SURCE 2022 Flashcards
Paciente 35 anos com biópsia de nódulo mamário compatível com hiperplasia ductal atípica.
Sobre o pesságio vaginal, marque V ou F:
I. É um dispositivo inserido na vagina para promover sustentação dos órgãos pélvicos em qualquer tipo de prolapso (anterior, posterior ou apical), exceto quando o defeito é muito distal na parede vaginal.
II. É opção para as pacientes que não desejam operar ou que não têm condição clínica para a realização de procedimento cirúrgico.
III. As principais complicações associadas são reações locais, como dor, leucorreia e fissuras.
Todas estão corretas
Sobre à incontinência urinária aos esforços, marque V ou F:
I. A perda de urina à manobra de Valsava é o principal achado no exame físico.
II. A pressão de perda abaixo de 60 cmH2O no estudo urodinâmico configura o diagnóstico de deficiência esfincteriana intrínseca.
III. A pressão de perda > 90 cmH2O no estudo urodinâmico confirma o diagnóstico de hipermobilidade do colo vesical.
IV. Os slings são faixas naturais ou sintéticas empregadas para promover a sustentação uretral que se encontra ausente nas pacientes com incontinência.
V. Os slings são os mais utilizados para esse tipo de incontinência por apresentarem menor morbidade e alta taxa de sucesso.
VI. A via retropúbica é a via de escolha na deficiência esfincteriana intrínseca.
VII. O tratamento conservador com fisioterapia também é considerado 1ª linha.
Todas estão corretas
No que tange à adenomiose, marque V ou F:
I. É a invasão do tecido endometrial no miométrio e se apresenta com pequenos lagos de endométrio espalhados na intimidade do miométrio (adenomiose difusa) ou por um nódulo circunscrito na parede miometrial, chamado adenomioma.
II. Sangramento menstrual intenso e dismenorreia fazem parte do quadro clínico típico. A dor pélvica crônica também pode ocorrer.
III. Caracteriza-se histologicamente pela invasão benigna do endométrio no miométrio além de 2,5 mm de profundidade ou, no mínimo, um campo microscópio de grande aumento distante da camada basal do endométrio com presença de glândulas e estromas endometriais circundados por hiperplasia e hipertrofia das células miometriais.
IV. Aproximadamente 1/3 das mulheres são assintomáticas.
Todas estão corretas
Sobre a endometriose, marque V ou F:
I. A teoria mais aceita é a Teoria de Sampson ou da menstruação retrógrada que postula que células endometriais provenientes do refluxo menstrual tubário se implantariam no peritônio e nos demais órgãos pélvicos, iniciando a doença.
II. Os principais fatores de risco são: menarca precoce, nuliparidade, aumento do fluxo menstrual, atraso da primeira gravidez e período curto de amamentação.
III. O exame padrão-ouro para o diagnóstico é a videolaparoscopia com biópsia das lesões.
IV. O CA 125 é um marcador que não é indicado para o diagnóstico da endometriose, mas pode ser utilizado no tratamento e pesquisa de recidivas.
V. As opções de medicamentos para realizar o bloqueio hormonal são:
Anticoncepcionais DIU de levonorgestrel Danazol Análogos do GnRH
Todas estão corretas
Sobre a gestação ectópica, marque V ou F:
I. Pacientes com HCG sérico > 2000 sem imagem de saco gestacional intrauterino são altamente suspeitas para gestação ectópica.
II. Quando o b-hCG > 3500 é obrigatório a visualização do saco gestacional, caso contrário já é possível confirmar o diagnóstico de gestação ectópica.
III. Em casos de HCG < 2000, devemos repetir a dosagem e o USG em 48 h, de modo que o crescimento inferior a 50% no período, ainda sem imagem tópica direcionam para o diagnóstico de gestação ectópica.
IV. Na paciente com gravidez ectópica e massa tubária > 5 cm está indicada à laparotomia ou laparoscopia.
V. Na paciente com gravidez ectópica e massa tubária > 3,5 cm e aumento de b-hCG está indicada laparotomia ou laparoscopia.
VI. Na paciente com gravidez ectópica e massa tubária < ou = 3,5 cm e b-hCG > 5000 mUI/ml está indicada laparotomia ou laparoscopia.
VII. Na paciente com gravidez ectópica, massa tubária < ou = 3,5 cm e embrião vivo está indicado MTX local.
VIII. Na paciente com gravidez ectópica, massa tubária < ou = 3,5, bhCG < ou = 5000 mUI/ml e embrião sem batimentos está indicado MTX dose única 50 mg/m2.
IX. Na paciente com gravidez ectópica, massa tubária < ou = 5 cm, suas dosagens de b-hCG(48 h) em queda b-hCG < 2000, está indicada conduta expectante.
Todas estão corretas
Sobre a vaginose bacteriana, marque V ou F:
I. A flora vaginal normal é composta predominantemente por lactobacilos, bactérias gram positivas e aeróbias, produtores de ácido lático, que faz com que o pH vaginal se situe entre 3,5-4,5.
II. Na vaginose bacteriana, ocorre diminuição dos lactobacilos produtores de ácido lático e peróxido de hidrogênio e, consequentemente, há aumento de pH e da concentração de anaeróbios.
III. Os critérios de Amsel incluem:
corrimento vaginal branco ou branco-acinzentado homogêneo pH > 4,5 teste das aminas positivo clue cells
Todas estão corretas
Sobre a doença trofoblástica gestacional, marque V ou F:
I. Existem duas formas: benigna (mola hidatiforme parcial/incompleta e a mola hidatiforme completa) e maligna (neoplasia trofoblástica gestacional).
II. Dente as formas malignas, a mais comum é a mola invasora, seguida do coriocarcinoma.
III. A mola invasora tem comportamento de invasão mais local do miométrio e com raras metástases.
IV. O coriocarcinoma tem comportamento agressivo e rapidamente emite metástases, principalmente pulmonar.
V. As formas malignas geralmente ocorrem após uma gestação molar anterior e respondem bem a quimioterapia.
Todas estão corretas
Sobre a gestação gemelar, marque V ou F:
I. As gestações podem ser classificadas conforme sua corionicidade, ou seja, o número de placentas e quanto a amniocidade, isto é, o número de cavidades amnióticas.
II. As gestações dizigóticas SEMPRE serão formadas por duas placentas e duas cavidades amnióticas, ou seja, serão dicoriônicas e diamnióticas.
III. As gestações monozigóticas podem conter uma ou duas placentas (mono ou dicoriônicas) e uma ou duas cavidades amnióticas (mono ou diamniótica), a depender do momento da divisão do zigoto.
IV. O sinal do lambda corresponde a uma membrana espessa indicando uma gestação dicoriônica diamniótica, enquanto o sinal do T corresponde a uma membrana fina separando os fetos nas gestações monocoriônicas diamnióticas.
V. A síndrome de transfusão feto-fetal é uma complicação das gestações monocoriônicas diamnióticas, na qual há anastomoses arteriovenosas entre os fetos, ocasionando um desbalanço hemodinâmico entre eles.
VI. O parto na gestação gemelar dicoriônica diamniótica deve ser no termo; monocoriônica diamniótica entre 36 a 38 semanas e na monocoriônica monoamniótica deve ser até 33 semanas.
VII. O rastreio ultrassonográfico da gestação gemelar dicoriônica se faz entre 11ª e 14ª semana para datação e rastreamento de cromossomopatias entre a 20ª e 22ª semana para avaliação detalhada da anatomia fetal e comprimento do colo. Após a 24ª semana, realiza-se a cada 30 dias para avaliação do crescimento, líquido amniótico e doppler fetal.
Todas estão corretas
Qual é a substância utilizada para neuroproteção fetal, entre 24 e 32 semanas para os casos de trabalho de parto prematuro e aqueles com resolução prematura de gestação eletiva em até 24 h?
Sulfato de magnésio
Assinale os itens que correspondem a anticoncepcionais combinados:
I. Anel vaginal (etonogestrel,etinilestradiol).
II. Adesivo transdérmico (norelgestromina 60 mg + etinilestradiol 20 mg).
Ambos são corretos
Sobre o tema de amenorreia primária, marque V ou F:
I. Caso a paciente tenha estadiamento de Tunner mamário M2 ou superior, temos desenvolvimento sexual secundário.
II. A presença de caracteres sexuais secundários indica que o eixo hipotálamo-hipófise-ovariano já funcionou em algum momento, por isso devemos suspeitar mais de patologias anatômicas.
