Osteoclasto, Osteoclastogênese e Osteoporose. Flashcards
Os osteoclastos não pertencem à linhagem das células-tronco mesenquimais. Em vez disso, os osteoclastos derivam de quê?
Os osteoclastos não pertencem à linhagem das células-tronco mesenquimais. Em vez disso, os osteoclastos derivam dos precursores de monócitos originados na medula óssea
Como os monócitos chegam até o osso para formar os osteoclastos?
Os monócitos chegam ao osso através da circulação sanguínea e se fundem em células multinucleadas com até trinta núcleos para formar os osteoclastos, por meio de um processo regulado pelos osteoblastos
Quais são as Três funções essenciais dos Osteoclastos?
Os osteoclastos têm três funções essenciais:
1. Remodelação óssea pelo processo de renovação óssea. Esse processo envolve a remoção da matriz óssea em vários locais, seguida por sua substituição com novo osso pelos osteoblastos.
2. Formação apropriada dos ossos.
3. Extensão dos espaços medulares para permitir hematopoese.
O osteoclasto ocupa uma concavidade rasa chamada de quê?
Onde os osteoclastos são encontrados? (3)
O osteoclasto é uma célula grande (com até 100 µm de diâmetro) e altamente polarizada que ocupa uma concavidade rasa chamada lacuna de Howship ou compartimento ácido subosteoclástico
Os osteoclastos são encontrados no osso cortical (compacto), dentro dos canais haversianos e nas superfícies das trabéculas de osso esponjoso.
Após a ligação na matriz óssea visada, os osteoclastos geram um compartimento ácido isolado, necessário à reabsorção óssea. O compartimento ácido consiste em dois componentes essenciais
1) A borda em Escova
2) A Zona de Vedação.
O que é a Borda em escova?
A borda em escova, uma especialização da membrana plasmática .a libera H+ , catepsina K e (MMP-9), bem como a internalização dos produtos de degradação da matriz óssea nas vesículas revestidas e nos vacúolos para eliminação do material. Lembre-se de que os osteoclastos são um exemplo de tipo celular com lisossomos secretórios representados pela liberação de catepsina K no compartimento subosteoclástico.
Defina a Zona de Vedação.
A zona de vedação é montada em volta da circunferência apical do osteoclasto para vedar a lacuna de reabsorção óssea. A zona de vedação consiste na membrana plasmática associada aos filamentos de actina e à integrina αvβ3 , bem como na proteína osteopontina.
O citoplasma do Osteoclasto é muito rico em que?
O citoplasma do osteoclasto é muito rico em mitocôndrias, vesículas acidificadas e vesículas revestidas. A membrana das vesículas acidificadas contém H+-ATPase; as mitocôndrias são a fonte de trifosfato de adenosina (ATP) para induzir as bombas de H+-ATPase necessárias à acidificação do compartimento subosteoclástico para a ativação subsequente da catepsina K e da MMP-9.
A reabsorção óssea envolve o quê?
A reabsorção óssea envolve primeiro a dissolução dos componentes inorgânicos do osso (desmineralização óssea) mediada pela H+-ATPase (adenosina trifosfatase) dentro de um ambiente ácido, seguida pela degradação enzimática da matriz orgânica (consistindo em colágeno tipo I e proteínas não colagenosas) pela catepsina K e pela MMP-9.
O que ocorre quando o Osteoclasto é inativo?
A atividade osteoclástica é diretamente regulada pelo que(3)?
Quando o osteoclasto é inativo, a borda desordenada desaparece e o osteoclasto entra em fase de repouso. Os osteoclastos são temporariamente ativos em resposta a uma demanda metabólica para a mobilização do cálcio do osso para o sangue. A atividade osteoclástica é diretamente regulada pela calcitonina (sintetizada pelas células C do folículo tireoidiano), pela vitamina D3 e por moléculas regulatórias produzidas pelos osteoblastos.
A osteoclastogênese é desencadeada por duas moléculas específicas produzidas pelo osteoblasto, quais são elas?
1. Fator estimulador de colônias de macrófagos (M-CSF).
2. Ligante do fator nuclear kappa B (NF-κB) (RANKL).
O precursor do osteoclasto, derivado de monócito- macrófago, responde ao quê?
ao M-CSF, necessário para a sobrevivência e a proliferação do precursor
O que e o RANKL e como os dois fatores de transcrição : NF-κB e NFATc1 (fator nuclear de células T ativadas c1) desencadeiam a diferenciação do precursor do Osteoclasto?
O RANKL é um membro da superfamília do fator de necrose tumoral (TNF). O RANKL se liga ao receptor RANK na superfície do precursor do osteoclasto. A ligação do RANKL determina a trimerização do RANK e o recrutamento de uma molécula adaptadora chamada TRAF6 (receptor de TNF associado ao fator 6). O TRAF6 estimula uma cascata de sinalização, incluindo a realocação nuclear de dois fatores de transcrição: NF-κB e NFATc1 (fator nuclear de células T ativadas c1). No núcleo, esses dois fatores de transcrição ativam genes que desencadeiam a diferenciação do precursor de osteoclasto .
Os osteoblastos sintetizam a osteoprotegerina, uma proteína com alta afinidade de ligação pelo RANKL, qual a função da Osteoprotegerina?
A osteoprotegerina é uma proteína “armadilha” solúvel que se liga ao RANKL e impede a interação RANK-RANKL. Através desse mecanismo, a osteoprotegerina modula o processo osteoclastogênico
Qual a relação do Hormônio da paratireoide e a Expressão do RANKL.
O que um Aumento do Hormônio da paratireoide Pode ocasionar?
O que é o Denosumab?
1) O hormônio da paratireoide estimula a expressão do RANKL, de modo que a reserva de RANKL aumenta em relação à de osteoprotegerina.
2) O excesso de hormônio da paratireoide aumenta a osteoclastogênese, resultando na elevação dos níveis de cálcio no sangue causada pela maior reabsorção óssea.
3) O denosumab é um anticorpo monoclonal humano para o RANKL e funciona como a osteoprotegerina, prevenindo, assim, a perda óssea causada pela diferenciação excessiva dos osteoclastos e pela atividade estimulada pelo hormônio da paratireoide.