Species Richness and Community Services - Ecology: Global insights and investigations (2012) Flashcards
O que são serviços ecossistêmicos e qual sua relação com a riqueza de espécies?
Serviços ecossistêmicos são aqueles prestados pela natureza no qual as atividades humanas dependem, podendo incluir o fornecimento de água potável, sequestro de gás carbônico, polinização, etc. Existem várias hipóteses de como a riqueza de espécies está relacionada aos serviços ecossistêmicos, e entende-se que a diminuição da diversidade é um golpe também nesses serviços.
Quais são as 5 hipóteses sobre a relação entre riqueza de espécies e serviços ecossistêmicos?
1) hipótese de diversidade-estabilidade: relação linear entre riqueza e serviços;
2) hipótese de rebite: não se sabe quais espécies são importantes para a manutenção dos serviços, então a queda/aumento acontece em patamares;
3) hipótese de redundância: diferentes espécies desempenham um mesmo papel dentro da comunidade, e os serviços são mantidos até que um número de espécies importantes seja perdido;
4) hipótese da espécie-chave: uma pequena queda na diversidade pode representar o fim dos serviços ecossistêmicos;
5) hipótese idiossincrática: existe uma relação, mas não se sabe qual é.
O que é complementaridade de espécies?
Em um local, diferentes espécies podem cumprir funções não aproveitadas por outras, aumentando a produtividade (biomassa) sem que seja necessário mais espaço. Estudos que demonstraram a complementaridade de espécies em locais com alta riqueza de espécies corroboraram a hipótese da redundância (limite máximo de complementaridade).
Qual a relação entre a riqueza de espécies vegetais e a de predadores?
Existe um relação positiva indireta. Quanto mais diverso de espécies vegetais um local é, mais diversa vai ser a composição de espécies herbívoras, e portanto de espécies predadoras. Com um aumento na riqueza de supressores de herbívoros, também é possível perceber um crescimento vegetal mais acentuado.
O que é o efeito amostral e como ele afeta o aumento nos serviços ecossistêmicos?
Quanto mais rica é uma comunidade em espécies, maior é a sua chance de conter uma super espécie: aquela que compensa a produtividade da unidade local. Assim, ao invés de contar com a complementaridade de espécies, é possível que os serviços ecossistêmicos dependam dessa super espécie para funcionar.
Como descobrir a origem dos serviços ecossistêmicos: complementaridade de espécies ou efeito amostral?
Primeiro é necessário comparar a policultura com a média das monoculturas ali presentes. Depois se compara a policultura com os melhores números de produtividade de cada uma das monoculturas. Se a policultura só for igual aos maiores número das monoculturas, significa que a sua produtividade vem de um efeito amostral.
Qual a relação entre estabilidade e riqueza de espécies?
Uma comunidade estável é aquela que apresenta um número de espécies suficiente para não mudar drasticamente durante um certo período de tempo. Entende-se que o número alto de relações ali conseguiria proteger a comunidade da mudança.
Qual a diferença entre resistência e resiliência?
A resistência de uma comunidade é observada quando ela não muda mesmo sobre alterações drásticas externas. A resiliência é a capacidade da comunidade de se restaurar rapidamente após uma mudança drástica.