SURCE 2020 Flashcards
Verdadeiro ou falso:
“O clampeamento precoce do cordão reduz a chance do recém nascido apresentar icterícia neonatal, pois diminui a passagem de médias para o bebê pelo cordão umbilical após o nascimento.”
Verdadeiro
É normal o bebê eliminar o primeiro mecônio até:
48 h de vida
Sobre a fibrose cística, marque V ou F:
I. É uma doença autossômica recessiva caracterizada pela disfunção do gene CFTR.
II. A disfunção desse gene provoca grande reabsorção de sódio e água, levando a desidratação das mucosas, aumento da viscosidade e obstrução dos ductos com reação inflamatória, resultando em uma doença sistêmica.
III. Os pacientes geralmente apresentam, também, insuficiência pancreática(o lúmen do pâncreas é obstruído pelo material viscosos), baixa abrogação de gorduras, vitaminas lipossolúveis e proteínas. As proteínas são volumosas, gordurosas e com odor fétido.
IV. As crianças podem apresentar baixo ganho ponderal, diarreia, surgimento de pólipos nasais, na absorção intestinal, anemia ferropriva, dedos hipocráticos.
V. Em fase mais adulta, observa-se também a infertilidade, presente em 95% dos homens e 60% das mulheres.
Todas são corretas
Sobre o diagnóstico da fibrose cística, marque V ou F:
I. O teste do suor é o método diagnóstico > 60 mmol/l em duas dosagens diferentes confirma o diagnóstico.
II. Caso o valor seja 59-30 mmom/l < 6 meses ou 59-40 mmom/l > 6 meses, deve-se repetir o teste do suor - teste genético.
III. Caso o valor < ou = 29 mmom/l < 6 meses ou < ou = 39 mmom/l é improvável o diagnóstico.
Todas são corretas
Sobre a abetalipopeoteinemia, marque V ou F:
I. É um distúrbio genético raro, que afeta o transporte celular de gordura.
II. Manifesta-se nos primeiros meses de vida, com déficit de ganho ponderal e diarreia esteatorreica.
III. Se não tratado precocemente leva a alterações neurológicas, como ataxia, neuropatia periférica e degeneração retiniana.
Todas são corretas
Sobre o manejo da desidratação, marque V ou F:
I. Plano A:
< 1 ano: 50 a 100 mL, após cada episódio diarreico 1-10 anos: 100 a 200 mL > 10 anos: a vontade Está indicada suplementação de zinco: < 6 meses: 10 mg/dia > 6 meses: 20 mg/dia
II. Plano B - desidratação em algum grau(leve a moderadas):
TRO na unidade: 100 ml/kg em 4 a 6 h Manter jejum durante a hidratação para evitar vômitos, exceto pelo leite materno, pois ele ajuda na reidratação.
III. Plano C - desidratação grave
Hidratação venosa - SF 0,9% Neonatos e cardiopatas: 10 mL/kg < 5 anos: 20 ml/kg > 5 anos: 30 ml/kg
Todas são corretas
Sobre as imunodeficiências primárias, marque V ou F:
I. Dez sinais de alerta que podem indicar a presença de imunodeficiência primária:
2 ou mais pneumonias no último ano 4 ou mais novas otites no último ano Estomatites de repetição ou monilíase por mais de 2 meses Abscessos de repetição ou ectima Um episódio de infecção sistêmica grave(meningite, osteoartrite, septicemia) Infestações intestinais de repetição/ diarreia crônica Asma grave, doença do colágeno ou doença autoimune Efeito adverso ao BCG e/ou infecção por Micobactéria Fenótipo clínico sugestivo de síndrome associada a imunodeficiência História familiar de imunodeficiência
II. Ausência de alterações do crescimento ou reações vacinais(como efeito adverso a BCG), tecido linfoide e linfonodos normais afastam hipótese se imunodeficiência grave.
Todos são verdadeiros
Sobre a agamaglobulinemia ligada ao X, marque V ou F:
I. É uma doença genética rara.
II. O sistema imunológico é incapaz de produzir anticorpos adequados para combater infecções, devido à
Produção prejudicada de linfócitos B.
