Segunda Guerra Mundial 1 Flashcards

1
Q

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade no século XX, ocorrido entre 1939 e 1945.
As operações militares envolveram 72 nações, resultaram em 45 milhões de mortes, 35 milhões de feridos e 3 milhões de desaparecidos.
Calcula-se que o custo total da Segunda Guerra Mundial chegou a 1 trilhão e 385 milhões de dólares.

A

Início da Guerra

O conflito foi dividido em três fases:
As vitórias do Eixo (1939-1941);
O equilíbrio das forças (1941-1943);
A vitória dos Aliados (1943-1945).
A 2ª Guerra Mundial, se iniciou com a invasão da Polônia pela Alemanha no dia 1º de setembro de 1939. Ela terminou com a rendição da Alemanha em 8 de maio de 1945.
No Pacífico, as batalhas continuariam até a capitulação do Japão em 2 de setembro de 1945.

As principais frentes de batalha eram formadas pelas:
As nações do Eixo (integrado por Alemanha, Itália e Japão);
As nações Aliadas (Grã-Bretanha, União Soviética e Estados Unidos).
Vitórias do Eixo
A primeira fase da 2ª Guerra Mundial ocorreu com a invasão da Polônia pela Alemanha em 1939.
Essa fase foi classificada como Sitzkrieg, que significa guerra de mentira.
Na tentativa de barrar as incursões do chanceler alemão Adolf Hitler (1889 - 1945), os governos de França e Grã-Bretanha impuseram bloqueios econômicos à Alemanha. No entanto, não chegaram ao conflito direto.
Eficaz no campo de batalha, a Alemanha realizou em 1940, uma operação em que combinou ataques terrestres, aéreos e navais para ocupar a Dinamarca. Assim, a Sitzkrieg passou a ser chamada de Blitzkrieg, que significa guerra relâmpago.
O exército alemão também tomou a Noruega como forma de salvaguardar a proteção do comércio de aço com a Suécia e marcar posição contra a Grã-Bretanha. Para tanto, foi ocupado o porto norueguês de Narvik.
Ainda em 1940, Hitler ordenou a invasão da Holanda, o que ocorreu em maio daquele ano. A Alemanha invadiu, ainda, a Bélgica e as tropas francesas e inglesas foram cercadas em Dunquenque, uma cidade portuária francesa.
Invasão da França

A reação das forças francesas e inglesas não impediram que o exército alemão rompesse a linha Maginot e invadisse a França. A linha Maginot era constituída por um sistema de trincheiras na divisa com a Alemanha.
Como resposta ao ataque, a França assinou o armistício com a Alemanha e em 14 de junho, Paris foi declarada cidade aberta.
Dividida em duas áreas, a França viveria até 1944, o chamado governo de Vichy, sob influência nazista. Dias antes, a Itália, aliada da Alemanha, declarava guerra à França.
Batalha da Inglaterra
Ainda em 1940, no dia 8 de agosto, a Alemanha bombardeou as cidades britânicas e o parque industrial inglês com a Luftwaffe, a força aérea alemã. Assim começou a batalha contra a Grã-Bretanha, que durou até 27 de setembro.
O exército inglês conseguiu neutralizar as forças alemãs, principalmente pelas ações da força aérea.
Além do êxito em seu próprio território, o governo da Grã-Bretanha ordenou incursões em solo alemão. Isto levou Adolf Hitler adiar os planos de invasão na chamada Operação Leão do Mar.
A despeito do fracasso, a Alemanha ainda prosseguiu com a missão de isolar a Grã-Bretanha. Em 1941, o exército de Hitler chegou à Líbia, com objetivo de conquistar o canal de Suez.
Esse período foi marcado pelo fracasso da Itália na África Central e a adesão ao Eixo pelos governos da Romênia, Hungria e Bulgária.
Em maio de 1941, foram ocupadas a Iugoslávia e a Grécia, resultando no esperado isolamento da Grã-Bretanha.
Equilíbrio de Forças
Batalha de Stalingrado

Com a vitória soviética em Stalingrado, os nazistas não conquistaram mais nenhum território.
O chamado equilíbrio das forças caracteriza a fase intermediária da Segunda Guerra Mundial, 1941.
Esta etapa se inicia com a invasão da União Soviética, liderada por Stalin, pelos alemães, e termina em 1943, com a capitulação da Itália.
A invasão da União Soviética é denominada “Operação Barborosa” e tinha como finalidade a conquista de Leningrado (hoje São Petersburgo), Moscou, Ucrânia e Cáucaso.
A entrada do exército alemão ocorreu pela Ucrânia e, posteriormente, pela chegada à Leningrado.

