Speciation and Natural Selection - The Princeton Guide to Evolution (2014) Flashcards

1
Q

Como a seleção natural afeta a diversidade de espécies?

A

Com a seleção natural, variações genéticas herdáveis dentro de uma população mudam de frequência dependendo de seu resultado na sobrevivência e reprodução, causando uma diversificação nas formas de vida dependendo do ambiente e das respostas adaptativas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é um ecótipo?

A

Turesson identifica um ecótipo como um grupo da mesma espécie que evoluiu um conjunto de adaptações em resposta ao contexto local.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que é o conceito biológico de espécie?

A

Para Mayr, uma espécie é um grupo de populações que podem cruzar entre si e são isoladas reprodutivamente de outros grupos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual é a relação entre especiação, seleção natural e isolamento reprodutivo?

A

Através dos mecanismos de seleção natural, dois grupos irmãos podem desenvolver respostas adaptativas diferentes. Como apontaram Dobzhansky e Clausen, ao se acumularem diversas diferenças, como o tempo de florescência, os polinizadores preferidos, diferenciações ecológicas, etc.; são formadas barreiras de isolamento reprodutivos entre os grupos mencionados, ou seja, as diferenças tornam mais difícil a reprodução entre membros de grupos diferentes. Com a falta de fluxo genético, outras barreiras reprodutivas começam a se formar, vindas da deriva genética e outros processos dentro dos grupos. Em um certo momento, o isolamento reprodutivo se torna tão grande que já se pode considerar duas espécies separadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é seleção estabilizante? Qual seu efeito? Dê um exemplo.

A

A seleção estabilizante é quando condições ambientais favorecem os fenótipos intermediários dentro de uma mesma população. Ela acaba diminuindo a variação dentro desse grupo. Exemplo: condições ambientais favorecem uma coloração intermediária em flores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é seleção disruptiva? Qual seu efeito? Dê um exemplo.

A

Na seleção disruptiva, as condições ambientais favorecem os fenótipos extremos dentro da mesma população. Como resultado, a variação aumenta dentro dessa população e ela se divide em dois picos (distribuição bimodal), que podem ser a origem de duas novas espécies se surgiu acasalamento preferencial dentro de cada extremo formado. Um exemplo são os tentilhões de Darwin estudados pelos Grant, onde a mudança no formato do bico devido a disputas alimentares causou a formação de dois fenótipos diferentes e alterou questões de acasalamento como canto e escolha de parceiros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que é seleção direcional? Qual seu efeito? Dê um exemplo.

A

Quando mudanças ambientais alteram a frequência de fenótipos, favorecendo um extremo em detrimento do outro, se pode concluir que existiu uma seleção direcional. Seu efeito consiste no deslocamento fenotípico e geralmente torna diferentes populações de um grupo após passarem a viver em ambientes distintos. Sem a possibilidade de um ecótipo sobreviver no ambiente do outro, cessa o fluxo genético. Existe, porém, a possibilidade dela ser uniforme: em um mesmo ambiente, populações respondem de formas diferentes levando a mudanças genéticas entre os grupos. Um exemplo de seleção direcional é o estudo de Mimulus gattus por Lowry e colaboradores, que observaram as plantas continentais responderem a seca com florescimento mais cedo para evitar o verão, e as plantas costais apresentarem adaptações para sobreviver a salinidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly