Sistema Tegumentar Flashcards
Qual a composição do sistema tegumentar? Qual sua função?
O sistema tegumentar é composto por pele e anexos cutâneos: glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas, folículo piloso, pelos e glândulas mamárias.
Principais funções: Devido à presença de receptores sensitivos, a pele permite a percepção de sensações como dor, temperatura e pressão. A pele protege o corpo contra agentes irritantes e microrganismos, e nos protege da radiação ultravioleta.
Quais são os tipos de epitélio e o que define estas classificações?
O epitélio pode ser dividido quanto a seu número de camadas e quanto ao formato de suas células. Em relação ao número de camadas, o epitélio pode ser simples, caso possua apenas uma camada de células, estratificado, caso possua mais de uma camada de células, ou pseudoestratificado, que possui a aparência de várias camadas mas todas as suas células se encontram na camada basal. Em relação ao formato das células, o epitélio pode ser pavimentoso, com células achatadas, cúbico, com células em formato de cubo, ou cilíndrico, com células de altura maior que sua largura. Além disso, o epitélio pode ser queratinizado, ao apresentar ou não queratina.
O que são os domínios apicais, laterais e basais em um epitélio? Cite exemplos.
Domínio apical: região do epitélio em contato com o meio externo. Apresenta diferenciação como microvilosidades em células intestinais, cílios no trato respiratório, e estereocílios.
Domínio lateral: região do epitélio em contato com as células vizinhas. Possui alta concentração de junções de adesão e comunicação como desmossomos, que conectam as células adjacentes, proporcionando resistência mecânica ao estresse físico.
Domínio basal: região do epitélio em contato com a lâmina basal. Possui hemidesmossomos, responsáveis por ancorar as células epiteliais à membrana basal.
O que é um tonofilamento? Qual sua importância/função na epiderme?
Tonofilamento é um tipo de filamento intermediário, constituído por conjuntos de filamentos da proteína de queratina organizados em feixes. Eles contribuem para o suporte estrutural da célula, conferindo coesão entre as células e resistência mecânica ao tecido, contribuem para o processo de queratinização da epiderme, possibilitando a impermeabilização da pele.
Quais são as características principais de cada estrato da epiderme? Como podemos identifica-los visualmente em uma lâmina de HE?
Estrato basal ou germinativo: camada mais interna da epiderme. Constituída por uma camada única de células epiteliais que realizam mitose, cubóide-cilíndricas, denominadas queratinócitos. Os queratinócitos aderem-se à lâmina basal através de hemidesmossomos, conjuntos de proteínas que realizam essa adesão.
Estrato espinhoso: maior camada do epitélio, composta de várias camadas de células poligonais que vão se achatando conforme migram para a superfície. Começam a produzir queratina e a possuir tonofilamentos, concentrados na periferia em projeções que terminam nos desmossomos. É chamado de estrato espinhoso, pois durante a fixação do tecido o citoplasma dessas células se retrai, mas as células continuam ligadas pelos desmossomos, evidenciando-os e fazendo com que pareçam espinhos (artefato).
Estrato granuloso: composto de 3 ou 4 camadas de células achatadas. Os queratinócitos produzem filagrina, um filamento proteico que agrega as queratinas formando grânulos. As células da camada mais exterior do estrato granuloso produzem grânulos lamelares, vesículas de lipídios que impermeabilizam a pele. Possui junções de oclusão ao invés de desmossomos, junções entre as células que limitam a passagem de substâncias.
Estrato lúcido: camada de células pertencente ao estrato córneo, correspondente a células do estrato granuloso que migraram para a superfície e perderam o núcleo e organelas, se tornando achatadas.
Estrato córneo: camada mais externa da epiderme, correspondente a células queratinizadas, anucleadas, achatadas e densamente preenchidas por tonofilamentos contendo queratinas.
Quais são os outros tipos de células presentes na epiderme além dos queratinócitos? Quais suas funções?
Melanócitos: células localizadas na camada basal da epiderme e na matriz dos pelos. Possui a função de produzir melanina, através de suas organelas melanossomos.