Todas estão corretas
Sobre a DMG, marque V ou F:
I. O DMG, apesar de aumentar a morbimortalidade fetal, ela não aumenta o risco das malformações fetais, porque o embrião não esteve exposto a hiperglicemia no período de mais intensa organogênese.
II. Em geral o desbalanço glicêmico se dá a partir do 2º trimestre, mais intensamente após as 20 semanas quando há pico dos hormônios contrainsulínicos como o lactogênio placentário.
III. As mulheres que tiveram DMG têm indicação de realizar o TOTG 6 a 12 semanas após o parto.
IV. Está firmado o diagnóstico quando a glicemia de jejum estiver entre 92-125 mg/dL.
V. O diagnóstico pode ser firmado através do TOTG:
• jejum: > ou = 92 mg/dL • 1 h após: > ou = 180 mg/dL • 2 h após: > ou = 153 mg/dL
Todas estão corretas
Sobre as alterações fisiológicas da gravidez, marque V ou F:
I. Há redução da capacidade pulmonar total devido ao menor volume residual pela elevação diafragmática.
II. O volume corrente está aumentado, promovendo maior excreção de CO2, ocasionando alcalose respiratória basal.
III. A ação da progesterona sobre o bulbo causa hiperventilação e sensação de dispneia, bem como seu efeito sobre a mucosa nasal propicia sintomas como anosmia ou congestão.
Todas estão corretas
Sobre HAS, marque V ou F:
I. PA > ou = 140/90 com alto risco cardiovascular recebe o diagnóstico de HAS em apenas uma visita ao consultório.
II. Classificação da HAS
PAS PAD Ótima < 120 < 80 Normal 120-129 80-84 Pré HAS 130-139 85-89 HAS 1 140-159 90-99 HAS 2 160-179 100-109 HAS 3 > ou = 180 > ou = 110
Todas estão corretas
Sobre DM, marque V ou F:
I. Caso o paciente seja portador de IC ou DRC leve a moderada(TFG reduzida, porém > 30 mL/min/1.73), os iSGLT2 são os antidiabéticos de escolha, por exemplo, Dapaglifozina.
II. Caso o paciente tenha apenas doença arterial coronariana, podemos escolher tanto iSGLT2 quando os GLP1-RA.
III. Se o paciente não for portador de IC, DRC ou DAC e for obeso, a preferência recai sobre os GLP1-RA, pois essa classe traz o benefício adicional de induzir perda de peso. Por exemplo, Liraglutida.
Todas estão corretas
Mulher jovem sem prole constituída com histórico de AVE isquêmico prévio solicita anticoncepção. Cite uma opção para essa paciente:
DIU de levonorgestrel
É a segunda causa de demência em indivíduos abaixo dos 65 anos e cursa inicialmente com alteração de personalidade, agressividade, impulsividade e algum transtorno executivo:
Demência frontotemporal
Síndrome demencial que se apresenta com a clássica associação de demência, parkinsonismo, flutuação dos sintomas e transtorno comportamental do sono REM:
Demência por corpúsculos de Lewy
Sobre os estágios motivacionais de Prochaska e DiClemente, marque V ou F:
I. Pré-contemplação (I won’t ): não considera a chance de alterar seus hábitos.
II. Contemplação (I might): assume que tem um problema, é ambivalente e considera iniciar mudanças.
III. Preparação (I will): começam algumas mudanças, planeja, cria condições para mudar, recusa tentativas passadas.
IV. Ação (I am): implementa mudanças ambientais e comportamentais, aplica seu tempo e energia na execução da mudança.
V. Manutenção (I have): processo de continuidade e manutenção do trabalho iniciado com ação, para manter os ganhos e prevenir a recaída.
👍🏻
No que se refere à tuberculose, marque V ou F:
I. Estender a fase de ataque (RHZE) por mais 30 dias está indicada quando a baciloscopia está positiva no final do 2º mês de tratamento. Além disso, está indicada cultura para micobactéria com teste de sensibilidade.