III. Sua etiologia é a mutação em um gene localizado no cromossomo X.
IV. É mais comum em homens.
V. Os sintomas incluem infecções respiratórias recorrentes, infecções de ouvido e sinusite.
VI. No exame físico, observa-se tecido linfoide amigdaliano e linfonodos pouco desenvolvidos, com dimensões muito reduzidas, já que os linfócitos B são componentes manoritáriis desses tecidos.
Todas são corretas
Sobre a hipergamaglobulinemia transitória, marque V ou F:
I. É uma condição na qual os níveis séricos de imunoglobulina estão abaixo do normal, mas a produção de anticorpos geralmente se normalizado ao longo do tempo.
II. Pode ocorrer em recém-nascidos prematuros, mas também pode ser causada por certas doenças, como linfoma ou leucemia.
III. Os sintomas incluem infecções respiratórias recorrentes e diarreia, geralmente sem muita gravidade.
Todas são corretas
Assinale os itens que correspondem aos principais sinais que devem levar à suspeita de síndrome de imunodeficiência causada por infecção pelo HIV, em crianças:
Infecções recorrentes de vias aéreas superiores, inclusive sinusite ou otite Linfadenomegalia generalizada, hepatomegalia e/ou esplenomegalia Parotidite recorrente Pneumonias de repetição Monilíase oral persistente Diarreia recorrente ou crônica Déficit ponderal e de status Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor Febre de origem indeterminada
Todas são corretas
Sobre o ácido fólico e a anemia por deficiência de folato, marque V ou F:
I. O leite de cabra é pobre em ácido fólico.
II. A principal fonte animal de folato(vitamina B9) é o fígado, enquanto que a vegetal são arroz, cereais enriquecidos, lentilha, mamão, laranja e vegetais folhosos.
III. As principais causas de deficiência de ácido fólico são:
Baixa ingestão no nutriente Síndrome de má absorção(doença celíaca, DII Aumento da necessidade de nutriente: psoríase, anemia falciforme, neoplasias e fases de rápido crescimento somático Uso de medicamentos: MTX, fenobarbital, fenitoína. Causas hereditárias: má absorção do folato e erros inatos do metabolismo
IV. Como o folato atua na síntese de DNA e RNA e na metilação, sua deficiência faz com que as células fiquem estacionadas na fase de síntese e ocorram erros, podendo gerar apoptose que é base da hematopoiese ineficaz.
V. A anemia é do tipo megaloblástica e com hipersegmentação de neutrófilos, baixa contagem de reticulócitos. Podem ser constados leucopenia e plaquetopenia.
VI. As manifestações não hematológicos consistem em glossite, baixo banho ponderal e apatia sem relação com a anemia.
Todas são corretas
Sobre a anemia fisiológica, marque V ou F:
I. Ocorre pela troca das hemácias do período fetal para as da vida do adulto.
II. O nível de Hb diminui até 8 a 12 semanas do lactente, custo que o tempo médio das hemácias é de 3 meses.
III. No RN termo os valores variam em torno de 10 e nos RB pré-termo costumam várias entre 8-10 g/dl e ainda ocorrem mais cedo (antes de 8 semanas).
IV. Tem apenas queda de Hb mas não é carencial ou decorrente de algum problema na produção das hemácias, assim os valores de VCM e HCM são normais.
Todas são corretas
Segundo OMS, o tratamento mais apropriado do sarampo é:
Vitamina A 200.000 UI/dia durante 2 dias.
< 6 meses: 50.000 UI
6-12 meses: 100.000 UI
Paciente apresenta redução dos níveis de hemoglobina, aumento da contagem de hemácias, queda do VCM(microcítica) e hemácias em alvo(leptócitos). Qual o provável diagnóstico?
Hemoglobinopatias, como a hemoglobinopatia SC e as talassemias
Sobre as síndromes talassêmicas, marque V ou F:
I. São condições congênitas em que mutações nos genes da alfa ou gera globina causam menor produção dessas cadeias, impactando assim a produção de hemoglobina. Sem hemoglobina, as hemácias não crescem adequadamente, tornando-se assim microcíticas.
II. O acúmulo da cadeira de globina não acometida faz com que ocorra destruição da hemácias do baco, isto é hemólise extravascular.
III. A perda periférica de hemácias estimula a produção eritrocitária medular, causando uma hiperplasia eritroide, isto é, aumento do setor eritroide na medula. Por isso, as talassemia tipicamente cursam com contagem de hemácias normal ou aumentada, apesar da anemia.
IV.
Todas são corretas