Sistema genital masculino Flashcards

1
Q

Caracterize anatomicamente o funículo espermático

A

A medida que os testículos atravessam a parede abdominal em direção ao escroto durante a vida fetal, ele leva artérias, veias, vasos linfáticos, nervos e o ducto deferente. Para que testículo chegue até o escroto este conta com o auxilio do canal inguinal, que na sua extremidade mais profunda apresenta o anel inguinal que permite a passagem do testículos e das demais estruturas que este leva ao logo do seu trajeto, formando destas forma o funículo espermático; que suspende o testículo no escroto se estendendo deste o anel inguinal profunda até a margem posterior do testículo.
O funículo se encontra anteriormente ao tendão do músculo adutor longo, é cruza anteriormente pela artéria pudenda externa superficial e posteriormente pela artéria pudenda externa profunda. O nervo ilioinguinal se localiza inferiormente ao funículo á medida que atravessa o canal inguinal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais são as fáscias presentes no funículo espermático e são provenientes de quais músculos?

A

No canal, o funículo adquire as túnicas a partir das camadas da parede abdominal que se estendem para o interior da bolsa escrotal como as fáscias espermática interna, cremastérica e espermática externa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Localize a caracterize anatomicamente o escroto

A

O escroto é um saco cutâneo fibromuscular, que contém em seu interior os testículos e as porções finais do funículo espermático, que é dividido em metade esquerdo e direito por uma rafe cutânea, sendo que esta se estende ventralmente até a face inferior do pênis e dorsalmente ao longo da linha mediana do períneo até o anus. Esta localizado logo abaixo da sínfise púbica entre as faces anteromedias da coxas. Por fim, é constituído por pele, túnica dartos e as fáscias espermáticas externas, cremastérica e espermáticas internas. A face espermática interna encontra-se frouxamente aderida a túnica parietal do processo vaginal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Localize anatomicamente os testículos:

A

Os testículos se encontram no interior do escroto, sendo localizados obliquamente. Estes apresentam um polo superior inclinado anterolateralmente e um polo inferior posteromedialmente. A margem anterior é convexa, enquanto que a margem posterior é quase reta, com o funículo espermático preso a ela. As faces anterior, medial, lateral e os ambos os polos são convexos, lisos e cobertos pela lâmina visceral, lâmina parietal da túnica vaginal e tecidos escrotais, nesta ordem de dentro para fora. Cada testículo está separado do seu homólogo por uma rafe fibrosa mediana, que se estende ventralmente até a face inferior do pênis e dorsalmente ao longo da linha mediana do períneo até o anus. A face posterior de cada testículo é a unica que esta parcialmente coberta pela túnica serosa. O epidídimo esta localizado da lateral do testículo. O testículo é revestido por três túnicas, de fora para dentro, túnica vaginal, túnica albugínea e túnica vasculosa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Descreva cada uma das túnicas que reveste o testículos:

A
  • A túnica vaginal é a extremidade inferior do processo vaginal do peritônio, cuja formação precede a descida do testículos do feto a partir do abdome até o escroto. Após esta migração, a parte proximal da túnica do anel inguinal interno até quase ao testículos, contrai-se é obliterada, deixando um saco distal fechado onde o testículo se encontra embainhado. A túnica é refletida a partir do testículo sobre a superfície interna do escroto e forma, deste modo, as laminas visceral e parietal da túnica vaginal. Sendo que a lamina visceral recobre todas as faces do testículo, exceto a maior parte da margem posterior. As laminas visceral e parietal são continuas em ambos os polos, mas no polo superior a lamina visceral passa sobre a cabeça do epidídimo antes da reflexão. Existe sempre uma película muito fina de líquido entre as duas lâminas da túnica vaginal, denominado de cavidade da túnica vaginal.
  • A túnica albugínea é um denso revestimento branco azulado do testículo, composto principalmente de feixes entrelaçados de fibras colágenas. Ela é recoberta externamente pela lâmina visceral da túnica vaginal, exceto na cabeça e cauda do epidídimo e margem posterior do testículo, onde vasos e nervos penetram. A túnica albugínea recobre a túnica vasculosa e, na margem posterior do testículo, projeta-se para o interior do testículo como um espesso septo fibroso incompleto, o mediastino do testículo, o qual se estende da extremidade superior á extremidade inferior do testículo. Vasos testiculares seguem em meio ao mediastino testicular.
  • Túnica vasculosa contém um plexo de vasos sanguíneos e delicado tecido conjuntivo frouxo, estende-se sobre a face interna da túnica albugínea, reveste os séptulos do testículo e, consequentemente, todos os lóbulos testiculares.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Descreva a anatomia interna dos testículos:

