Sinais e Sistemas Flashcards
Estudo de Sinais. Análise e síntese de sistemas. Diagrama de bloco. Função de transferência. Controle realimentado. Sinais e sistemas discretos: análise no domínio do tempo e da freqüência. Filtros digitais: representação e técnicas de projeto. Simulação computacional. Introdução ao processamento digital de sinais em tempo real. Sinal de vídeo. Técnicas de digitalização e compressão de áudio e vídeo.
O QUE É UM SINAL?
Exemplo: A fala humana, a internet, os batimentos cardíacos, a flutuação do dolar, as ações da bolsa, etc..
Um sinal é uma função de uma ou mais variáveis, a qual veicula informações sobre a natureza de um fenomeno físico.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UM SINAL ANALÓGICO
x(t)
Sinais analógicos tem como características básicas serem contínuos no domínio do tempo e da amplitude.
CARACTERÍSTICAS DE UM SINAL DIGITAL
x [n]
Um sinal digital é discreto no tempo e na amplitude.
Para processar um sinal digitalmente, o que é necessário?
Converter o sinal analógico para a forma digital
(conversão A/D), Processar o sinal digitalmente e Converter o sinal digital processado de volta à
forma analógica (conversão D/A)
SINAIS PARES E IMPARES Sinal par: x(-t) = x(t) => P(t) simetrico ao eixo y Sinal impar: x(-t) = -x(t) => I(t) simétrico à origem P1 - Integral P2 - Produto P3 - Divisão P4 - Derivada
P1 - Integrando de -a:a: I(t)=0 e P(t) = 2x de 0:a P2 - P(t)xP(t)=P(t), I(t)xI(t)=P(t), P(t)xI(t)=I(t) P3 - P(t)/P(t)=P(t), I(t)/i(t)=P(t), I(t)/P(t)=I(t) P4 - D[P(t)]=I(t) e D[I(t)]=P(t) x(t) = xp(t) + xi(t) xp(t) = 1/2[x(t) + x(-t)] xi(t) = 1/2[x(t) - x(-t)]
SINAL PERIÓDICO P1 - f(t) = f(t + nT) P2 - Se f(t) possui período T, qualquer operação com excessão do escalonamento no tempo tem periodo T P3 - A soma ou subtração de varios sinais periodicos gera um sinal com período igual ao MMC dos mesmos P4 - se f(t) tem periodo T, f(at) tem periodo T/a
Quando um sinal possui a forma: x(t) = Acos(wt + Ø) então é dito periódico pois: x(t + T) = Acos(w(t+T) + Ø) = Acos(wt + wT + Ø) = Acos(wt + 2π + Ø) = Acos(wt + Ø) = x(t)
SINAL ALEATÓRIO
Um sinal aleatório é um sinal sobre o qual existem incerteza sobre sua ocorrencia. Seu comportamento é completamente aleatório. Ex.: um ruído em um sinal. Um sinal é determinístico quando não se tem nenhuma dúvida sobre seu valor em qualquer tempo. É uma função do tempo completamente especificada.
SINAL DE POTENCIA Em sistemas elétricos, um sinal pode representar uma tensão ou corrente. A classificação de energia e potencia de um sinal são mutualmente exclusivas.
Um sinal de energia tem potencia média zero e energia finita. Geralmente os sinais não periódicos e deterministicos são sinais de energia. Um sinal de potencia tem energia infinita e potencia finita. Geralmente os sinais periódicos e aleatórios são sinais de potência.
ALTERAÇÕES NA VARIAVEL DEPENDENTE Escalonamento y(t) = c*x(t) Transladamento y(t) = x(t) + d
C é um fator de mudança de escala onde: C entre 0 e 1 - compressão da amplitude atual C maior que 1 - Expansão da amplitude atual C=-1 - Espelhamento da amplitude D é um fator de transporte onde: D>0 - translada a amplitude para cima D - translada a amplitude para baixo *
ALTERAÇÕES NA VARIAVEL INDEPENDENTE Escalonamento y(t) = x(c*t) Transladamento y(t) = x(t + d)
C é um fator de mudança de escala onde: C entre 0 e 1- expansão do tempo atual C maior q 1 - Compresão do tempo atual C=-1 - Espelhamento do tempo D é um fator de transporte onde: D>0 - representa um adiantamento no tempo (desloca para esquerda) D - representa um atraso no tempo (deslocamento para direita)
REGRA DE PRECEDENCIA y(t) = x(at - b) Quando existir uma combinação de um sinal escalonado e deslocado no tempo, é necessário atenção para obter corretamente um sinal de saída.
* Efetua-se as operações de deslocamento que produz um sinal intermediário v(t) v(t) = x(t - b) * Efetua-se então a mudança de escala deste sinal: y(t) = v(at)
SISTEMA ESTÁVEL
Um sistema é estável se e somente se a entrada for limitada e resultar em uma saída limitada. A saida desse sistema não diverge se a entrada não divergir. Para provar a estabilidade é necessario estabelecer que todas as entradas limitadas produzem uma saída limitada.
SISTEMA COM MEMÓRIA
Diz que um sistema possuí mémoria se sua saída depender de valores passados do sinal de entrada. Um circuito indutivo RL ou capacitivo RC é um sistema com memória, pois depende do tempo em que o sinal de entrada foi aplicado ao sistema. Um circuito apenas resistivo é um sistema sem memória pois depende apenas do valor presente do sinal de entrada.
SISTEMA CAUSAL
Um sistema é causal se o valor atual do sinal de saída depender somente dos valores presentes e passados do sinal de entrada. Caso o sistema dependa de valores futuros do sinal de entrada, é dito não causal.
SISTEMA INVERSÍVEL
Um sistema é inversível somente se a entrada puder ser recuperada da saída do sistema. Um sistema não é inversível, a menos que distintas entradas produzam distintas saídas. É preciso haver uma correspondencia biunívoca entre os sinais de entrada e saida para que o sistema seja inversível.
SISTEMA INVARIANTE NO TEMPO
Um sistema é invariante no tempo se um retardo ou avanço de tempo do sinal de entrada levar a um deslocamento de tempo identico no sinal de saída. O sistema reage de maneira identica, não importando quando o sinal de entrada é aplicado, ou seja, as caracteristicas do sistema não mudam com o tempo.