SEMANA 5 Flashcards

1
Q

replicação celular

replicação celular

A

responde às necessidades fisiológicas do tecido, sendo considerada um processo cuidadosamente regulado. As células são capazes de se multiplicar por meio de um processo contínuo que é natural. A replicação celular é uma atividade essencial para manter a homeostase do organismo; se a taxa de replicação diminui ou aumenta, o equilíbrio é rompido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

replicação celular

ciclo celular

A

As células normais crescem, se multiplicam e sofrem apoptose de maneira ordenada. O crescimento celular envolve:
* o aumento da célula,
* duplicação do DNA,
* fissão nuclear (meiose)
* e divisão em duas células filhas geneticamente idênticas (mitose).
* Durante o ciclo celular, as células passam por pontos de checagem. denominados G1; S; G2 e M.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

ONCOGENES, PROTO-ONCOGENES E GENES SUPRESSORES DE TUMOR

Os **genes supressores **de tumor produzem proteínas que atuam na inibição do ciclo celular.
Por outro lado, os proto-oncogenes produzem proteínas que estimulam o ciclo celular.

A

A evolução das neoplasias está correlacionada à mutação de genes. Nos tumores, em geral, há uma pré-seleção de mutação de alguns genes específicos. Essa pré-seleção está relacionada com os proto-oncogenes, principais genes mutados nos tumores de forma geral.
Os proto-oncogenes mutados passam a expressar algumas proteínas denominadas de oncoproteínas, que passam a se chamar oncogenes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

oncogene e oncoprotgeínas

Os oncogenes passam a produzir oncoproteínas, que são proteínas mutadas. As oncoproteínas passam a não exercer sua função normal, são modificadas no sentido de uma amplificação no crescimento celular, ou seja, a mutação que aquela proteína sofre é justamente para possibilitar uma maior forma de crescimento nas células que são mutadas por aquele gene.

A

As oncoproteínas são proteínas derivadas da mutação dos proto-oncogenes, ou seja, quando os proto-oncogenes são mutados e se tranformam em oncogenes, eles passam a expressar oncoproteínas. As oncoproteínas podem estar ligadas a fatores de crescimento ou estar relacionadas com um aumento da produção de receptores para fatores de crescimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

CARACTERISTICAS DOS TUMORES MALIGNOS E BENIGNOS

Neoplasia (neo = “novo”; plasia = “formação”) é o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. A principal característica das neoplasias é justamente a proliferação celular descontrolada e excessiva, que persiste após ter cessado o estímulo que levou à proliferação.

A

Normalmente, os tumores são uma massa de células neoplásicas; então, quando falamos em tumores e neoplasias, subentende-se que há um desenvolvimento de uma população celular em determinado órgão, em um determinado ciclo anatômico, com crescimento acima do normal, resultando em uma massa celular. Essa massa de células neoplásicas ocorre principalmente em tecidos sólidos, como por exemplo no epitélio, e também em tecidos móveis, como o sangue, como por exemplo nas leucemias, situação em que tais células acabam não formando uma massa tumoral visível e palpável. São situações diferentes que estão relacionadas com o tipo de tecido envolvido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

CARACTERISTICAS DOS TUMORES MALIGNOS E BENIGNOS

Os tumores malignos, de forma geral, evoluem para evasão, ou seja, eles rompem células e acabam fazendo lesões no mesmo órgão ou no mesmo tecido, mas diferentemente da primeira lesão, acabam atingindo outros locais, outros órgãos distantes. Esse evento é denominado de metástase.
* Nem todos os tumores malignos fazem metástase, mas todos possuem essa capacidade.

A
  • Os tumores malignos, de forma geral, possuem uma perda maior na diferenciação e na maturação, sendo também mais diferenciados em relação ao tecido normal.
  • O critério principal de diferenciação é o histológico. Só depois da análise histológica o caráter evasor pode ser levado em consideração.*
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

CARACTERISTICAS DOS TUMORES MALIGNOS E BENIGNOS

  • Os tumores benignos não possuem a capacidade de fazer metástases, por serem encapsulados.
  • A cápsula delimita o local onde o tumor está localizado, impossibilitando-o de fazer evasão a distância ou evasão local.
  • O que irá caracterizar se o tumor é maligno ou benigno não é a presença de metástases.
  • Muitas vezes, o diagnostico desses tumores ainda se encontra em uma fase que até mesmo os malignos não começaram o processo de evasão celular.
A
  • os tumores benignos não se diferenciam muito; se houver alguma alteração histológica das células, esta é uma alteração não muito significativa.
  • O critério principal de diferenciação é o histológico. Só depois da análise histológica o caráter evasor pode ser levado em consideração.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly