Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal (Decreto nº 6.029/2007 Flashcards
O Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal tem como objetivo apenas monitorar a conduta dos servidores públicos. Verdadeiro ou falso?
Falso.
‘O Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal tem como finalidade promover atividades relacionadas à conduta ética, integrando órgãos, promovendo transparência e incentivando a gestão ética pública.’ (Art. 1º, Decreto nº 6.029/2007)
Uma das competências do Sistema de Gestão da Ética é articular ações para efetivar procedimentos de incentivo à gestão ética pública. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
‘IV - Articular ações com vistas a estabelecer e efetivar procedimentos de incentivo e incremento ao desempenho institucional na gestão da ética pública do Estado brasileiro.’ (Art. 1º, Decreto nº 6.029/2007)
Somente a Comissão de Ética Pública (CEP) integra o Sistema de Gestão da Ética. Verdadeiro ou falso?
Falso.
‘O Sistema de Gestão da Ética é integrado pela Comissão de Ética Pública (CEP), pelas Comissões de Ética do Decreto nº 1.171/1994 e pelas demais comissões equivalentes nos órgãos do Executivo Federal.’ (Art. 2º, Decreto nº 6.029/2007)
A Comissão de Ética Pública (CEP) é composta por sete membros, todos brasileiros, com idoneidade moral e reputação ilibada. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
‘A CEP será integrada por sete brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública.’ (Art. 3º, Decreto nº 6.029/2007)
Os membros da CEP recebem remuneração por seus trabalhos. Verdadeiro ou falso?
Falso.
‘A atuação no âmbito da CEP não enseja qualquer remuneração para seus membros e os trabalhos nela desenvolvidos são considerados prestação de relevante serviço público.’ (Art. 3º, § 1º, Decreto nº 6.029/2007)
O mandato dos membros da CEP é de três anos, sendo permitida uma única recondução. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
‘Os membros da CEP têm mandatos de três anos, não coincidentes, permitida uma única recondução.’ (Art. 3º, Decreto nº 6.029/2007)
O Presidente da CEP não possui voto de qualidade nas deliberações. Verdadeiro ou falso?
Falso.
‘O Presidente terá o voto de qualidade nas deliberações da Comissão.’ (Art. 3º, § 2º, Decreto nº 6.029/2007)
Os mandatos iniciais dos membros da CEP foram estabelecidos em períodos de um, dois e três anos. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
‘Os mandatos dos primeiros membros serão de um, dois e três anos, estabelecidos no decreto de designação.’ (Art. 3º, § 3º, Decreto nº 6.029/2007)
A CEP atua como instância consultiva do Presidente da República e Ministros de Estado em matéria de ética pública. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
‘I - À CEP compete atuar como instância consultiva do Presidente da República e Ministros de Estado em matéria de ética pública.’ (Art. 4º, Decreto nº 6.029/2007)
Uma das atribuições da CEP é administrar a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
‘II - À CEP compete administrar a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal, incluindo submetê-lo a melhorias, dirimir dúvidas e apurar condutas em desacordo com suas normas.’ (Art. 4º, Decreto nº 6.029/2007)
A CEP não possui competência para supervisionar o Sistema de Gestão da Ética Pública do Poder Executivo Federal. Verdadeiro ou falso?
Falso.
‘IV - À CEP compete coordenar, avaliar e supervisionar o Sistema de Gestão da Ética Pública do Poder Executivo Federal.’ (Art. 4º, Decreto nº 6.029/2007)
A CEP é responsável por dirimir dúvidas de interpretação sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
‘III - À CEP compete dirimir dúvidas de interpretação sobre as normas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal de que trata o Decreto nº 1.171, de 1994.’ (Art. 4º, Decreto nº 6.029/2007)
Os membros da CEP têm autonomia para escolher seu próprio presidente. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
‘VI - À CEP compete escolher o seu Presidente.’ (Art. 4º, Decreto nº 6.029/2007)
A CEP é vinculada diretamente à Secretaria-Executiva da Casa Civil. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
‘Parágrafo único. A CEP contará com uma Secretaria-Executiva, vinculada à Casa Civil da Presidência da República, à qual competirá prestar o apoio técnico e administrativo aos trabalhos da Comissão.’ (Art. 4º, Decreto nº 6.029/2007)
As Comissões de Ética das entidades ou órgãos do Decreto nº 1.171/1994 devem ser compostas por três membros titulares e três suplentes. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
‘Art. 5º Cada Comissão de Ética de que trata o Decreto nº 1.171, de 1994, será integrada por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente.’ (Art. 5º, Decreto nº 6.029/2007)
Os membros das Comissões de Ética têm mandatos coincidentes de três anos. Verdadeiro ou falso?
Falso.
‘Os mandatos dos membros das Comissões de Ética são de três anos, mas não coincidentes, conforme designação pelo dirigente máximo do órgão ou entidade.’ (Art. 5º, Decreto nº 6.029/2007)
É dever do dirigente de entidade ou órgão assegurar as condições para que as Comissões de Ética cumpram suas funções sem prejuízo aos seus integrantes. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
‘I - É dever do titular de entidade ou órgão da Administração Pública Federal assegurar as condições de trabalho para que as Comissões de Ética cumpram suas funções, inclusive para que do exercício das atribuições de seus integrantes não lhes resulte qualquer prejuízo ou dano.’ (Art. 6º, Decreto nº 6.029/2007)
Os titulares dos órgãos devem conduzir a avaliação da gestão da ética em seus âmbitos conforme orientação da CEP. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
‘II - É dever do titular de entidade ou órgão conduzir em seu âmbito a avaliação da gestão da ética conforme processo coordenado pela Comissão de Ética Pública.’ (Art. 6º, Decreto nº 6.029/2007)
As Comissões de Ética atuam como instância consultiva para dirigentes e servidores em seus respectivos órgãos ou entidades. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
‘I - Compete às Comissões de Ética atuar como instância consultiva de dirigentes e servidores no âmbito de seu respectivo órgão ou entidade.’ (Art. 7º, Decreto nº 6.029/2007)
É função das Comissões de Ética recomendar e avaliar ações para disseminar normas de ética e disciplina em seus órgãos. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
‘II - As Comissões de Ética devem recomendar, acompanhar e avaliar ações objetivando a disseminação, capacitação e treinamento sobre as normas de ética e disciplina.’ (Art. 7º, Decreto nº 6.029/2007)
As Comissões de Ética não possuem competência para apurar condutas em desacordo com normas éticas. Verdadeiro ou falso?
Falso.
‘II - As Comissões de Ética devem apurar, mediante denúncia ou de ofício, condutas em desacordo com as normas éticas pertinentes.’ (Art. 7º, Decreto nº 6.029/2007)
As Comissões de Ética devem supervisionar a observância do Código de Conduta da Alta Administração Federal e comunicar possíveis descumprimentos à CEP. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
‘IV - Compete às Comissões de Ética supervisionar a observância do Código de Conduta da Alta Administração Federal e comunicar à CEP situações que possam configurar descumprimento de suas normas.’ (Art. 7º, Decreto nº 6.029/2007)