A

Septos que se originam do mediastino se estendem internamente para subdividir o testículo em aproximadamente em 250 lóbulos que diferem em tamanho, aqueles que se localizam mais centralmente são maiores e mais longos. Cada lóbulo contém de um a quatro túbulos seminíferos contorcidos, alças intensamente enoveladas cuja duas extremidades livres se abrem nos túbulos seminíferos no mediastino do testículo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

De a localização do epidídimo:

A

O epidídimo se localiza posterior e ligamentosamente lateralmente ao testículo, com o canal deferente localizado ao longo da sua face medial. O epidídimo é revestido pela túnica vaginal, não tão intimamente justaposta como o testículo, com exceção de sua margem posterior. Lateralmente, existe um sulco profundo entre o epidídimo e o testículo, denominado de seio do epidídimo. O canal deferente sobe a partir da cauda do epidídimo, indo até o anel inguinal profundo, no interior do funículo espermático.
Cabeça do epidídimo: a parte expandida superior que é composta de lóbulos formados pelas extremidades espiraladas de 12 a 14 dúctulos eferentes
Corpo do epidídimo: a maior parte é formada pelo ducto contorcido do epidídimo
Cauda do epidídimo: contínua com o ducto deferente, o ducto que transporta os espermatozoides do epidídimo para o ducto ejaculatório, de onde são expulsos pela uretra durante a ejaculaçã

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Descreva o ducto deferente:

A

O ducto deferente é a continuação distal do epidídimo e começa como um túbulo muscular na cauda do epidídimo. Conduz os espermatozoides até os ductos ejaculatórios. Inicialmente muito tortuosa, a porção contorcida do ducto se torna mais retilínea á medida que ele sobe ao longo da margem posterior do testículo, medialmente ao epidídimo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Descreva o trajeto do ducto deferente;

A

Começa na cauda do epidídimo, no polo inferior do testículo, Ascende posterior ao testículo, medial ao epidídimo. Penetra a parede do abdominal anterior atraves do canal inguinal. Cruza sobre os vasos ilíacos externos e entra na pelve. Segue ao longo da parede lateral da pelve, onde se situa externamente ao peritônio parietal. Termina unindo-se ao ducto da glândula seminal para formar o ducto ejaculatório

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Descreva o ducto ejaculatório:

A

Os ductos ejaculatórios são formados, de cada lado, pela união do ducto da glândula seminal e com a ampola do ducto deferente. Originam-se perto do colo da bexiga e seguem junto, anteroinferiormente, na base da próstata entre seus lobos médio e direito ou esquerdo e ao longo das laterais do utrículo prostático, Os ductos ejaculatórios convergem para se abrir no colículo seminal por meio de pequenas aberturas semelhantes a uma fenda sobre a abertura do colículo prostático ou dentro dessa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Descreva as vesículas seminais:

A

As vesículas seminais são tubos saculados e contorcidos localizados na parte postero-inferior da bexiga, em posição obliqua superiormente á próstata. Desta forma, situados entre o funda da bexiga e o reto. Apresenta formato piramidal, com base direcionada para cima e posterolateralmente, desta maneira, o polo superior é um fundo se saco e o polo inferior se estreita em um ducto reto, formando o ápice da piramide, que se une a ampola do ducto deferente para formar o ducto ejaculatório. A face anterior faz contato com a face posterior da bexiga e se estende desde a entrada do ureter até a base da próstata.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Localize a caracterize anatomicamente o pênis

A

O pênis consiste em uma raiz, fixa no períneo, e um corpo, livre e penduloso, completamente envolvido por pele.
Pele: A pele do pênis é delgada e frouxamente fixada á túnica albugínea. No colo da glande, ela é pregueada para formar o prepúcio, que recobre a glande irregularmente. Na face uretral da glande, uma prega mediana - frênulo - segue da face profunda do prepúcio para a glande, imediatamente próximo ao óstio.
Raiz: A raiz do pênis consiste em três massas de tecido erétil no triangulo urogenital, isto é, os dois ramos e o bulbo do pênis, firmemente fixados ao arco púbis e a membrana do períneo, receptivamente. Os ramos são as extremidades posteriores dos corpos cavernosos, e o bulbo é a extremidade posterior do corpo esponjoso.
Corpo: O corpo principal do pênis consiste em três massas de tecido erétil, os corpos cavernosos e direito e esquerdo e o corpo esponjoso, de posição mediana, os quais são continuações dos ramos e do bulbo do pênis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly