Sistemas Internacionais De Proteção E Promoção Dos Direitos Humanos Flashcards
A Corte Interamericana de Direitos Humanos, órgão da Convenção Americana de Direitos Humanos, tem a finalidade de julgar casos de violação dos direitos humanos ocorridos em países que integram a Organização dos Estados Americanos (OEA) e reconheçam a sua competência, como o Brasil, que a reconheceu por meio do Decreto Legislativo nº 89, de 1998, do Senado Federal.
falso. decreto presidencial
O instituto do deslocamento de competência para a Justiça Federal poderá ocorrer, em qualquer fase processual, com relação a inquéritos e processos em trâmite na Justiça Estadual, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratado internacional de direitos humanos do qual o Brasil seja parte, mediante requerimento do Procurador-Geral da República perante o Supremo Tribunal Federal, nas hipóteses de grave violação de direitos humanos.
INCORRETO: A incorreção está no Tribunal que irá apreciar o pedido. Nos termos do artigo 109, §5º, da CF, é o STJ (não o STF) que deve apreciar tal pedido.
Compete ao Superior Tribunal de Justiça julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida contrariar tratado ou negar-lhe vigência.
certo
O Tribunal Penal Internacional, criado pelo Estatuto de Roma de 1998 promulgado pelo Decreto nº 4.388, de 25.9.2002, tem competência para julgar crime de genocídio; crimes contra a humanidade; crimes de guerra e crime de agressão, todos imprescritíveis, em relação às violações praticadas depois da entrada em vigor do Estatuto de Roma.
certo
Os princípios orientadores sobre empresas e direitos humanos da ONU são supervisionados por grupo de trabalho do Conselho de Direitos Humanos, que analisa petições de vítimas, podendo determinar reparações aos Estados ou diretamente às empresas envolvidas.
falso. al grupo não analisa petições de vítimas e nem pode determinar reparações aos Estados ou diretamente às empresas envolvidas. O Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Direitos Humanos e Empresas, composto por 5 especialistas, promove a disseminação dos Princípios e procura identificar os principais desafios e as boas práticas para sua implementação, além de realizar visitas aos países e colaborar na sua implementação no âmbito nacional.
Para a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas, a restrição à participação e protagonismo da pessoa idosa nas decisões que lhe afetem só pode ser imposta por lei, tendo a pessoa idosa a idade mínima de 75 anos.
falso
Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura não exige, para a caracterização da tortura, que esta seja feita por agente público ou com sua aquiescência.
certo
A Corte Internacional de Justiça reconhece que o início de um conflito armado marca o fim automático da vigência do direito internacional dos direitos humanos no território em conflito, dando lugar à aplicação do direito internacional humanitário.
falso. Não há nenhum entendimento da Corte Internacional de Justiça no sentido descrito na assertiva, mesmo porque as normas de direito humanitário são consideradas normas especiais em relação às de direitos humanos stricto sensu, sendo ambos de aplicação concomitante e supletivamente as de direitos humanos em geral.
As diretrizes das regras de Bangkok, emanadas da Assembleia-Geral da ONU,restringem o tratamento às mulheres presas adultas; consequentemente, não se incluem em tais regras as adolescentes infratoras.
falso. As “Regras de Bangkok” foram adotadas em 2010 como uma Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas e contém regras aplicáveis a categorias especiais - inclusive adolescentes em conflito com a lei.
Sobre a Carta das Nações Unidas, é correto afirmar: Assinada em São Francisco, em 26 de junho de 1945, criou o Conselho de Direitos Humanos, endossando a visão de que os direitos fundamentais são essenciais para a paz e o desenvolvimento das nações.
ERRADA - A data de assinatura da Carta da ONU está correta, mas o Conselho de Direitos Humanos foi criado apenas em 2006.
o Conselho de Segurança é composto de quinze membros das Nações Unidas. São membros permanentes: China, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Os demais são eleitos pela Assembleia Geral.
ERRADA – Realmente o Conselho de Segurança é composto por 15 membros, mas seus membros permanentes são EUA, China, Rússia, Reino Unido e França.
a admissão de qualquer Estado como Membro das Nações Unidas será efetuada por decisão da Assembleia Geral, sem qualquer interferência do Conselho de Segurança.
ERRADA – A admissão é feita por decisão da Assembleia Geral, mas é necessária a recomendação do Conselho de Segurança, como determina o art. 4.2 da Carta da ONU.
Corte Internacional de Justiça foi criada como o principal órgão judicial das Nações Unidas, sendo composto por nove juízes.
ERRADA – A Corte Internacional de Justiça é composta por quinze juízes, como determina o art. 3.1 do seu Estatuto (anexo à Carta da ONU).
a carta das nações unidas tem como propósitos centrais : (i) manter a paz e a segurança internacional; (ii) fomentar a cooperação internacional nos campos social e econômico; (iii) promover os direitos humanos no âmbito universal.
certo.