II. Caso o paciente evolua assintomático e a baciloscopia der negativa, deve-se iniciar a fase de manutenção (RH) por 4 meses e solicitar baciloscopia de escarro com periodicidade mensal.
Todas estão corretas
No que se refere à hanseníase, marque V ou F:
I. Sempre que fazemos o diagnóstico hanseníase, independentemente da forma clínica, devemos fazer busca ativa dos contatos. Convocamos os contatos para realizar um exame dermatoneurológico e avaliar se há algum sinal de hanseníase. Se não houver, devemos segui-los anualmente por 5 anos e oferecer BCG de acordo com o status vacinal.
II. Os casos antigos de hanseníase não precisam ser buscados e após o término do tratamento, damos alta por cura aos pacientes.
Todas estão corretas
Sobre o TOC, marque V ou F:
I. É uma combinação de obsessões e compulsões.
II. As obsessões são pensamentos recorrentes ou imagens repetitivas, intrusivas e indesejadas e que normalmente causam angústia ao paciente, que não as consegue controlar voluntariamente.
III. As compulsões são rituais adotados para aliviar o sofrimento causado pelas obsessões ou evitar que algo de ruim aconteça.
IV. A prevalência se encontra entre 1 e 2% da população, com distribuição parecida entre os gêneros.
V. O tratamento consiste na associação de um ISRS ou Clomipramina com TCC.
Todas estão corretas
O Território é o espaço geográfico onde estão estabelecidas as relações sociais, a vivência das necessidade de saúde e a interação com as equipes de atenção. Neste contexto, marque V ou F:
I. Território distrito ou território distrito sanitário é a delimitação político-administrativa municipal que é utilizada na organização do sistema de saúde.
II. Território-área ou território área de abrangência é a delimitação da área de abrangência de uma unidade de saúde, ou seja, aquela sob a responsabilidade de uma equipe de saúde.
III. Território microárea ou microárea de risco é a delimitação pela lógica da homogeneidade sócio-econômica-sanitária, ou seja, onde atua o ACS.
IV. Território moradia ou domicílio é o local de residência familiar.
Todos os itens estão corretos
Verdadeiro ou falso:
A cascata de prescrição é quando começamos a usar um medicamento para tratar os efeitos colaterais de outro, gerando, assim, uma prescrição em cadeia.
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso:
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) foi formulado pela primeira vez em 2006, considerada um marco histórico na Atenção Primária à Saúde no Brasil. Seu principal objetivo foi consolidar e qualificar a ESF como modelo de atenção básica à saúde e centro ordenador das redes de atenção à saúde no SUS.
Verdadeiro
Sobre os Conselhos de Saúde, marque V ou F:
I. Têm caráter permanente e deliberativo.
II. Suas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
III. Seu nível de atuação se dá em nível federal, estadual e municipal.
IV. As conferências de saúde e os conselhos de saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.
V. A distribuição é paritária dos usuários em relação aos demais participantes, ou seja, 50% são usuários do SUS, 25% trabalhadores de saúde e 25% gestores (governo) e prestadores de serviços.
Todas estão corretas
Sobre as Conferências de Saúde, marque V ou F:
I. Têm caráter consultivo com fóruns de discussão, debate e sugestões.
II. Seu nível de atuação se dá em nível federal, estadual e municipal.
III. As conferências de saúde e os conselhos de saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.
IV. A distribuição é paritária dos usuários em relação aos demais participantes, ou seja, 50% são usuários do SUS, 25% trabalhadores de saúde e 25% gestares (governo) e prestadores de serviços.
Todas estão corretas
Sobre o Transtorno do Espectro Autista, marque V ou F:
I. É um transtorno do neurodesenvolvimento, que afeta 5 vezes mais o sexo masculino.
II. Suas principais características são: a presença de prejuízos persistentes na comunicação verbal e não-verbal e na interação social.
III. Entre 30-70% dos pacientes apresentam algum prejuízo cognitivo associado.
IV. Normalmente os primeiros sinais e sintomas do TEA são observados por volta dos 18 meses de vida, contudo, o diagnóstico geralmente ocorre após os 3 anos.
Todos estão corretos