SURCE 2023 Flashcards
Sobre a adenomiose, marque V ou F:
I. É a infiltração do tecido endometrial no miométrio.
II. Como é uma doença estrógeno dependente, seu tratamento pode ser feito com progestágenos, sendo a 1ª escolha o SIU de levonorgestrel.
III. A opção de tratamento cirúrgico pode ser de forma conservadora com a ressecção de lesões localizadas, mas o tratamento definitivo, para as mulheres com prole definida, é a histerectomia.
Todas estão corretas
Sobre a doença inflamatória pélvica(DIP), marque V ou F:
I. Para o diagnóstico são necessários 3 critérios maiores e 1 menor ou 1 critério elaborado isoladamente.
II. Os critérios maiores são:
dor abdominal ou infraumbilical dor à palpação anexial dor à mobilização do colo uterino
III. Os critérios menores são:
T > 38,3º C leucocitose em sangue periférico PCR ou VHS aumentadas > 5 leucócitos por campo em secreção conteúdo cervical ou vaginal anormal massa pélvica comprovação laboratorial de infecção por Clamídia, Gonococo ou Micoplasma
IV. Os critérios elaborados são:
evidência histopatológica de endometrite presença de abscesso tubo-ovariano ou em fundo de saco de Douglas em USG pélvica ou RNM.
V. O tratamento para DIP ambulatorial é ceftriaxona 500 mg IM dose única + doxiciclina 100 mg 12/12 h por 14 dias + metronidazol 500 mg 12/12 h por 14 dias. Como 2ª opção a cefotaxima ao invés da ceftriaxona na mesma posologia.
VI. O esquema de tratamento para DIP hospitalar é ceftriaxona 1 g IV 1 x ao dia + doxiciclina 100 mg VO 12/12 h + metronidazol 400 mg IV 12/12 h por 14 dias. Como 2ª opção está clindamicina 900 mg IV 8/8 h por 14 dias + gentamicina IM ou IV por 14 dias.
VII. Na usuária de DIU com DIP, não está indicada a retirada do DIU segundo Ministério da Saúde e o CDC, pois não há alteração do desfecho.
Todas estão corretas
Sobre os benefícios dos ACOs às mulheres com SOP, marque V ou F:
I. O estrógeno tem um efeito de supressão dos andrógenos ovarianos.
II. O estrógeno estimula a produção de SHBG pelo fígado, diminuindo a testosterona livre.
III. O estrógeno inibe a ação da 5-alfa redutase, diminuindo a conversão de testoterona em di-hidrotestoterona na pele e tratando o hirsutismo.
IV. O progestágeno inibe a secreção de LH, diminuindo a produção de andrógenos pelas células da teca.
V. O progestágeno faz oposição ao efeito proliferativo do estrogênio no endométrio, prevenindo a hiperplasia e o câncer de endométrio.
Todas estão corretas
Os itens abaixo correspondem a que categoria dos ACOs?
< 6 semanas pós-parto em lactantes. < 21 dias pós-parto em não lactantes mas com fatores de risco para TVP. TVP/TEP atual ou pregressa, independentemente do uso de anticoagulante. Trombofilia conhecida. Cirurgia maior com imobilização prolongada. LES ou anticorpos antifosfolipídeos ou desconhecidos. Doença valvular complicada com hipertensão pulmonar, FA ou endocardite. > ou = 15 cigarros por dia em > ou = 35 anos. Enxaqueca com aura Doença cardíaca isquêmica atual ou pregressa. Hipertensão arterial sistêmica descompensada(PAS > 160 ou PAD > 100). HAS associada à doença vascular Múltiplos fatores de risco para DCV: idade avançada, tabagismo, DM, HAS Adenoma hepatocelular e tumores hepáticos malignos. Cirrose descompensada.
Categoria 4
(contraindicações absolutas)
Os itens abaixo correspondem a que categoria dos ACOs?
> ou = 6 semanas e < 6 meses pós-parto em lactantes. < 21 dias pós-parto em não lactantes, mas sem fatores de risco para TVP. 21 a 42 dias pós-parto em não lactantes, mas com fatores de risco para TVP. < 15 cigarros por dia em > 35 anos. HAS descompensada PAS entre 140-159 ou PAD entre 90-99. Enxaqueca sem aura > 35 anos. Câncer de mama prévio sem evidência da doença nos últimos 5 anos. Passado de colestase. Alguns anticonvulsivantes, rifampicina e rifabutina.
Categoria 3
(contraindicações relativas)
Qual é a conduta para paciente < 25 anos e citologia evidenciando células escamosas atípicas de significado indeterminado possivelmente não neoplásicas(ASC-US)?
Repetir em 3 anos
Qual é a conduta para paciente entre 25 e 29 anos com citologia evidenciando células escamosas atípicas de significado indeterminado possivelmente não neoplásicas(ASC-US)?
Repetir em 12 meses
Qual é a conduta para paciente > ou = 30 anos e citologia evidenciando células escamosas atípicas de significado indeterminado possivelmente não neoplásicas(ASC-US)?
Repetir em 6 meses
Qual é a conduta para paciente com citologia evidenciando células escamosas atípicas de significado indeterminado não se podendo afastar lesão de alto grau(ASC-H) ou células glandulares atípicas de significado indeterminado ou células atípicas de origem indefinida AOI?
Colposcopia
Qual é a conduta para paciente < 25 anos e citologia evidenciando lesão de baixo grau(LISIL/LIENG)?
Repetir em 3 anos
Qual é a conduta para paciente > ou = 25 anos e citologia evidenciando lesão de baixo grau(LISIL/LIENG)?
Repetir citologia em 6 meses
Para pessoas trans que fazem uso de hormonização e desejam contracepção, assinale os itens que podem ser indicados:
Camisinha vaginal Camisinha peniana DIU de cobre ou hormonal Diafragma ACOs a depender do uso de hormônios e seus efeitos colaterais Vasectomia e laqueadura tubária
Todos estão corretos
Sobre vítima de violência sexual e a conduta adequada, marque V ou F:
I. A primeira opção para anticoncepção de emergência nos casos de violência sexual é o levonorgestrel.
II. Histórico de TVP e antecedente de enxaqueca não é contraindicação para uso de medicação do item anterior.
III. A profilaxia para hepatite B está indicada se houver exposição ao sêmen, ao sangue ou a fluidos corporais do agressor e se a paciente não for vacinada, estiver com a vacinação incompleta ou o status vacinal for desconhecido.
IV. Quando indicada, a imunoglobulina anti-hepatite B deve ser feita até, no máximo, 14 dias após a exposição.
Todas estão corretas
Sobre RCIU, marque V ou F:
I. Caso o peso fetal estimado esteja entre o percentil 3 e 10 a e dopplerfluxometria esteja normal(PIG constitucional), o feto pode ser acompanhado a cada 1-2 semanas e o parto pode ser adiado até 37-39 semanas. O Ministério da Saúde permite aguardar até 40 semanas com acompanhamento da vitalidade fetal.
II. Fetos com RCIU no estágio 1 apresentam peso fetal < percentil 3 ou dopplervelocitometria alterada. Deve-se realizar a monitorização semanal e o parto deve ser > ou = 37 semanas com indução do parto.
III. Fetos com RCIU no estágio 2 apresentam artéria umbilical com diástole ausente. Deve-se realizar a monitorização 2 x por semana e o parto está indicado > ou = 34 semanas por via cesariana.
IV. Fetos com RCIU estágio 3 apresentam artéria umbilical com diástole reversa ou ducto venoso alterado. A monitorização está indicada a cada 24-48 h e o parto > ou = 30 semanas por cesárea.
Todas estão corretas
Sobre o tratamento da eclâmpsia, marque V ou F:
I. A conduta inicial deve ser a internação e estabilização hemodinâmica. Para isso, deve-se chamar ajuda, conter a paciente para evitar trauma, colocar em decúbito lateral para evitar aspiração, proteção de língua, fornecer oxigenioterapia e realizar monitorização dos sinais vitais.
II. Geralmente, a convulsão na eclâmpsia é autolimitada, na maioria das vezes cessa mesmo antes da administração do sulfato de magnésio. Contudo, ele é usado não só para controlar a convulsão mas também para prevenção de novos episódios convulsivos.
III. No caso de eclâmpsia refratária ao tratamento com sulfato de magnésio, as medicações alternativas para controle das convulsões são: diazepam, lorazepam ou midazolam.
IV. Deve-se administrar nifedipina(VO) ou hidralazina(IV) se PA > ou = 160/110 mmHg.
V. A resolução da gestação deve ocorrer somente após estabilização hemodinâmica.
Todas estão corretas
Sobre sepse, marque V ou F:
I. Na 1ª hora do quadro de sepse deve-se medir lactato; coletar culturas antes da administração de antibióticos; antibióticos de amplo espectro; administrar cristaloide rapidamente se hipotensão ou lactato > ou = 2 mmol/L(18 mg/dL) e iniciar vasopressina se hipotensão durante ou após a ressuscitação volêmica para manter PAM < ou = 65 mmHg.
