Miologia Flashcards
Conceituar miologia.
A miologia é a parte da anatomia que estuda os músculos.
Dizer qual a propriedade fundamental do tecido muscular.
A propriedade fundamental do tecido muscular é a de contratilidade, que é a capacidade de, em resposta a um estímulo, encurtarem seu eixo a partir de um estado de repouso relativo ou absoluto
Conceituar músculo de vida vegetativa e da vida de relação.
Os músculos de vida vegetativa são predominantemente viscerais ou esplâncnicos, enquanto os de vida de relação são os músculos da locomoção e da respiração.
Definir músculo esquelético e cutâneo.
Os músculos esqueléticos são os músculos ligados aos ossos e controlam o movimento do corpo. Os músculos cutâneos são os músculos encontrados na pele, localizados na camada subcutânea e responsáveis pela alteração na textura e expressão facial.
Dizer qual a condição fundamental para que um músculo esquelético atue na produção de um determinado movimento articular.
A condição fundamental para que um músculo esquelético atue na produção de um determinado movimento articular é que ele esteja ligado aos ossos em ambos os lados da articulação que deseja mover.
Conceituar músculo mono, bi e poliarticular. ExempIificar.
Os músculos monoarticulares cruzam apenas uma articulação, exemplo: músculo braquial (um dos principais flexores do antebraço na articulação do cotovelo). Os músculos biarticulares cruzam duas articulações, exemplo: bíceps. Os músculos poliarticulares cruzam várias articulações, exemplo: músculos flexores profundos e superficiais dos dedos.
Enumerar os diferentes constituintes de um músculo esquelético.
Um músculo esquelético é constituído por tendão ou aponeurose quando ele é laminar, que é não contrátil, feito de tecido conjuntivo denso modelado, e é localizado nas extremidade do músculo, onde ele se liga aos ossos; e ventre muscular, que a parte contrátil, na região central do músculo.
Conceituar origem e inserção de um músculo.
A inserção de um músculo é o ponto ósseo que oferece sustentação para o músculo, enquanto a origem é o ponto do músculo que não sofre contração, não se move.
Conceituar fibras musculares, brancas, vermelhas.
As fibras musculares são classificadas como estriadas ou esqueléticas, e são inervadas pelo sistema nervoso central e possuem contração voluntária. As fibras de coloração branca são classificadas como lisas ou viscerais, são inervadas pelo sistema nervoso autônomo e possuem contração involuntária. As fibras de coloração vermelha são as do músculo estriado cardíaco (e esquelético), são inervadas principalmente por um sistema nervoso próprio do coração e possuem contração involuntária.
Especificar os critérios que justificam a nomenclatura dos diferentes músculos.
Há cinco tipos de critérios para classificar os músculos, de acordo com: número de articulações que cruzam, quantidade de ventres musculares, número de tendões de origem, número de tendões de inserção, forma e disposição das fibras contráteis.
Definir anexos musculares. Enumerá-los, dar exemplos
Anexos musculares são as estruturas que compõem o músculo. São: o endomísio, bainha de tecido conjuntivo que envolve cada fibra; o perimísio, bainha de tecido conjuntivo que envolve um fascículo; o epimísio, tecido conjuntivo frouxo que envolve o músculo e ajuda a fixar o músculo no periósteo; o septo intermuscular, cavidade que separa os diferentes músculos; e o fascículo, conjunto de fibras musculares envolta pelo perimísio.
Definir músculo agonista, antagonista e sinérgico de um movimento.
Um músculo agonista é o principal músculo que realiza determinado movimento, um músculo antagonista realiza o movimento oposto ao agonista, e um músculo sinérgico bloqueia determinadas articulações para impedir a contração de certos músculos, como quando eu levanto o braço, há músculos sinérgicos impedindo que o braço se dobre. Determinados músculos podem ser agonistas para certo movimento e antagonistas para outro.
Apontar/nomear exemplos de músculos mono, bi e poliarticular.
Monoarticular: músculo braquial e coracobraquial. Biarticular: músculo bíceps braquial. Poliarticular: músculos das mãos
Identificar músculos bíceps, tríceps, quadríceps, digástrico, poligástrico, policaudato e fasciculado.
A classificação de bíceps, tríceps e quadríceps é em relação ao número de tendões de origem. Bíceps: dois tendões de origem (bíceps braquial). Tríceps: três tendões de origem (tríceps braquial). Quadríceps: quatro tendões de origem (músculo da coxa). Enquanto a classificação de monogástrico, digástrico e poligástrico é em relação a quantidade de ventres musculares. Monogástrico: um ventre (ex: músculo braquial). Digástrico: dois ventres (ex: músculo do assoalho da boca). Poligástrico: mais de dois ventres (ex: músculo do interior do abdômen). A classificação de monocaudato e policaudato é em relação ao número de tendões de inserção. Monocaudato: um tendão de inserção e um de origem (ex: músculo braquial). Policaudato: um de origem e vários tendões de inserção (ex: músculo extensor dos dedos das mãos ou pés).
Apontar/nomear músculos esqueléticos quadrangulares, fusiformes, chatos e planos.
Esses músculos apresentam uma disposição das fibras contráteis paralela. Quadrangulares: Músculos com uma forma aproximadamente quadrada ou retangular, como o músculo deltóide no ombro.
Fusiformes: Músculos que são mais espessos no meio e afilam nas extremidades, como o bíceps braquial no braço.
Chatos: Músculos que têm uma forma achatada, como o músculo reto abdominal no abdômen.
Planos: Músculos que são largos e finos, encontrados em camadas sobrepostas, como os músculos do abdômen e das costas.