Conceitos Gerais da Cardiologia Flashcards
O que é Trepopnéia?
Trepopnéia é a dispnéia em decúbito lateral, devido geralmente a um derrame pleural moderado ou extenso, contralateral ao decúbito do paciente, havendo menor expansibilidade do tórax.
O que é Platipnéia?
Platipnéia é o oposto de Ortopnéia: o indivíduo tem dispnéia em posição ortostática, melhorando em decúbito dorsal, com maior saturação de oxigênio. É causada pela presença de fístula arteriovenosas pulmonares.
As principais causas cardíacas de dor torácica são…
As principais causas cardíacas de dor torácica são Isquemia Pericardite Aguda e Dissecção Aguda da Aorta.
Qual a explicação fisiopatológica da Dispnéia Paroxística Noturna?
A Dispnéia Paroxística Noturna ocorre devido: 1) Reabsorção de líquido intersticial ao permanecer em decúbito dorsal por 02 a 04 horas. 2) Maior retorno venoso. 3) Menor liberação de catecolaminas no período noturno.
A Dispnéia Paroxística Noturna acontece quando ______. Esses sintomas obrigam o paciente a ______.
A Dispnéia Paroxística Noturna acontece quando o paciente tem episódio súbito de dispnéia após 02 a 04 horas de sono na posição deitada, podendo vir acompanhado de tosse improdutiva (seca) ou com expectoração mucosa. Esses sintomas obrigam o paciente a sentar-se ou colocar-se em pé para obter melhora gradual.
Qual é o mecanismo fisiopatológico da ortopnéia nas disfunções do diafragma?
No decúbito dorsal ocorre maior compressão do tórax pelo abdômen.
Qual é o mecanismo fisiopatológico da ortopnéia nas pneumopatias?
Embora menos comum do que nas cardiopatias, a ortopnéia pode ocorrer em pneumopatias como Asma e DPOC devido ao fato de que a função ventilatória é menos eficiente com o indivíduo em decúbito dorsal.
Qual é o mecanismo fisiopatológico da ortopnéia nas cardiopatias?
A ortopnéia ocorre nas cardiopatias devido ao maior retorno venoso no decúbito dorsal, aumentando a pré carga cardíaca.
A dispnéia que manifesta-se em decúbito dorsal é denominada ____ e melhora…
A dispnéia que manifesta-se em decúbito dorsal é denominada ortopnéia e melhora logo ao ser levantada a cabeceira da cama ou ao sentar-se.
Descreva as categorias da Classificação Funcional da New York Heart Association.
Classe Funcional 1 da NYHA: Paciente não tem dispnéia aos esforços leves/atividades cotidianas, habituais. A limitação aos esforços é semelhante à de indivíduos saudáveis, a depender do condicionamento físico.
Classe Funcional 2 da NYHA: Paciente queixa de dispnéia em atividades cotidianas, habituais. Não tolera esforço físico moderado ou intenso.
Classe Funcional 3 da NYHA: Dispnéia aos pequenos esforços.
Classe Funcional 4 da NYHA: Dispnéia em repouso.
A Classificação da New York Heart Association é utilizada para ____ e permite _______.
Pacientes de classe funcional NYHA ______ apresentam uma taxa de mortalidade de até ___% em um ano, mesmo com terapia farmacológica regular.
A Classificação da New York Heart Association é utilizada para todos os cardiopatas e permite avaliar o prognóstico e nortear a terapia.
Pacientes de classe funcional NYHA 3 e 4 apresentam uma taxa de mortalidade de até 50% em um ano, mesmo com terapia farmacológica regular.
Quais mecanismos levam a dispnéia nas cardiopatias?
Os mecanismos que levam a dispnéia nas cardiopatias são: Alta demanda respiratória (por Insuficiência Alveolocapilar) e distúrbios ventilatórios restritivos (por Congestão Pulmonar e/ou Derrame Pleural).
O que é dispnéia?
A dispnéia pode ser apenas subjetiva, quando…
Por outro lado, a dispnéia objetiva denota…
Dispnéia é a dificuldade para respirar, expressa pelo paciente como falta de ar, fôlego curto ou cansaço.
A dispnéia pode ser apenas subjetiva, quando o (a) paciente refere o sintoma, porém não há taquipnéia nem hiperpnéia (aumento da amplitude dos movimentos respiratórios).
Por outro lado, a dispnéia objetiva denota presença de taquipnéia e/ou hiperpnéia.
A idade _____ é considerada fator de risco isolado (sem precisar de outros) para ____. Esta afeta cerca de ____ das pessoas com idade ___.
A idade a partir dos 65 anos é considerada fator de risco isolado (sem precisar de outros) para Insuficiência Arterial Periférica por Aterosclerose. Esta afeta cerca de 18% das pessoas com idade entre 60 e 90 anos.
Causa e Fatores de Risco para Claudicação Intermitente:
A grande causa da Claudicação Intermitente é a Insuficiência Arterial Periférica por Aterosclerose. Os fatores de risco são: Idade a partir de 65 anos (sem outros fatores) Dislipidemia Hipertensão Arterial Tabagismo e Diabetes.