II. Choque séptico é definido como um paciente que após ressuscitação volêmica adequada, requer vasopressina para manter a PAM > ou = 65 mmHg e tenha um lactato > 2 mmol/L(> 18 mg/dL).
Todas estão corretas
Sobre depressão e ansiedade no ciclo gravídico puerperal, marque V ou F:
Pacientes que apresentaram depressão puerperal em gestação prévia e encontram-se com “blues puerperal” nessa gravidez, apresentam risco aumentado de evoluir para depressão grave, podendo, inclusive, incorrerem na prática de suicídio e infanticídio.
Verdadeiro
No que tange à prevenção de prematuridade, marque V ou F:
I. A progesterona micronizada por via vaginal reduz o risco de parto prematuro em aproximadamente 30% das mulheres com gestação única e história prévia de parto prematuro espontâneo.
II. A progesterona também diminui o risco de PMT em mulheres sem fator de risco que apresentem colo curto à avaliação USG transvaginal de rotina.
III. A progesterona vaginal deve ser oferecida em doses de 100 a 400 mg/dia para todas as gestantes entre 16 e 36 6/7 semanas com um dos seguintes fatores:
história pregressa de parto prematuro < 34 semanas ou perda gestacional > 16 semanas ou medida do colo uterino entre 16-24 semanas com < ou = 25 mm.
Todas estão corretas
No que tange à assistência ao trabalho de parto, marque V ou F:
I. Considera-se fase ativa do trabalho de parto quando houver pelo menos 3 contrações em 10 minutos e dilatação cervical a partir de 5 cm.
II. A duração da fase ativa é variável, sendo em torno de 12 horas para as primíparas.
III. O toque vaginal deve ser feito o mínimo de vezes possível, de preferência a cada 4 horas se parturiente e concepto estiverem bem.
IV. Não se preconiza a amniotomia de rotina, sendo reservada para casos em que o trabalho de parto não esteja evoluindo de maneira fisiológica e na suspeita de distócia, pois ela aumenta o risco de prolapso de cordão e corioamnionite.
V. Quando a amniotomia se faz necessária, ela deve ser realizada ao final da contração e o esvaziamento da cavidade uterina deve ser gradual, com controle dos batimentos cardíacos fetais.
Todas estão corretas
No que tange à cardiotocografia(CTG), marque V ou F:
I. Pode ser realizada a partir de 28 semanas em fetos com risco de hipóxia.
II. O exame pode ser feito em repouso, estimulado ou com sobrecarga(sob estresse).
III. A CTG em repouso é o método anteparto mais utilizado e se classifica o feto em reativo e não reativo, a depender da linha de base, variabilidade, aceleração e desaceleração dos bcf e movimentação fetal.
IV. Feto reativo é aquele com todos os parâmetros cardiotocográficos normais e que teve pelo menos duas acelerações transitórias.
V. Considera-se feto não reativo quando esse critério não é atingido após a avaliação máxima de 40 minutos.
VI. A frequência cardíaca fetal normal deve ser de 110 a 160 bpm.
Todas estão corretas
Sobre a cesariana, marque V ou F:
I. A profilaxia de infecções deve ser feita com cefazolina 1 a 2 g IV 30 a 60 minutos antes do início da cesárea.
II. A antibioticoprofilaxia do paciente alérgico a penicilina deve ser feita com clindamicina 600 mg IV.
III. A cesariana a pedido deve ser realizada apenas após 39 semanas.
Todas estão corretas
_____________ teve por objetivo normatizar a ESF e consolidar essa estratégia como forma de expansão da Atenção Primária à Saúde no país.
Política Nacional de Atenção Básica
“_______________é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão(União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do SUS. Ao mesmo tempo, redefine as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social.”
Pacto pela Saúde que foi um plano estratégico para a consolidação do SUS, composto por 3 vertentes: Pacto de Gestão, Pacto em Defesa do SUS e o Pacto pela Vida.
_______________teve como prioridade as seguintes metas, que teriam impacto positivo na saúde brasileira:
- Implantação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.
- Redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.
- Redução das mortalidade maternas e infantil.
- Fortalecimento da capacidade de resposta do sistema de saúde em relação às doenças emergentes e endemias.
- Implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde, com incentivo à adoção de hábitos saudáveis pela população brasileira.
