Sistema reprodutor feminino Flashcards
Localize anatomicamente o útero:
O útero é um órgão muscular espesso localizado cavidade pélvica da mulher acima do assoalho pélvico, entre a bexiga e o reto; sendo que posteriormente a bexiga e a escavação vesicouterina e anteriormente ao reto e a escavação retouterina
Defina o útero:
O útero é subdividido em duas porções, a porção superior que corresponde dois terços do útero é denominada corpo e a porção inferior cérvice.
- Corpo: o corpo do útero tem formato piriforme e se estende do fundo superiormente até a cérvice inferiormente. Próximo a sua extremidade superior, as tubas uterinas entram no útero a ambos os lados nos cornos uterinos.
- Cervice: a cérvice de uma mulher adulta não gravida é mais estreita e mais cilíndrica que o corpo do útero. A extremidade superior se comunica com o corpo do útero através do óstio interno da cervice, e a extremidade inferior se abre na vagina através do óstio externo da cervice.
Identifique as estruturas do útero:
Inferoanteriormente a cada corno encontra-se o ligamento redondo e inferoposteriormente esta o ligamento ovariano. O fundo em formato de cúpula encontra-se superiormente aos pontos de entrada das tubas uterinas e é coberto por peritônio, o qual é continuo com as superfícies adjacentes. O fundo está em contato com as alças do intestino delgado e ocasionalmente com o colo sigmoide. As margens laterais do corpo são convexas, e a cada lado do seu peritônio é refletido lateralmente para forma o ligamento largo, o qual se estende como uma lâmina em direção á parede pélvica. A superfície anterior do útero é recoberta por peritônio, o qual é refletida por sobre a bexiga na prega uterovesical. A superfície posterior é convexa transversalmente, também é coberta por peritônio, cujo se estende para baixo até a cervice e a parte superior da vagina, e em seguida é refletida de volta em direção ao reto, na prega retouterino.
O peritônio parietal é refletido sobre o trato genital superior para produzir as pregas:
- Pregas uterovesical: a prega anterior consiste em peritônio refletido sobre a bexiga a partir do útero, na junção de sua cervice com o corpo.
- Pregas retovaginal: a prega posterior consiste em peritônio refletido a partir do nível do fórnice vaginal posterior sobre o reto.
- Ligamento largo: as pregas laterais se estendem a cada lado a partir do útero em direções ás paredes pélvica, onde elas se tornam continuas com o peritônio que recobre essas paredes.
Caracterize as camadas uterinas:
- O Perimétrio é representado pelo peritoneu visceral que recobre tanto a parte visceral como a intestinal do órgão ao nível das bordas laterais do mesmo, os dois folhetos expandem-se lateralmente para constituir os Ligamentos Largos do Útero.
- A tela subserosa é representada por uma fina camada de tecido conjuntivo quer se interpõem entre a túnica serosa e a túnica muscular.
- O Miométrio é formado por uma espessa camada de fibras musculares lisas que se distribuem, da periferia para a profundidade, em 3 planos: longitudinal, plexiforme e circular.
- O Endométrio forra toda a cavidade uterina..
Descreva a tuba uterina:
As tubas uterinas estão presas á parte superior do corpo do útero e seus óstios se abrem na cavidade uterina. A tuba segue lateral e superiormente, e consiste em quatro partes principais:
- Infundíbulo: na região mais próxima ao ovário e mais dilatada da tuba uterina. Nessa região encontramos várias projeções de tecido que são as pregas tubárias que estão associadas com as fímbrias (uma espécie de franja na tuba uterina – porção final da tuba uterina).
- Ampola: maior porção da tuba uterina e é a região onde ocorre a fecundação.
- Istmo: a medida em que a tuba uterina se aproxima do útero ela vai se estreitando; essa é o primeiro estreitamento.
- Intramural: segundo estreitamento, menor porção da tuba uterina que está associada a parede uterina; intramural significa que está dentro do parênquima uterino.
