SEMANA 4 Flashcards
RESPOSTAS INFLAMATÓRIAS: live
Inflamação: calor, rubor, inchaço, dor, perda de função
é uma das mais importantes respostas presentes na execução da resposta imunitária.
Inflamação:
INFLAMAÇÃO AGUDA
A resposta inflamatória aguda é caracterizada por ser uma resposta do tipo inespecífica de caráter exsudativo. oq?
nespecífica: é que as celulas de defesa que virão não são específicas p/ combater essa inflamação (neutrófilos, batalhão de frente)
exsudativo: pus
Inflamação:
ESTÍMULO PARA A INFLAMAÇÃO AGUDA
** Infecções: **as infecções bacterianas, virais, parasitárias e toxinas microbianas são as principais causas do desencadeamento de inflamação aguda;
** Traumas: podem ser do tipo contusos ou penetrantes, causados por substâncias químicas e agentes químicos, como por exemplo queimaduras ou congelamento, capazes de induzir respostas inflamatórias;
** Necrose tissular: **provinda de qualquer origem, incluindo isquemia e lesão química ou física;
** Corpos estranhos: **aqui podemos citar farpas, terra, suturas, depósito de cristais;
* Reações imunológicas: também chamadas de reações de hipersensibilidade, podem ocorrer por contato com agentes externos ou contra os próprios tecidos do organismo. ex: alergias
Inflamação aguda:
ALTERAÇÕES VASCULARES: alteração no fluxo e calibre vasculares, com presença de Calor e Rubor pq está aumentando o tamanho dessa célula
saída de células sanguíneas, proteínas e substâncias químicas para o local da lesão, com o intuito de eliminar os agentes lesivos.
Inflamação aguda
ALTERAÇÕES VASCULARES: Aumento da permeabilidade celular, momento do INCHAÇO
Na fase inicial da inflamação, ocorre o extravasamento de líquidos nos tecidos, também chamado de transudato (líquido com baixa concentração de proteínas), devido à vasodilatação seguida do aumento do fluxo sanguíneo e o aumento da pressão hidrostática intravascular. Com a permeabilidade vascular aumentada, líquidos ricos em proteínas saem para o tecido intersticial. Esses são denominados de exsudato. O gradiente osmótico é modificado com o aumento do efluxo de água do sangue para os tecidos, resultando no edema.
Inflamação aguda
ALTERAÇÕES VASCULARES: Contração das células endoteliais:
a ativação de proteínas contráteis actina-miosina do citoplasma das células endoteliais é responsável pela formação de lacunas através da separação das células endoteliais a partir de suas junções, aumentando a permeabilidade celular.
de duração curta, somente para abrir pasagem para os neutrófilos saírem do vaso e irem agir na inflamação
Inflamação aguda
ALTERAÇÕES VASCULARES: Lesão endotelial:
ocorre o extravasamento vascular imediato, tendo como causa o desprendimento endotelial ou necrose celular. A permeabilidade começa após a injúria persistente, até que haja o reparo dos vasos danificados.
consegue se recuperar depois
inflamação aguda
Alterações vasculares: Extravasamento de novos vasos sanguíneos
o reparo tecidual envolve a formação de novos vasos sanguíneos, evento chamado de angiogênese.
para irrigar essa área, e absorver a proteína
Inflamação aguda:
Alterações vasculares: Aumento da transcitose de proteínas:
a permeabilidade das vênulas ocorre através de canais formados pela junção de vesículas intracelulares, frente alguns mediadores celulares;
angiogenese forma nossas venulas e capilares, para melhor absorver essa proteína, e depois ela sai e forma o edema, que é filtrado pelos vasos linfáticos
Inflamação aguda
Alteração vascular: Resposta dos vasos linfáticos:
a estrutura dos vasos linfáticos é adaptada na situação de inflamação; os linfáticos da área afetada dilatam e ficam proeminentes. Ademais, existe um aumento do número de lacunas denominas gaps. Através desses gaps, ocorre a drenagem do fluido do edema, dos leucócitos e restos celulares do espaço extravascular.
Inflamação aguda:
RECRUTAMENTO E ATIVAÇÃO DOS LEUCÓCITOS
Na inflamação aguda, o principal tipo leucocitário circulante são os neutrófilos, responsáveis por uma resposta imune eficaz, pois constituem a primeira linha de defesa do organismo, também chamada de imunidade inata.
**(monócitos estão nos vasos, qdo saem, se transfromam em macrófagos para o combate =O)
macrógagos vêm para comer essa bacteria e fazer a fagocitose
INFLAMAÇÃO CRÔNICA
A inflamação crônica é causada pela permanência do agente agressor, aumento dos graus de celularidade e a persistência de neutrófilos ativados ou mortos no tecido.
As principais causas da inflamação crônica são:
* infecções persistentes por microrganismos de baixa toxicidade
* Exposição a agentes tóxicos (endógenos ou exógenos)
* Doenças autoimunes
Inflamação crônica:
INFILTRAÇÃO MONONUCLEAR
A inflamação crônica envolve interações complexas entre células e mediadores inflamatórios. (diferente da inflamação aguda, em q a primeira resposta é os neutrófilos (linha de frente), aqui, teremos mais agentes de defdesa vindo ajudar:
* Linfócitos:
* Macrófagos:
* Plasmócitos:
* Eosinófilos:
* Mastócitos:
INFLAMAÇÃO GRANULOMATOSA forma fibrose no meio
se difere da inflamação crônica por possuir acúmulo focal de macrófagos ativados. Geralmente, essas células se assemelham a células epiteliais, também chamadas de células epitelioides. Podem ocorrer em condições infecciosas, não infecciosas e imunomediadas.
o corpo protege para que não lesiose outras partes do corpo
ex: Tuberculose