Sistema Circulatório Flashcards
Quais são as funções do sistema circulatório?
Oxigenação e nutrição das células;
Retirada de CO2 e metabólitos celulares;
Transporte de substâncias no sangue: hormônios, células de defesa, vitaminas
Quais são as veias e artérias que saem/chegam em casa átrio e ventrículo? Para onde se direcionam? Com qual função?
AE: 4 veias pulmonares - trazem o sangue arterial (oxigenado) dos pulmões
VE: artéria aorta - leva o sangue arterial para os órgãos e tecidos do corpo
AD: veias cavas superior e inferior - traz o sangue rico em CO2 (venoso) depois de perfundir o corpo
VD: artéria pulmonar - leva o sangue venoso para perfundir os pulmões e se tornar oxigenado
Quais são os tipos de ramos arteriais?
Ramos terminais: vaso principal perde individualidade - Ex: artéria ilíaca comum
Ramos recorrentes: fluxo sanguíneo do ramo é contra o vaso principal - Ex: artéria frênica
Ramos colaterais: fluxo sanguíneo do ramo na mesma direção do vaso principal
Descreva a pequena e grande circulações
Pequena circulação: começa no ventrículo direito, com sangue venoso saindo pelas artérias pulmonares, perfudindo os pulmões, e sangue arterial chegando no átrio esquerdo pelas veias pulmonares.
Grande circulação: começa no ventrículo esquerdo, com sangue arterial saindo da artéria aorta, perfudindo o corpo, e sangue venoso chegando no átrio direito pelas veias cavas.
Quais são as valvas presentes no coração e onde estão localizadas?
No coração, observamos a presença de quatro valvas cardíacas: entre o átrio direito e o ventrículo direito está localizada a valva atrioventricular direita (VAVD) ou tricúspide (1); entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, a valva atrioventricular esquerda (VAVE) (bicúspide ou mitral) (2); na raiz da aorta está localizada a valva aórtica (VA) (3); e no início do tronco pulmonar, a valva do tronco pulmonar (VTP) (4). É importante ressaltar que valva é um conjunto de válvulas ou cúspides
O que é o pericárdio e como é dividido?
O coração e a origem dos vasos da base são revestidos por uma lâmina fibroserosa denominada pericárdio (Figuras6.20 e6.21), importante na proteção do órgão e na sua contensão, evitando sua expansão excessiva. Possui uma lâmina fibrosa externa (o saco pericárdico) e uma lâmina serosa interna dividida em dois folhetos: parietal e visceral (ou epicárdio). Entre esses dois folhetos da sua lâmina serosa, encontra-se a cavidade pericárdica contendo um filme líquido que evita o atrito do coração durante seus batimentos.
Qual a função do sistema linfático?
O sistema linfático representa um conjunto de capilares, vasos, troncos e ductos linfáticos, que atua como um sistema auxiliar ao sistema venoso, na coleta de líquido intersticial que então retorna aos vasos venosos e linfáticos e finalmente ao coração. Esse sistema também tem uma função importante na defesa do corpo humano, uma vez que no trajeto dos seus vasos linfáticos, são observadas dilatações denominadas linfonodos, responsáveis pela filtração da linfa. A presença de microrganismos no interior dos linfonodos faz com que ocorra proliferação de anticorpos no seu interior, com consequente aumento do seu volume (popularmente denominados ínguas), e representando uma resposta positiva do organismo às infecções.
Quais são os órgãos anexos do sistema circulatório e quais as suas funções?
Tonsilas: grupamentos de tecido linfático localizados na mucosa da faringe. Protegem o organismos contra infecções na entrada oral e nasal. Ex: tonsilas palatinas (amígdalas), e tonsila faríngea
Timo: localizado sobre os vasos da base do coração. Contém células linfócitos T. Involui gradualmente e é substituído por tecido adiposo.
Medula óssea: ocupa principalmente a diáfise dos ossos longos. Possui função hematopoiética.
Baço: principal órgão linfóide, localizado na cavidade abdominal abaixo do diafragma e próximo ao pâncreas. Responsável pelo armazenamento de sangue, apoptose/degradação das hemácias e produção de anticorpos.
Linfonodos: único órgão linfóide associado a corrente linfática. Concentrados nas regiões suandibular, axilar e abdominal. Responsáveis pela filtragem da linfa.