Sistema Nervoso Flashcards

1
Q

Qual é a composição do sistema nervoso histologicamente?

A

O SN é composto de neurônios e células da glia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que e quais são as células da glia?

A

São um tecido intersticial ao redor dos neurônios, responsável pelas funções de fornecer sustentação, energia e reparo aos neurônios
Astrócitos: é originado do tubo neural, responsável por prover nutrientes, manutenção do equilíbrio iônico extracelular, reparo e cicatrização, e liberação de gliotransmissores. Além disso, ele possui pés terminais que formam uma barreira hematoencefálica entre vasos sanguíneos e neurônios, controlando as substâncias que saem dos vasos e entram nos neurônios.
Oligodendrócitos: têm origem no tubo neural e são responsáveis por fazer a bainha de mielina do axônio no SNC ao enrolarem suas projeções ao longo do axônio.
Micróglias: são originadas da medula óssea e predominam na substância cinzenta, têm a função de remover resíduos tóxicos e células apoptóticas, reparo e direcionamento de células para o local de inflamação/lesão.
Células ependimárias: revestem as cavidades dos ventrículos cerebrais e o canal central da medula espinhal, secretando o líquido cerebrospinal/céfalorraquidiao que preenche essas cavidades.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que e quais são as células da glia?

A

São um tecido intersticial ao redor dos neurônios, responsável pelas funções de fornecer sustentação, energia e reparo aos neurônios

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são as principais divisões do sistema nervoso?

A

Divisão funcional:
- Somático: captação de estímulos pelos receptores localizados na pele ou interior de músculos e tendões, respostas voluntárias pela contração da musculatura estriada esquelética
- Vegetativo ou Autônomo: controle involuntário das glândulas, musculaturas estriada cardíaca e lisa dos vasos e vísceras
Divisão Anatômica:
- Central: encéfalo e medula espinhal
- Periférico: nervos espinhais e cranianos, e gânglios (conjunto de corpos neuronais fora do SNC)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais são as três meninges e do que são compostas?

A

As meninges são membranas de tecido conjuntivo divididas em três camadas: dura-máter (mais externa), aracnóide, e pia-máter (mais interna)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que são os seios venosos da dura-mater?

A

São um sistema de seios venosos entre as camadas externa e interna da dura-mater que drenam o sangue venoso intracraniano

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que diferencia a dura Mater das outras meninges?

A

A dura-mater possui dois folhetos (interno e externo) quando reveste o encéfalo, mas apenas seu folheto interno reveste a medula espinhal. Os seios venosos da dura Mater se localizam entre os dois folhetos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais são os espaços entre as meninges?

A
  • Espaço epidural: superior a dura-máter, entre ela e o periósteo que envolve o canal vertebral ou o crânio; contém um complexo de veias que drena a medula espinhal
    -Espaço subdural: espaço entre a dura-mater e aracnóide preenchido por liquor (possibilita que as duas meninges se mantenham em contato devido a pressão mecânica)
  • Espaço subaracnóide: abaixo da aracnóide, preenchido por liquor que protege o tecido nervoso mecanicamente
  • Espaço entre os folhetos interno e externo da dura-mater envolvendo o encéfalo
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Quais são as vesículas primárias e quais estruturas originam?

A

O encéfalo tem origem a partir de três vesículas primordiais: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo, que se formam na porção mais anterior ou rostral do tubo neural e que dá origem às suas principais divisões:
- Prosencéfalo: cérebro - telencéfalo + diencéfalo
- Tronco encefálico: mesencéfalo; ponte + bulbo (rombencefalo)
- cerebelo (rombencéfalo)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais são as estruturas representadas pelas cores na imagem? *Foto favorita da cérebro

A
  • Vermelho: cerebelo
  • Laranja: bulbo
  • Amarelo: ponte
  • Verde claro: mesencéfalo
  • Azul: diencéfalo
  • Roxo: corpo caloso
  • Azul escuro: lobo occipital
  • Rosa: lobo parietal
  • Preto: lobo frontal
  • Branco: IV ventrículo
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais são os lobos do cérebro e onde estão localizados?

A

Cada hemisfério contém 5 lobos:
- frontal
- parietal
- occipital
- temporal
- insular
Olhar segunda imagem de cérebro favoritada para ver suas localizações

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais são os ventrículos do sistema nervoso e onde estão localizados?

A

Ver imagens favoritadas
- Ventrículos laterais direito e esquerdo: no interior dos hemisférios cerebrais (telencéfalo) estão localizados os respectivos ventrículos laterais direito e esquerdo, separados entre si pelo septo pelúcido
- III ventrículo: os ventrículos laterais se conectam inferiormente e individualmente com o III ventrículo, através de duas aberturas, os forames interventriculares. O III ventrículo é uma cavidade estreita localizada no interior do diencéfalo e se continua inferiormente com o IV ventrículo através de um pequeno conduto localizado no interior do mesencéfalo, o aqueduto cerebral.
- Aqueduto cerebral: canal no mesencéfalo
- IV ventrículo: entre a ponte, bulbo (assoalho) e cerebelo (teto)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais são as divisões do encéfalo?

A
  • Cérebro: Telencéfalo + Diencéfalo (tálamo + hipotálamo, onde se localiza a hipófise + epitálamo, onde se localiza a glândula pineal)
  • Tronco Encefálico: mesencéfalo, ponte e bulbo
  • Cerebelo
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é o cone medular, o filamento terminal e a cauda equina? Completar depois

A

A medula espinhal ocupa 2/3 do canal vertebral, terminando, nas vértebras L1/L2, com um estreitamento de forma cônica chamado cone medular. O filamento medular é um prolongamento das três meninges que sai do cone medular e se fixa no dorso do cóccix. A cauda equina está localizada abaixo do cone medular e é um conjunto das raízes nervosas com origem das regiões inferiores da medula espinhal, envolvidas pelas três meninges

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Como é formado um nervo espinhal e de onde são originados?

A

Cada nervo espinhal, por sua vez, é formado pela união de uma raiz nervosa ventral (motora) com uma raiz dorsal (sensitiva) que possui um gânglio. Os nervos espinhais têm sua origem aparente nos sulcos laterais anterior e posterior da medula espinhal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais são os nervos cranianos? Onde estão localizados? São sensitivos, motores ou mistos?

A

Os nervos cranianos são 12 pares de nervos que apresentam denominação própria e tem origem na face ventral do cérebro (I e II) e do tronco encefálico (III ao XII), exceção feita ao nervo troclear (IV par) que tem sua origem dorsal. Podem ser mistos, exclusivamente sensitivos ou exclusivamente motores. São eles:
I – Nervo Olfatório (sensitivo)
II – Nervo Óptico (sensitivo)
III – Nervo Oculomotor (motor)
IV – Troclear (motor)
V – Nervo Trigêmeo (misto)
VI – Abducente (motor)
VII – Nervo Facial-intermédio (misto) VIII – Nervo Vestíbulo-coclear (sensitivo)
IX – Nervo Glossofaríngeo (misto)
X – Nervo Vago (misto)
XI – Nervo Acessório (motor)
XII – Nervo Hipoglosso (motor)
Localização anatômica nas imagens favoritadas

17
Q

O que é o sistema nervoso autônomo e como ele é dividido?

A

Essa divisão do sistema nervoso é responsável pela inervação da musculatura lisa das vísceras e dos vasos sanguíneos; pela inervação da musculatura estriada cardíaca e pela inervação das glândulas. O SNA é dividido em simpático e parassimpático, que geralmente possuem funções contrárias ou antagônicas. A divisão simpática do SNA é ativada em situações de estresse e emergência, preparando o organismo para a luta ou fuga, envolvendo dessa forma maior gasto de energia, estimulando as estruturas do corpo. Ao contrário disso, a divisão parassimpática é estimulada quando o organismo se encontra em repouso e saciedade, por exemplo; gerando pouco gasto de energia, desestimulando as estruturas do corpo.

18
Q

Onde estão localizados os neurônios pré-ganglionares das divisões simpática e parassimpática?

A

Simpático: O neurônio pré-ganglionar da divisão simpática do SNA tem origem da coluna lateral da substância cinzenta entre os segmentos T1 a L2da medula espinhal.
Parassimpático: O neurônio pré-ganglionar da divisão parassimpática do SNA tem origem (1) craniana, a partir de alguns nervos cranianos (III par: oculomotor; VII par: facial intermédio; IX par: glossofaríngeo e; X par: vago), para inervação das glândulas salivares e lacrimais e das vísceras cervicais, torácicas e grande parte das abdominais; e (2) sacral (dos segmentos S2, S3 e S4), a partir da medula espinhal, para inervação da parte distal do canal alimentar e das vísceras pélvicas.

19
Q

Como ocorre a sinapse entre os neurônios pré e pós ganglionares do SNA?

A

A partir dos ramos comunicantes brancos, as fibras pré-ganglionares podem fazer sinapse com os neurônios pós-ganglionares: (1) nas cadeias ou troncos simpáticos paravertebrais (conjunto de gânglios e ramos interganglionares que se estendem da região cefálica até o cóccix – Figuras5.25 e5.26); ou (2) nos gânglios pré-vertebrais, localizados anteriormente a alguns ramos da aorta abdominal (celíaco, mesentérico superior, aórtico-renais e mesentérico inferior). Os neurônios pós-ganglionares chegam então àsvísceras ou glândulas junto à parede dos vasos sanguíneos. Algumas fibras pré-ganglionares, após sinapse nos gânglios das cadeias paravertebrais, voltam ao trajeto dos 31 pares de nervos espinhais pelos ramos comunicantes cinzentos, para inervação simpática da pele (vasoconstrição, ereção de pelos e sudorese).

20
Q

Onde é produzido e drenado o liquor?

A

No interior dessas cavidades estão os plexos coroides, estruturas vasculares responsáveis pela produção do líquor ou líquido cefalorraquidiano ou cerebrospinal, que ocupa todo o sistema ventricular e o canal central da medula espinhal. O liquor é absorvido nas granulações aracnoides.