Artrologia Flashcards
Definir articulação ou juntura
Articulações ou junturas são a união entre dois ou mais ossos ou cartilagens no esqueleto, independentemente do grau de movimentação apresentado nessa junção
Dizer as características que permitam classificar as articulações em dois grandes grupos: Diartroses e Sinartroses.
Há dois tipos de articulações: a diartroses e as sinartroses. As diartroses são articulações que apresentam movimentação, possuindo uma cavidade entre os ossos para permitir movimento. Enquanto as sinartroses são articulações que não apresentam movimento, articulações por continuidade que não possuem uma cavidade articular.
Dizer qual o critério que permite dividir as sinartroses em articulações fibrosas e cartilaginosas.
As sinartroses cartilaginosas possuem a cartilagem como o tecido conjuntivo interposto entre os ossos aos quais se liga, enquanto as sinartroses fibrosas possuem o tecido conjuntivo fibroso interposto.
Descrever as principais características e dar exemplos das sinartroses fibrosas
Sindesmoses: possuem grande quantidade de tecido conjuntivo fibroso. Exemplo: articulação entre a tíbia e a fíbula, articulação entre o rádio e a ulna. Suturas: possui pouco tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Exemplo: suturas do crânio (sutura frontal, sagital, etc)
Descrever as principais características e dar exemplos das sinartroses cartilaginosas: sincondroses e sínfises.
Sínfises: o tipo de cartilagem presente nesse tipo de articulação é a fibrocartilagem. Exemplos: sínfise entre as vértebras da coluna vertebral, sínfise pubiana (localizada entre os dois ossos do osso púbico).
Sincondroses: o tipo de cartilagem presente nesse tipo de articulação é a cartilagem hialina. Exemplos: cartilagem ligando as costelas com o esterno.
Dizer a função de cada um dos constituintes de uma diartrose típica (articulações sinoviais).
A cartilagem articular tem a função de reduzir o atrito entre os ossos durante o movimento e distribuir uniformemente a pressão aplicada sobre a articulação. A cavidade articular permite que as articulações deslizem umas sobre as outras, evitando desgaste. A cápsula articular é uma capa de tecido conjuntivo denso que contém o líquido sinovial presente na cavidade articular, delimitando-a e promovendo mais estabilidade. A membrana sinovial tem a função de secretar o líquido sinovial. O líquido sinovial tem a função de fornecer lubrificação para a articulação, contribuir para o amortecimento e distribuição das forças de impacto resultantes do movimento, e fornecer nutrientes para as células da articulação. Os ligamentos são feixes de tecido conjuntivo que se estendem de um osso ao outro para aumentar a estabilidade.
Classificar as diartroses quanto ao número de superfícies articulares.
Em relação ao número de superfícies articulares, isto é, do número de ossos envolvidos na articulação, as diartroses podem ser classificadas como simples, quando possuem apenas dois ossos como as articulações das mão entre metacarpos e falanges, ou compostas, quando possuem mais de dois ossos como na articulação entre úmero e rádio + ulna.
Classificar as diartroses quanto ao número de seus eixos de movimento.
As diartroses são classificadas como triaxiais quando possuem três eixos de movimento, como a articulação entre ombro e braço, biaxiais quando possuem dois eixos de movimento, como a articulação do pulso, monoaxiais quando possuem um eixo de movimento, como nas articulações do cotovelo e pescoço, e sem eixo de movimento.
Baseado na forma da superfície articular, definir e dar exemplos de diartroses: planas, cilíndricas (gínglimos angulares e gínglimos laterais), elipsóides, esferóides e selares.
Esferóides: a extremidade em forma de bola de um osso se ajusta à extremidade em forma de soquete de outro, permitindo todos os movimentos, como articulações do ombro e do quadril. Elipsóides: é uma reduzida configuração esférica em que a rotação não é possível, como articulação radiocárpica (pulso). Selar: as superfícies côncavas de dois ossos se articulam uma com a outra, todos os movimentos são possíveis mas a rotação é limitada, como na articulação carpometacárpica do dedão. Cilíndricas: a superfície em forma de C de um osso gira em torno da superfície redonda de outro, o movimento é limitado a apenas um eixo, sendo os gínglimos angulares limitados a flexão/extensão e os gínglimos verticais limitados a rotação, exemplos: cotovelo, tornozelo, articulações interfalângicas. Planas: duas superfícies planas opostas de ossos deslizam uma pela outra, o movimento é limitado ao deslizamento (não possui eixo de deslocamento), exemplo: articulações intercárpicas.
Definir os movimentos de flexão-extensão, abdução-adução, rotação e circundução.
O movimento de flexão-extensão é um movimento ao longo do plano sagital, o de abdução-adução é um movimento ao longo do plano frontal, e o de rotação é ao longo do plano transversal.