Mecanismos convencionais são aqueles que se encontram previstos em Tratados, Convenções e podem ser aplicados em relação àqueles Estados que sejam seus signatários. Como exemplo deste tipo de mecanismo podemos citar o Comitê de Direitos Humanos, previsto no âmbito da ONU, com função de aplicar e fiscalizar os direitos previstos no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (PIDCP).
certo
Carta das Nações Unidas e é considerada o principal órgão judiciário no âmbito da Organização das Nações Unidas, sendo possível extrair fontes do direito internacional público (DIP) do seu estatuto
certo
A opinio juris atesta a obrigatoriedade do costume internacional na medida em que o simples fato de o Estado deixar de agir representa infração à norma costumeira.
falso. Assim, o simples fato de o Estado deixar de agir de acordo com o costume pode representar uma infração à norma costumeira (se este Estado for um adepto do costume) ou pode ser o exercício normal de uma objeção persistente, emergindo, portanto, o equívoco da assertiva.
Por não se encontrarem inseridos no estatuto da CIJ, os atos unilaterais dos Estados, como o ato de reconhecimento do nascimento de outro Estado, possuem natureza política, não se revestindo de obrigatoriedade normativa.
falso. Realmente, atos unilaterais dos Estados não estão previstos no art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça como meio a ser utilizado para a solução de controvérsias entre Estados, mas isso não significa que atos unilaterais sejam desprovidos de obrigatoriedade normativa.
O Tribunal Penal Internacional é uma instituição permanente, com jurisdição universal sobre Estados, nações, pessoas, coletividades, organizações estatais e não- estatais e demais autores ou vítimas de atentados contra os direitos humanos em relação aos crimes graves que prescreve o seu respectivo estatuto.
ERRADA: O TPI não julga os Estados, mas apenas os indivíduos, nos termos do artigo 25 do Estatuto de Roma.
O Tribunal Penal Internacional possui ampla competência ratione materiae (em razão da matéria) para os crimes que afetam a comunidade internacional em seu conjunto.
ERRADA. A competência é restrita aos crimes elencados no seu Estatuto.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos não trata de direitos econômicos.
ERRADA. Trata no artigo 22.
Art. 22. Toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social
e à realização, pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento de sua personalidade.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos trata o meio ambiente ecologicamente equilibrado como direito de todos.
ERRADA. Não trata
NO TOCANTE À DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, é CORRETO DIZER QUE não é formalmente vinculante, mas é indicativo de amplo consenso internacional, integrando o chamado soft law;
CERTO. POR SER RESOLUÇÃO ELA NÃO É FORMALMENTE VINCULANTES. MAS A DOUTRINA FALA Q ELA É MATERIALMENTE VINCULTANTE PQ SERIA UM COSTUME INTERNACIONA.
Declaração Universal dos Direitos Humanos Foi um marco na concretização dos direitos humanos, especialmente por ter sido aprovada após o final da 2ª Guerra Mundial, enquanto a ONU se estruturava para buscar a efetividade da proteção aos direitos humanos em âmbito internacional.
CERTO
a Declaração Universal dos Direitos Humanos Foi aprovada na forma de Resolução, logo, ostenta natureza de hard law, com força vinculante imediata.
FALSO. EMBORA SEJA RESOLUÇÃO ELA NÃO PE HARD LAW E SIM SOFT LAW. De fato, foi aprovada como resolução, mas, isso implica a ausência de força vinculante, ostentando natureza de soft law.
Sem embargo, doutrina especializada defende a natureza de jus cogens de seus conteúdo, dada a relevância dos Direitos Humanos.
O Secretariado é o órgão das Nações Unidas que cabe a análise da atuação administrativa, em face de todas as demandas administrativas, com reuniões realizadas no âmbito das Nações Unidas.
certo
As distinções, exclusões ou preferência com base em qualificações exigidas para um determinado trabalho poderão ser consideradas discriminatórias, dependendo da análise do caso em concreto.
ERRADO: Não poderão, conforme artigo 1.2 da Convenção. Art. 1º, 2. As distinções, exclusões ou preferências fundadas em qualificações exigidas para um determinado emprego não são consideradas como discriminação.
O núcleo da definição de pessoas com deficiência é a interação dos impedimentos que essas pessoas têm com as diversas barreiras sociais, que resultam na obstrução de sua participação plena e efetiva na sociedade, com igualdade de condições com as demais pessoas.
certo
Tendo a Convenção sido aprovada na forma prevista no art. 5º, §3º, da Constituição da República, esta equivale a emenda constitucional, pelo que não se aplica nenhum conceito anterior de pessoa com deficiência contido em normas infraconstitucionais que se contraponha ao conceito trazido na Convenção.
certo
Considerando-se o novo conceito adotado pela Convenção, se o impedimento apresentado não acarreta à pessoa dificuldade de integração social, seja no trabalho, seja no desenvolvimento das atividades cotidianas, esta não se enquadra no conceito de pessoa com deficiência.
certo