Quando as forças de Hitler chegaram a Moscou, em dezembro de 1941, foram contidas pela contraofensiva do Exército Vermelho.
Batalhas no Pacífico
Paralelo ao conflito na Europa, as forças do Japão e dos Estados Unidos tinham as relações estremecidas.
Em 1941, o Japão invadiu a Indochina francesa. Como consequência, em novembro daquele ano, os EUA decretaram o embargo comercial ao Japão, exigindo a desocupação da China e Indochina.

Em meio a negociações diplomáticas entre EUA e Japão, o segundo bombardeou a base naval de Pearl Harbor, no Havaí, e prosseguiu em ofensiva contra a Ásia meridional e no Pacífico.
Os japoneses invadiram a Malásia Britânica, o porto de Cingapura, a Birmânia, a Indonésia e as Filipinas. Além disso, a Alemanha e a Itália declararam guerra aos Estados Unidos.
No meio da tensão, o Japão ocupou o porto de Hong Kong e ilhas no Oceano Pacífico que pertenciam à Grã-Bretanha e aos Estados Unidos.

Até janeiro de 1942, a ofensiva japonesa resultou na conquista de 4 milhões de quilômetros quadrados e o comando de uma população de 125 milhões de habitantes.
A cenário geral da Segunda Guerra Mundial começa a mudar ao final de 1942, quando os Aliados passam a ter êxito contra os ataques do Eixo. A Batalha de Stalingrado marca essa fase, alterando o curso do conflito.
O Japão sofre importantes derrotas no Pacífico, sendo impedido de conquistar a Austrália e o Havaí.

As forças britânicas e americanas também tem êxito na Líbia e Tunísia. A partir do Norte da África, os Aliados desembarcam na Sicília e invadem a Itália, em 1943.
Fim da Guerra: vitória dos aliados
Desembarque na Normandia Dia D

O desembarque das tropas americanas e britânicas nas costas da Fraça foi o começo da liberação do país.
A partir da capitulação da Itália, a Segunda Guerra Mundial entra na terceira fase, que termina com a rendição do Japão em 1945.
Na Itália, o governo de Benito Mussolini (1883-1945) é destituído pelo rei Vítor Emanuel III em julho de 1943.
No mês de setembro do mesmo ano, após firmar o armistício com os Aliados, a Itália é retirada do conflito.

Após esse ponto, a Itália declara guerra à Alemanha em outubro de 1943. Em abril de 1945, após a captura das forças nazistas na Itália, Mussolini tenta uma fuga para a Suíça, mas termina por ser fuzilado pela resistência.
O cerco à Alemanha foi fechado, justamente, com a queda da Itália. Em paralelo, em 1944, os soviéticos libertaram a Romênia, a Hungria, a Bulgária e a Tcheco-Eslováquia.
Em 6 de junho daquele ano ocorreu o Dia D. Nesse momento, o exército dos Aliados desembarca na Normandia, norte da França, resultando no recuo dos alemães e a libertação da França.

Ainda na Europa, o Exército Vermelho liberta a Polônia em janeiro de 1945, conquista a Alemanha e derrota o III Reich. Em maio, o conflito termina na Europa.
Do outro lado do mundo, no Pacífico, os Estados Unidos fecham o cerco contra o Japão e no fim de 1944, conquistam as ilhas Marshall, Carolinas, Marianas e Filipinas. A Birmânia é conquistada em 1945 e os EUA ocupam a ilha de Okinawa.

Sob intenso bombardeio, o Japão sofre a pior ofensiva bélica da Segunda Guerra Mundial. Em 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos jogam uma bomba atômica sobre Hiroshima.
Em 9 de agosto fazem o mesmo em Nagasaki. A rendição do Japão é assinada em 2 de setembro de 1945, pondo fim ao conflito.
O Brasil na Segunda Guerra Mundial
O Brasil só entrou no conflito ao fim, em 1944, permanecendo em combate durante sete meses.

A participação ficou a cargo da FEB (Força Expedicionária Brasileira), formada em 9 de agosto de 1943 e integrada por um contingente de 25.445 soldados. Três mil soldados ficaram feridos no conflito e 450 morreram.

Causas da Segunda Guerra Mundial
Entre os fatores que culminaram com a 2ª Guerra Mundial está o descontentamento da Alemanha com o desfecho da Primeira Guerra Mundial.
A Alemanha perdeu parte do território e foi obrigada a retificar o Tratado de Versalhes e a pagar os dados civis resultantes da 1ª Guerra Mundial.

A realidade alemã era marcada pela fragilidade econômica, alta inflação e acúmulo de problemas sociais.
A ascensão do Nazismo, partido fundado por Hitler, contribuiu para a retomada do aparelhamento militar e difusão do nacionalismo.

