Síndromes Coronarianas Agudas Flashcards
As principais causas cardíacas de dor torácica são…
As principais causas cardíacas de dor torácica são Isquemia Pericardite Aguda e Dissecção Aguda da Aorta.
A dor cardíaca isquêmica é causada especialmente por ____, com uma prevalência geral de cerca de x% nas pessoas a partir dos 20 anos de idade, sendo mais frequente em…
A dor cardíaca isquêmica é causada especialmente por Doença Arterial Coronariana (DAC), com uma prevalência geral de cerca de 6,3% nas pessoas a partir dos 20 anos de idade, sendo mais frequente em homens (7,4%) do que em mulheres (6,5%).
Os seis fatores de risco clássicos para Isquemia do Miocárdio, que levam a ___ através de ___ são:
Os seis fatores de risco clássicos para Isquemia do Miocárdio, que levam a Doença Arterial Coronariana através de Aterosclerose são: 1) Idade. 2) Tabagismo, por disfunção do endotélio e redução do colesterol HDL. 3) HAS. 4) Dislipidemia. 5) Diabetes mellitus - 75 % apresentam ou apresentarão aterosclerose em algum segmento arterial. 6) História Familiar Positiva - pai ou filho com DAC manifesta ou diagnosticada abaixo dos 55 anos, ou mãe ou filha com DAC manifesta ou diagnosticada abaixo de 65 anos.
Outras manifestações de Doença Arterial Coronariana, além da dor torácica isquêmica, para considerar positiva a história familiar para DAC incluem:
Outras manifestações de Doença Arterial Coronariana, além da dor torácica isquêmica, para considerar positiva a história familiar para DAC incluem: Insuficiência Cardíaca Isquêmica, realização de procedimento percutâneo coronariano (Cateterismo/Stent) ou Cirurgia de Revascularização do Miocárdio (ponte mamária ou safena) ou ainda Morte Cardíaca Súbita.
A fisiopatologia das Síndromes Coronarianas Agudas, as quais incluem _____ é diferente da _____.
A fisiopatologia das Síndromes Coronarianas Agudas, as quais incluem a Angina Instável (sem elevação característica das enzimas do miocárdio) e o Infarto Agudo do Miocárdio (com ou sem supra de ST) é diferente da Angina Estável.
Como ocorre a obstrução pela placa aterosclerótica nas Síndromes Coronarianas Agudas?
Nas Síndromes Coronarianas Agudas (Angina Instável e IAM), a obstrução pela placa aterosclerótica não é crítica, sendo inferior a 50% na maioria dos casos. Ocorre fissura e ruptura da placa vulnerável, a qual contém mais de 40% de lipídeos nas camadas interna e exterior. Isso gera disfunção e exposição do endotélio, ativação plaquetária e vasoconstrição.
Se a trombose resultante da ruptura da placa e exposição endotelial for prolongada e não ocorrer reperfusão (ou esta for tardia), o quadro será de…
Se a trombose resultante da ruptura da placa e exposição endotelial for prolongada e não ocorrer reperfusão (ou esta for tardia), o quadro será de IAM com supradesnivelamento do segmento ST.
Se a trombose resultante da ruptura da placa e exposição endotelial for transitória (não prolongada), a reperfusão for precoce e houver circulação colateral o quadro será de…
Se a trombose resultante da ruptura da placa e exposição endotelial for transitória (não prolongada), a reperfusão for precoce e houver circulação colateral o quadro será de Angina Instável ou IAM sem supra de ST.
Por ser uma dor de caráter ____ a dor cardíaca isquêmica pode vir acompanhada de sinais e/ou sintomas do _______, como ______.
Por ser uma dor de caráter visceral, a dor cardíaca isquêmica pode vir acompanhada de sinais e/ou sintomas do sistema nervoso autônomo, como palidez, sudorese, náuseas, vômitos, pré-síncope, síncope.
A dor cardíaca isquêmica tem localização ____, é do tipo _____ e pode vir associada a ______.
A dor cardíaca isquêmica tem localização difusa, na região precordial ou retroesternal, é do tipo aperto, constrição, peso ou queimação e pode vir associada a dor referida (irradiada) na face ulnar do membro superior esquerdo, devido a convergência de nervos cutâneos na região e à inervação coronariana na medula espinal.
Quais são as apresentações clínicas da Doença Arterial Coronariana?
Angina Estável ❣️Angina Instável ❣️ Infarto Agudo do Miocárdio ❣️ Isquemia Silenciosa e ❣️ Morte Cardíaca Súbita.
Descreva a clínica da Angina Estável.
Descreva a clínica da Angina Estável.
É uma dor cardíaca isquêmica típica desencadeada pelo esforço e que melhora ao repouso ou desencadeada pelo estresse emocional e que melhora com nitrato sublingual.
Descreva a clínica da Angina Instável.
É uma dor típica que surge ao repouso, de início recente ou progressiva.
Definição clínica de Infarto Agudo do Miocárdio.
Definição clínica de Infarto Agudo do Miocárdio.
É uma dor isquêmica prolongada com alterações eletrocardiográficas ou em métodos de imagem + elevação característica (curva) das enzimas cardíacas, com destaque para as troponinas.
Qual o conceito clínico de Isquemia Silenciosa?
É quando um indivíduo assintomático apresenta alterações isquêmicas em exames complementares.