Localize anatomicamente o ovário:
Os ovários estão localizados em ambos os lados do útero, próximos a parede pélvica lateral, sendo suspensos na cavidade pélvica por uma dupla prega de peritônio, o mesovário, o qual esta preso ao limite superior da face posterior do ligamento largo do útero.
Identifique as estruturas em contato com o ovário:
A superfície lateral do ovário se encontra em contato com o peritônio parietal na fossa ovariana; sendo que atrás da fossa ovariana encontra-se estruturas retroperitoniais, como o ureter, os vasos ilíacos internos, os vasos e nervos obturatórios e a origem da artéria uterina.
A superfície medial esta voltada para o útero e para os vasos uterinos no ligamento largo, nesta região encontra-se um recesso peritonial, denominado de bursa ovariana.
A extremidade superior se encontra em contato com as fimbrias e a porção distal da tuba uterina.
A extremidade inferior esta voltada para baixo, em direção ao assoalho pélvico.
A borda anterior está voltada para o folheto posterior do ligamento largo e contém o mesovário.
A borda posterior é livre e esta voltada para o peritônio, o qual se sobrepõem á parte superior da artéria e da veia ilíacas internas, e o ureter.
Do lado direito, superior e lateralmente ao ovário, estão a junção íleocecal, o ceco e o apêndice vermiforme.
Do lado esquerdo o colo sigmoide passa sobre o polo superior do ovário e se une ao reto.
Onde está localizado os ovários na vida fetal?
Na vida embrionária os ovários estão localizados na região lombar, próximos ao rins. Eles descem gradualmente ao longo do gubernáculo e param na pelve menor.
Identifique os ligamentos que mantem os ovários em posição:
O Ligamento Suspensor do Ovário estende-se da fáscia do músculo psoas maior à extremidade tubal do ovário, enquanto o Ligamento Próprio do Ovário vai de sua extremidade uterina à borda lateral do útero, logo abaixo da implantação da base da tuba uterina.
Identifique as estruturas do sistema reprodutor feminino:
Os órgãos genitais femininos consistem de um grupo de órgãos internos e outro de órgãos externos.
Os Órgãos Internos estão no interior da pelve e consistem dos Ovários, Tubas Uterinas ou ovidutos, Útero e Vagina.
Os Órgãos Externos são superficiais ao diafragma urogenital e acham-se abaixo do arco púbico. Compreendem o Monte do Púbis, os Lábios Maiores e Menores do pudendo, o Clitóris, o Bulbo do Vestíbulo e as Glândulas Vestibulares Maiores. Estas estruturas formam a vulva ou pudendo feminino. As glândulas mamárias também são consideradas parte do sistema genital feminino.
Ligamentos que mantem o útero na sua posição anatômica:
O útero se encontra associado/revestido por uma prega de peritônio que é o ligamento largo do útero que recobre todo o útero como também, parcialmente a tuba uterina e os ovários, como se fosse uma espécie de tenda e se fixa as paredes da pelve; Além do ligamento largo, o útero possui outros 2 ligamentos importantes para manter ela na sua posição anatômica são: ligamentos úterossacrais (prendem o útero ao sacro); ligamentos redondos do útero que prendem o útero ao púbis.
Descreva a morfologia interna e externa dos ovários:
Os ovários possuem uma forma ovoide e estão localizados na cavidade abdominal, na zona pélvica, um de cada lado do útero. Estes têm a função de produzir as células reprodutoras femininas,os óvulos, e as hormonas sexuais femininas: o estrogênio e a progesterona.
O ovário apresenta na sua constituição duas importantes zonas, sendo elas a zona medular e a zona cortical:
Zona medular: é a zona mais interna do óvario, constituída por um tecido com numerosos vasos sanguíneos e nervos;
Zona cortical: é a zona mais superficial, com estruturas arredondadas denominadas por folículos ováricos em diferentes estados de desenvolvimento. Cada folículo ovárico é constituído por uma célula da linha germinativa, rodeada por uma ou mais camadas de células foliculares, que intervêm na nutrição e proteção da célula germinativa.