- Consolidação da ESF como modelo de atenção e centro ordenador do SUS.
Pacto pela Vida
Sobre a abordagem da Violência Doméstica Contra a Mulher no contexto da Atenção Primária, marque V ou F:
I. A violência contra a mulher deve ser compulsoriamente notificada para as autoridades policiais em até 24 h.
II. A notificação para as autoridades sanitárias pode ser realizada com periodicidade semanal, contudo se for violência do tipo sexual, a notificação deve ser imediata.
III. O ciclo de violência de Lenore Walker é composto por 3 fases a saber:
a) fase da tensão acumulada.
b) fase da explosão
c) fase da lua de mel.
Todas estão corretas
Sobre a trazodona, marque V ou F:
I. É um antidepressivo atípico.
II. É uma droga segura do ponto de vista cardiovascular.
III. Trata-se de um fármaco muito sedativo, podendo ser utilizada em dose única à noite, sendo uma boa opção para pacientes com insônia.
IV. Não interfere negativamente na libido.
Todas estão corretas
Verdadeiro ou falso:
Tranilcipromina faz parte dos inibidores da monoamina oxidase(MAO), responsável pela degradação de neurotransmissores, como a serotonina, dopamina e a noradrenalina, e devem ser evitados em idosos devido seu potencial de efeitos colaterais graves, como crise hipertensiva.
Verdadeiro
Sobre a demência frontotemporal, marque V ou F:
I. É 2ª principal causa de demência pré-senil, ou seja, iniciada antes dos 65 anos.
II. Ocorre a disfunção dos lobos frontal e temporal, levando ao acometimento primordial das funções executiva, de linguagem e controle do comportamento.
III. Mais especificamente, os sintomas podem se iniciar de duas formas. Na mais comum, predominam os sintomas comportamentais bizarros, sendo comum o aparecimento de comportamento hiperssexualizado, hiperfagia e períodos de apatia. Essa composição de sintomas ocorre na variante comportamental, que reflete a disfunção primordial do lobo frontal, podendo-se identificar a atrofia frontal à neuroimagem.
IV. Na outra forma, predominam os sintomas de linguagem, sendo possível que o paciente se torne incapaz de se comunicar, apresentando quadros de afasia, que pode ser sensitiva - quando não se entende aquilo que lhe é dito ou motora - quando a despeito de se entender o que lhe é dito, o indivíduo não consegue se expressar de forma adequada.
Todas estão corretas
Na declaração de óbito, descreva sobre o correto preenchimento
CAUSAS DA MORTE PARTE I
a)
b)
c)
d)
PARTE II
_____________
______________
Causa terminal, direta ou imediata do óbito
2ª causa causa intermediária do objeto se houver
1ª causa intermediária do óbito
Se não houver não pula linha!!!
Causa básica do óbito
Causa contribuinte n° 1 do óbito(se houver)
Causa contribuinte n° 2 do óbito(se houver)
Sobre os opioides, marque V ou F:
I. Os opiodes fracos são: tramadol e codeína.
II. Os opiodes fortes são: morfina, fentanil e metadona.
Todas estão corretas
Quando realizamos um rastreamento, qual a característica do teste que nos permite afastar a hipótese de doença em indivíduos com resultado negativo?
Valor preditivo negativo
Qual a relação entre sensibilidade e o valor preditivo positivo e negativo?
Um teste altamente sensível apresenta baixo valor preditivo positivo e alto valor preditivo negativo.
Sobre o rastreamento de tuberculose, marque V ou F:
I. A definição de sintomático respiratório na população geral é pessoa com tosse(seca ou produtiva) com > ou = 3 semanas de duração.
II. Pacientes vivendo com HIV, contatos de tuberculose pulmonar, privados de liberdade, pessoas em situação de rua, indígenas e profissionais de saúde que tiveram tosse de qualquer duração correspondem à definição de sintomático respiratório.
III. A investigação de sintomáticos respiratórios encaminhados à UBS, oriundos de busca ativa na população geral, consiste na coleta de escarro para baciloscopia e radiografia de tórax.
Todas estão corretas
Sobre as ferramentas utilizadas na UBS, marque V ou F:
I. São ferramentas de abordagem comunitária: territorialização, visita domiciliar, grupos de educação em saúde, conselhos de saúde, planejamento estratégico, diagnóstico comunitário.
II. São ferramentas de abordagem familiar: ecomapa, genograma, ciclo de vida, FIRO, PRACTICE, APGAR.
Todas estão corretas