Osso Parte 2 Flashcards

1
Q

A matriz óssea apresenta componentes orgânicos (35%) e inorgânicos (65%). . Do que é composto o componente orgânico?

A

O componente orgânico contém fibras de colágeno tipo I (90%); proteoglicanos ricos em sulfato de condroitina, sulfato de queratano e ácido hialurônico e proteínas não colagenosas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A matriz óssea apresenta componentes orgânicos (35%) e inorgânicos (65%). . Do que é composto o componente inorgânico?

A

O componente inorgânico do osso é representado predominantemente por depósitos de fosfato de cálcio, com características cristalinas da hidroxiapatita. Os cristais são distribuídos ao longo do comprimento das fibras de colágeno por meio de um processo de montagem assistido por proteínas não colagenosas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que é o Colágeno tipo I e onde ele é predominante?

A

O colágeno tipo I é a proteína predominante da matriz óssea. No osso lamelar maduro, as fibras de colágeno têm uma organização altamente ordenada, com orientações diferentes no que diz respeito ao eixo do canal haversiano nas lamelas concêntricas sucessivas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são as proteínas não colagenosas da matriz(3) e por quem elas são sintetizadas?

A

As proteínas não colagenosas da matriz, sintetizadas pelos osteoblastos e com propriedades únicas na mineralização óssea, incluem osteocalcina, osteopontina e osteonectina

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O osso contém células de duas linhagens distintas, Quais são essas células e de onde elas são derivadas?

A
  1. O osteoblasto, de origem mesenquimatosa.
  2. O osteoclasto, derivado de um precursor de monócito.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Os osteoblastos são células similares às epiteliais com formas cuboides ou colunares, formando uma camada única que recobre todos os sítios de formação óssea ativa.

Os osteoblastos são células altamente polarizadas: depositam o quê?

A

Os osteoblastos são células altamente polarizadas: depositam osteoide, a matriz óssea orgânica não mineralizada, ao longo da interface osteoblasto-osso. Os osteoblastos iniciam e controlam a mineralização do osteoide.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Nas micrografias eletrônicas, os osteoblastos exibem as características típicas das células ativamente envolvidas em síntese proteica_, glicosilação e secreção_. Seus produtos específicos incluem o quê? (4)

A

colágeno tipo I, osteocalcina, osteopontina e osteonectina, bem como várias citocinas hematopoéticas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Os osteoblastos promovem forte reação química para o quê?

A

Os osteoblastos promovem forte reação química para a fosfatase alcalina, que desaparece quando as células são incorporadas à matriz como osteócitos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que ocorre quando a fromação óssea é concluída?

A

Quando a formação óssea é concluída, os osteoblastos se achatam e se transformam em osteócitos incorporados na matriz óssea mineralizada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que são os osteócitos, o que eles ocupam entre as lamelas, o que atravesssam as lamelas, como os osteócitos se conectam uns aos outros?

A

Os osteócitos são células altamente ramificadas, com seu corpo ocupando pequenos espaços, ou lacunas, entre as lamelas. Pequenos canais, os canalículos, atravessam as lamelas e interconectam as lacunas vizinhas. Os processos celulares dos osteócitos adjacentes são encontrados dentro dos canalículos. Eles se conectam uns aos outros por meio de junções comunicantes

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como acontece a nutrição nos osteócitos?

A

Os materiais nutrientes se difundem de um vaso sanguíneo dentro do canal haversiano através dos canalículos, entrando nas lacunas. Como se pode ver, a delicada rede de osteócitos depende não só da comunicação intercelular através das junções comunicantes, mas também da mobilização de nutrientes e moléculas de sinalização ao longo do ambiente extracelular dos canalículos que se estendem de uma lacuna para outra.

A vida de um osteócito depende desse processo de difusão de nutrientes, enquanto a vida da matriz óssea depende do osteócito. Os osteócitos podem permanecer vivos por anos, contanto que a vascularização seja estável.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Explique a diferenciação do pré-osteoblasto em osteoblasto e osteócito.

