Insuficiência Cardíaca Flashcards
A restrição de sal e água é medida fundamental para o manejo de todos os pacientes com ascite? Explique.
INCORRETA ⚠️ De fato, um dos pilares do tratamento da ascite é a restrição de SóDIO (SAL, no máximo 2g/dia). Porém, quando falamos da ingestão HíDRICA (áGUA), essa não é uma recomendação baseada em evidência e deixará o paciente com sede e desconfortável. Em geral, essa restrição hídrica só estará recomendada se o sódio plasmático for inferior a 120 mEq/L ou se houver sintomas neurológicos associados a hiponatremia. Portanto, o certo é: A restrição de sal é medida fundamental para o manejo de todos os pacientes com ascite. Restrição hídrica apenas em casos selecionados.
A Espironolactona é mais eficiente que os diuréticos de alça no manejo da Ascite? Explique.
CORRETA. ✅ Esse é um achado curioso, até porque estamos acostumados a repetir que a potência diurética da furosemida é incomparável. Porém, nos pacientes cirróticos especificamente, a espironolactona tem um maior potencial diurético. Isso acontece porque a Furosemida, para ter uma ação efetiva, precisa estar no lúmen tubular. E para isso, ela se liga à proteínas séricas e é secretada ativamente pelo túbulo proximal. Esse processo secretor parece estar prejudicado na cirrose por uma inibição competitiva ou tóxica por compostos de sais biliares retidos.
A espironolactona não depende desse mecanismo e tem uma ação mais efetiva. Porém, em geral devemos utilizar as duas medicações de forma combinada.
Pacientes com Ascite secundária à Carcinomatose Peritoneal devem receber reposição de Albumina quando o volume da Paracentese for superior a 5 litros? Explique.
INCORRETA. Esta é uma exceção interessante e pouco abordada. Ao contrário de pacientes com ascite por hipertensão portal, os pacientes com ascite por malignidade podem ter grandes volumes de líquido abdominal retirados sem prejuízo hemodinâmico. Apesar de ser controverso, a experiência clínica sugere que reposição de Albumina nos pacientes com ascite relacionada a malignidade não é necessária, e pode agregar custo e aumento do tempo de estadia do paciente na unidade de saúde sem necessidade.