Sistema Visual parte 2 Flashcards
Imagem histológica do Olho
Região anterior da pálpebra.
Superfície posterior da pálpebra(voltada para o globo ocular)
Quais são os componentes da túnica externa?
1) Esclera - branca
2) Córnea - transparente porque a luz tem que passar pelo orifício da pupila.
é fundamental que a córnea se mantenha transparente, como isso acontece?
Ela vai se manter transparente pela própria fisiologia dos tecidos que a compõe e pelo arranjo também das estruturas da córnea.
A córnea é formada por 5 camadas, da região externa para a região interna , quais são essas camadas?
1)epitélio estratificado pavimentoso -(EPITÉLIO DA CÓRNEA )->vai secretar uma estrutura muco proteica chamada de 2)camada de bowman –> 3) seguida por uma estrutura de tecido conjuntivo denso cujo os fibroblastos vão secretar as fibras de colágeno que se rranjam de uma forma extremamnete organizada e a disposição do arranjo das fibras de colágeno também ajuda a manter a transparência, alé,m disso eles vão secretar proteoglicanos –> seguida ao 3)estroma que é tecido conjuntivo, vai ter outra membrana que é uma lâmina basal secretado pelo 5) endotélio da córnea que é uma estrutura pavimentosa simples chamada de 4)membrana de Descemet
Toda organização histológica dessas camadas da córnea mantém a transparência da córnea, inclusive para manter essa transparência, a córnea necessita ser avascular.Assim, como é feita a nutrição da córnea?
Pelo humor aquoso e PELO LÍQUIDO LACRIMAL. A lágrima vai nutrir a parte do epitélio estratificado pavimentoso.
essa estrutura é avascular, então o humor aquoso preenchendo a câmera anterior ele vai nutrir e tem um controle do endotélio que ajuda a manter o controle hidríco do estroma pois essa estrutura tem que se manter pouco hidratada para não embaçar a visão
A esclera,parte branca do olho que está coberta pela conjuntiva e forma todo o contorno fibroso do globo, é formada pelo quê?
1)Esclera: quase totalmente destituída de vasos sanguíneos.
2)Tecido conjuntivo denso: 1 mm de espessura.
Feixes entrelaçados de colágeno tipo I e redes de fibras elásticas.
Melanócitos estão situados nas regiões mais profundas da esclera.(aumenta a quantidade de melanócitos a medida que ela vai se aproximando da corióide(lâmina fosca)
A esclara é envolvida pela cápsula de tenon, explique o que é essa cápsula.
A esclera é envolvida pela cápsula de Tenon, uma fáscia, que cobre o nervo óptico e o globo ocular até a região esclerocorneal, anteriormente.
Esta bainha, que separa o globo ocular da gordura periorbital, está ligada à esclera por uma delgada camada de tecido conjuntivo frouxo denominada episclera.
resumindo, a cápsula de tenon, tem uma parte mais fibrosa externamente e mais frouxa internamente(episclera) que reveste a esclera.
quando a cápsula de tenon se aproxima com a região do limbo, ela se mistura com a conjuntiva
Quais são as características da córnea?
Transparente, avascular e altamente inervada(ramo do trigêmeo). Cinco camada histologicamente distintas:
Quais são as cinco camadas hsitológicas da córnea?
1) Epitélio corneano: estratificado pavimentoso não queratinizado
2) Membrana de Bowman: lâmina basal
3) Estroma: tecido conjuntivo: colágeno tipo I e fibras elásticas
4) • Membrana de Descemet: lamina basal, colágeno VII, produzida pelas células endoteliais.
5) Endotélio corneano: epitélio pavimentoso simples.
Onde é a região do limbo?
A região do limbo é a transição entre córnea e esclera, na região anterior da esclera , a cápsula de tenon já vai sendo perdido e essa esclera é revestida principalmente pela conjuntiva.
como a esclera era tecido conjuntivo O que vai acontecer na região anterior do olho? esse tecido conjuntivo vai virando a lâmina própria da conjuntiva e à partir da região do limbo o epitélio estratificado colunar com celulas caliciformes da conjuntiva ele se diferencia por epitélio pavimentoso e perde as células caliciformes. (se houvesse profução de muco iria embaçar a córnea.)
Na região da transição corno-escleral chamada limbo o que acontece? como ocorre a drenagem do humor aquoso?
A lâmina própria ela também é diferenciada, ela é toda esburacada e trabeculada essas trabéculas são revestidos por células endoteliais e formam os canais de schelemm, esses canais vão desaguar nas Veias episclerais e com isso vão contribuir para a drenagem do humor aquoso.
LIMBO IMAGEM HISTOLÓGICA
HUMOR AQUOSO É TRANSFERIDO PARA AS TRABÉCULAS QUE SÃO CONECTADOS COM AS VEIAS EPISCLERAIS, E OS CANAIS DE SCHLEMM VÃO SERVIR PARA A DRENAGEM DO HUMOR AQUOSO