Phylogenetic Systematics - Plant Systematics (2010) Flashcards
O que é uma linhagem e um clado dentro da filogenia? Quais os tipos de representação de uma filogenia?
Uma linhagem é a sequência de ancestral a descendente dentro de uma filogenia, representada por uma linha na árvore filogenética. Um clado é um grupo de linhagens, que forma um ramo da árvore filogenética partir de um ponto (nó) que representa tal ancestral. Um cladograma é a representação da árvore enraizada com temporalidade relativa, enquanto um filograma tem a contagem de tempo absoluto. Uma árvore sem raiz, ou seja, sem denotação de ancestralidade, pode ser chamada de rede filogenética.
Quais termos são usados para denominar a caráter filogenético de um caractere?
Uma condição ancestral é nomeada de plesiomorfia; sua versão deriva, ou seja, uma novidade evolutiva é chamada de apomorfia. Caso essa novidade seja compartilhada entre um clado, ela pode ser referida como sinapomorfia, porém se estiver presente em uma só linhagem é uma autapomorfia.
Qual a importância de uma filogenia?
Por si só, o conhecimento sobre o padrão de descendência é importante. Além disso, é possível entender as mudanças evolutivas e o processo de evolução em si analisando uma filogenia. Elas também são usadas para a classificação, estudo de história e biogeografia de um grupo de organismo.
Qual o primeiro passo para uma filogenia e quais as precauções devem ser tomadas?
O primeiro passo é a seleção de um grupo de trabalho ou taxa, que deve conter várias unidades operacionais taxonômicas (OTUs) que são analisadas para o padrão de ancestralidade e descendência conforme os caracteres apresentados. Para enraizar essas relações, geralmente é elegido um grupo externo que demonstre características similares, mas plesiomórficas. Deve-se tomar particular atenção para evitar vieses de classificações antigas.
Como se iniciar a análise dos caracteres?
A primeira decisão deve ser definir quais caracteres serão usados na filogenia, caracterizando aquilo que vai validar o estudo no final de forma acurada e completa. Também é importante a familiarização com o que já foi produzido sobre o assunto.
Quais os critérios para a seleção de caracteres? Quais seus tipos?
Eles devem ser: hereditários; geneticamente determinados (intrínsecos a OTU); relativamente invariáveis dentro da OTU; e demonstrar descontinuidade precisa entre outros similares ou estados similares (reconhecíveis).
Os caracteres podem ser morfológicos (fenótipos resultantes do arcabouço genético da OTU) ou moleculares (mesmo menos subjetivos, contém polimorfismos e incertezas).
Quais caracteres são mais descritivos?
Geralmente os moleculares (e os morfológicos qualitativos).
O que é correlação de caracteres?
Quando caracteres distintos estão ligados, formam uma estrutura comum, a alteração de um geralmente resulta na alteração do outro. O seu peso na análise final é exagerado, pois todos representam uma mesma novidade evolutiva. Torna-se necessário, portanto, unificar sua importância ou escalonar a análise de acordo.