanto acentua a captação de O2 pelo sangue fetal.
Porque é que na difusão de O2 do sangue fetal para o sangue materno temos um duplo efeito de Bohr?
A Hb pode transportar mais oxigénio numa PCO2 baixa.
O sangue fetal que penetra na placenta transporta grandes quantidades de CO2; entretanto grande parte difunde-se para o sangue materno. Essa perda torna o sangue fetal mais alcalino, enquanto torna o materno mais ácido:
- Aumento da capacidade de combinação do sangue fetal com o O2, enquanto a capacidade de combinação do sangue materno diminui, isto, força uma quantidade ainda maior de O2 a sair do sangue materno, enquanto acentua a captação de O2 pelo sangue fetal.
O CO2 é continuamente formado nos tecidos fetais, do mesmo modo como é formado nos tecidos maternos. Qual a única maneira de excretar o CO2 do feto?
Através da placenta pelo sangue materno
A PCO2 do sangue fetal é 2 a 3 mmHg mais alta que a do sangue materno. Esse pequeno gradiente de pressão de CO2 através da
membrana é mais do que suficiente para permitir a sua difusão adequada. Porque?
Devido à extrema solubilidade do CO2 na membrana placentária, permitindo a sua difusão cerca de 20 vezes mais rápida que a do O2.
Como é que os produtos de excreção, como ureia, ácido úrico e creatinina, são eliminados do feto?
Difundem-se à semelhança do CO2 para o sangue materno.