Cartilagem Flashcards
O que é a cartilagem? Qual sua composição?
A cartilagem é um tecido conjuntivo especializado avascular, com a função de fornecer suporte estrutural e onde ocorre o deslizamento de estruturas. 95% de sua composição é de matriz extracelular, sendo 60 a 80% dessa composta de água, 2 a 8% de proteoglicanos e glicosaminoglicanos, 5% de proteínas e 15 a 20% de colágeno. Seus outros 5% são compostos de células específicas da cartilagem: os condroblastos e condrócitos.
O que são condroblastos e condrócitos? O que os diferencia?
Os condroblastos e condrócitos são células específicas dos tecidos cartilaginosos. Os condroblastos são células proliferativas, células jovens metabolicamente ativas, e secretoras de MEC, enquanto os condrócitos são células que originam de condroblastos, isto é, condroblastos maduros e menos metabolicamente ativos, que residem nas lacunas da matriz cartilaginosa.
Como diferenciar matriz interterritorial e territorial?
A matriz territorial se encontra imediatamente ao redor das células da cartilagem, onde se encontram os componentes recém sintetizados da MEC, portanto nessa região a matriz é mais densa. A matriz interterritorial constitui as áreas localizadas entre os grupos de células do tecido cartilaginoso, onde a matriz é menos densa, visto que após sua secreção na matriz territorial os componentes da MEC se encontram espalhados.
O que são grupos isógenos?
Grupos isógenos constituem condrócitos que se originam do mesmo condroblasto, mantendo-se agrupados.
Como identificar uma lacuna?
As lacunas constituem cavidades ou espaços na matriz extracelular da cartilagem que abrigam os condrócitos.
Qual a característica da MEC na cartilagem?
A MEC na cartilagem é composta principalmente de colágeno, fornecendo resistência à tração, proteoglicanos e glicosaminoglicanos, que fornecem resistência à compressão para o tecido.
Como acontece a condrogênese aposicional?
A condrogênese aposicional ocorre quando o pericôndrio condrogênio, composto de células indiferenciadas e genitoras de condroblastos, se diferenciam em condroblastos e secretam a matriz extracelular, originando mais tecido cartilaginoso.
Como acontece a condrogênese intersticial?
A condrogênese intersticial ocorre quando o condrócito sofre uma sinalização celular por meio da mecanotransdução, que induz os condrócitos a sofrerem mitose e formarem grupos isogênicos, que irão secretar a MEC e aumentar o tecido cartilaginoso.
O que é mecanotransdução e por que ela é tão importante na cartilagem?
A mecanotransdução é uma sinalização celular gerada por estímulos mecânicos, como tensão, compressão e cisalhamento, que irão deformar a MEC (gerando sinalização celular) e estimular o seu crescimento.
Quais são os tipos de cartilagem e o que as diferencia? Onde podemos encontrar cada uma delas?
Há três tipos de cartilagem: a cartilagem hialina, a fibrocartilagem, e a cartilagem elástica. A matriz extracelular da hialina é composta pelo colágeno tipo II e não possui elastina, ela não possui pericôndrio, portanto possui díficil recuperação, e é encontrada no joelho e nariz. A fibrocartilagem é composta de colágeno tipo I e é encontrada nos anéis intervertebrais. A cartilagem elástica é composta por colágeno tipo II e elastina, caracterizada por sua elasticidade, sendo encontrada na orelha e na epiglote.
Quais características da cartilagem são responsáveis pelo formato característico das orelhas de lutadores de jiu-jitsu ?
As orelhas são compostas de cartilagem elástica, que possui sua cicatrização realizada por fibroblastos, resultando em tecido conjuntivo denso fibroso após a cicatrização. Portanto, nos lutadores de jiu-jitsu, que sofrem socos excessivos em sua orelhas, as lesões contínuas resultarão em um formato diferente do das orelhas comuns, devido a cicatrização que transforma seu tecido elástico em conjuntivo denso fibroso.