A

As células-tronco mesenquimais são as precursoras dos pré- osteoblastos e também dos fibroblastos, adipócitos, células musculares e condroblastos.

Os pré-osteoblastos mitoticamente ativos dão origem aos osteoblastos pós-mitóticos.

Depois, um subconjunto de osteoblastos se diferencia em osteócitos, aprisionados no osteoide mineralizado. Outros osteoblastos sofrem apoptose ou se tornam apenas células quiescentes do revestimento ósseo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual o Papel da Sox9 na osteoblastogênese?

A

O Sox9 desencadeia a diferenciação das células-tronco mesenquimais em préosteoblastos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A diferenciação dos pré-osteoblasto em osteoblastos é controlada por dois fatores de transcrição, quais são eles?

A

A diferenciação dos pré-osteoblastos em osteoblastos é controlada pelos fatores de transcrição Runx2 (proteína 2 do homeodomínio Runt) e Osterix (Osx)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

o Que é o Gene Runx9 e qual a sua função?

A

O gene Runx2 é o primeiro indicador, e o mais específico, de osteogênese. Junto com o gene Osx do fator de transcrição, o gene Runx2 modula a expressão da osteocalcina, uma proteína secretória específica expressa pelos osteoblastos pós-mitóticos. A osteocalcina é um marcador bioquímico do processo de osteogênese

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A expressão dos genes Runx2 e Osx é regulada pelas:

A

vias de sinalização Hedgehog (HH), Notch, Wnτ/b-catenina, proteína morfogênica óssea (BMP) e fator de crescimento de fibroblasto (FGF)

17
Q

O que acontece com os camundongos com deficiência de Runx2?

A

Os camundongos com deficiência de Runx2 se desenvolvem a termo e têm um esqueleto que consiste em cartilagem . Não há indicação de diferenciação dos osteoblastos ou de formação óssea nesses camundongos. Além disso, os camundongos com deficiência de Runx2 não possuem osteoclastos.

18
Q

Resumo em 4 passos com os osteócitos se diferenciam.

A

1) O processo de diferenciação do pré-osteoblasto em osteoblasto e, em seguida, em osteócito requer três fatores de transcrição: Sox9, Runx2 e Osterix (Osx), produzidos pela progênie de osteoblastos.
2) Já vimos que a condrogênese envolve o fator de transcrição Sox9. o Runx2 controla a conversão dos condrócitos em proliferação em condrócitos hipertróficos, um evento impedido pelo Sox9.
3) Os fatores de transcrição Sox9, Runx2 e Osx desempenham papel crítico no desenvolvimento do esqueleto.
4) As mutações nos genes que codificam esses fatores de transcrição são a base genética das doenças esqueléticas. Por exemplo, a total ausência da expressão do gene Runx2 determina que o esqueleto inteiro consista apenas em cartilagem.

19
Q

De forma coerente com as observações esqueléticas no camundongo com deficiência de Runx2, temos uma condição nos seres humanos conhecida como displasia cleidocraniana (DCC), A DCC é caracterizada pelo que?

A

A DCC é caracterizada por clavículas hipoplásicas, atraso na ossificação das suturas de certos ossos cranianos e mutações no gene Runx2.

20
Q

A leptina, um peptídeo sintetizado pelos adipócitos com afinidade de ligação ao seu receptor no hipotálamo, regula negativamente a formação óssea por meio de um mecanismo central. O mecanismo de controle leptínico-hipotalâmico inibe a produção e a liberação de serotonina. O que ocorre com Os camundongos com deficiência de leptina ou de seu receptor?

A

Os camundongos com deficiência de leptina ou de seu receptor têm massa óssea consideravelmente maior que os camundongos do tipo selvagem. Na verdade, os pacientes com lipodistrofia generalizada (ausência de adipócitos e tecido adiposo branco) exibem osteosclerose (maior endurecimento ósseo) e crescimento ósseo acelerado.