Célula de Langerhans: são derivadas de monócitos localizadas no estrato espinhoso e granuloso que migram da medula óssea para a epiderme. São responsáveis por reconhecer patógenos invasores, transportá-lo para um linfonodo, e recrutar células que circulam no sangue para combatê-lo.
Célula de Merkel: células localizadas no estrato basal, derivadas da crista neural, contendo pequenos grânulos elétron densos. Responsáveis por fazer sinapse com nervos sensitivos aferentes, possuindo uma função mecanorreceptora, em recebem sinais do tato a partir da abertura de canais iônicos pela deformação da membrana plasmático (pressão realizada na pele).
Qual a principal estrutura celular afetada no pênfigo bolhoso?
A principal estrutura celular afetada são os hemidesmossomos. A penfigóide bolhosa resulta em bolhas na pele, pois prejudica a adesão das células epiteliais, ao danificar a estrutura dos hemidesmossomos, o que resulta em seu descolamento mediante atrito, por exemplo. Com a separação dessas células epiteliais há a criação de espaços no tecido onde fluido proveniente de estruturas subjacentes pode se acumular, formando bolhas na pele.
Para cada estrato da epiderme, identifique a principal junção celular.
Estrato basal: hemidesmossomos. Estrato espinhoso: desmossomos. Estrato granuloso: junções de oclusão. Estrato córneo: tonofilamentos.
Além de causar a pigmentação da pele e pelos, qual outra função da melanina?
Outra função da melanina é na proteção contra raios ultravioletas. A melanina atua absorvendo a radiação UV e convertendo-a em calor, ajudando a reduzir os danos causados pelo UV nas células da pele.
Em que região podemos encontrar a pele espessa e a pele fina? Qual estrutura nos auxilia a diferenciar estes dois tipos de pele?
A pele espessa é encontrada em regiões do corpo que sofrem maior atrito e desgaste, como nas palmas das mãos e plantas dos pés, enquanto a pele fina é encontrada em áreas que não sofrem atrito frequente, como nas pálpebras e dorso das mãos. A estrutura que auxilia a diferenciar esses dois tipos de pele é o estrato córneo da epiderme, visto que ele é maior na pele espessa, visto que ela contém uma maior quantidade de células mortas devido ao atrito frequente.
Diferencie a derme papilar e a derme reticular.
A derme papilar é composta por tecido conjuntivo frouxo fibro-elástico e forma papilas dérmicas onde se localizam alças de pequenos vasos sanguíneos e terminações nervosas. A derme reticular é composta de tecido conjuntivo denso não modelado fibro-elástico, possui vasos sanguíneos.
Quais são os tipos de secreção glandular e como elas se diferenciam entre si?
Secreção holócrina: a célula acumula o produto da secreção no citoplasma, a célula é o próprio produto da secreção e é completamente secretada. Ex: glândula sebácea.
Secreção merócrina: a glândula secreta somente o produto da secreção. Ex: glândula sudorípara écrina.
Secreção apócrina: a célula acumula o produto de secreção na região apical e secreta esta parte da célula. Ex: glândula mamária.
Diferencie a glândula sudorípara écrina e apócrina quanto à sua função e morfologia.
Écrina: distribuída na pele do corpo, particularmente na testa, couro cabeludo, axilas, palma da mão e sola do pé; produz suor; função principal: termorregulação; células secretoras de formato cubóide a piramidal.
Apócrina: distribuição mais restrita: axilas, canal auditivo externo, região perianal, monte pubiano; função: secreção viscosa complexa, modificada por bactérias locais, permitindo o odor; não participam da termorregulação; iniciam a secreção na puberdade, possui ductos com epitélio estratificado cúbico que se abrem em folículos pilosos.
Quais estruturas fazem parte de uma unidade pilossebácea?
Unidade pilossebácea: pelo, folículo piloso, músculo eretor do pelo, glândula sebácea
Quais estruturas fazem parte de um folículo piloso?
O folículo piloso é uma invaginação do epitélio, com a função de produzir pelo. Constituição: infundíbulo (porção superior), istmo (porção média), bulbo piloso (porção inferior com matriz de células proliferativas), bainha folicular externa e bainha folicular interna.