Essa está entre as justificativas para o chamado Holocausto, que foi o assassinato em escala industrial de judeus.
Igualmente foram assassinados descapacitados mentais e físicos, comunistas, homossexuais, religiosos e ciganos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

CAUSAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

As causas que contribuíram para o início da Segunda Guerra Mundial foram muitas.
Podemos destacar a Grande Depressão, o descontentamento com o Tratado de Versalhes, as ideologias fascista e nazista, e finalmente, o expansionismo japonês.

Principais Motivos da Segunda Guerra Mundial
Grande Depressão
A Grande Depressão, cujo estopim foi a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, marcou a falência de quatro mil bancos somente nos Estados Unidos.

O país registrou 14 milhões de desempregados e a renda nacional caiu 50%. Os salários dos norte-americanos sofreram queda de 40%.
Os problemas financeiros dos Estados Unidos, núcleo duro da economia mundial, refletiram no restante do mundo.

Na Grã-Bretanha, que sofreu 70% de redução nas exportações, três milhões de trabalhadores ficaram desempregados. Na Itália, foram 1,3 milhão e, na França, 3 milhões.
Duramente atingida, a Alemanha sofreu quebra de 39% na produção industrial e 7 milhões de alemães ficaram desempregados. Igualmente, se registrou uma das inflações mais altas da história do capitalismo.

Tratado de Versalhes
Paralela à crise, o governo alemão sentia os efeitos do reordenamento territorial imposto pela Primeira Guerra e as diretrizes humilhantes do Tratado de Versalhes.
Ao fim da Primeira Guerra Mundial, a supremacia do poder mundial estava dividido entre Grã-Bretanha, França e Estados Unidos.
Cabia à Inglaterra e à França o domínio de centenas de colônias africanas e asiáticas; e aos Estados Unidos 50% da produção capitalista mundial.
Em contrapartida, Itália e o Japão estavam insatisfeitos com a divisão territorial.

Tratado de Versalhes
Invasões Japonesas e Italianas
Invasão japonesa na China
Soldados japoneses invadem uma cidade chinesa

O Japão, com 70 milhões de pessoas
confinadas em um exíguo território, buscava solucionar a oferta de minérios e petróleo. Segundo os japoneses, a solução estaria na invasão da Manchúria e vários territórios chineses em 1931.

Já a Itália, sob o comando de Benito Mussolini entre os anos de 1922 e 1943, houve invasão da Abissínia, hoje Etiópia, na África.
Tratativas diplomáticas da França e Grã-Bretanha eram usadas para tentar evitar uma nova guerra. As duas nações, porém, estavam satisfeitas com a redefinição territorial e, além disso, ditavam as regras na Liga das Nações, órgão precursor da ONU (Organização das Nações Unidas).
Sem confronto armado, o órgão se limitava a repressões insignificantes e, no caso da invasão à China, somente a apoio moral.

Adolf Hitler e o Nazismo
Já a Alemanha, com Adolf Hiltler atuando entre 1889 e 1945 no poder, o país passa por um processo de reforço do exército, que chegou a 800 mil homens. Este número estava com 700 mil soldados acima do limite definido no Tratado de Versalhes.
A primeira grande anexação pelos alemães ocorreu em 1936, quando a Áustria foi tomada sob a justificativa de unir a raça ariana. Em seguida, ocorreria a anexação da região dos Sudetos, pertencente à Tchecoslováquia, em 1938.

Motivos da Segunda Guerra Mundial
Hitler comunica a Emil Hácha, presidente da Tchecoslováquia que a Alemanha invadiria o seu país e era melhor não resistir
Na Alemanha, este motivos estiveram combinados com o Nazismo, que responsabilizava os judeus pelas mazelas sofridas pelo povo alemão.

Sob o patrocínio de Hitler, a guerra começou com a surpreendente invasão à Polônia em 1939. Na Europa, só terminaria em 8 de maio de 1945 e na Ásia, com a rendição do Japão em setembro de 1945.
A Segunda Grande Mundial terminaria com a morte de 45 milhões de pessoas.

A

CONSEQUÊNCIAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, resultou na morte de 45 milhões de pessoas e 35 milhões de feridos. A maior quantidade de vítimas foi registrada na União Soviética, com 20 milhões de mortos.
Na Polônia, 6 milhões foram mortos e na Alemanha 5,5 milhões. Em decorrência do conflito, morreram, ainda, 1,5 milhão de japoneses.

Entre as vítimas na Europa, 6 milhões em judeus, que foram perseguidos no projeto de Adolf Hitler (1889 - 1945), que ficou conhecido como Solução Final.
A morte durante a Segunda Guerra Mundial ocorreu em escala industrial. Os nazistas alemães elaboraram complexos sistemas de eliminação física em campos de concentração e de morte.

Consequências para o Mundo
Além do custo de vidas, o conflito gerou 1 trilhão e 385 milhões de dólares em perdas monetárias. Do montante, 21% coube aos Estados Unidos, 13% à União Soviética e 4% ao Japão.
Todos os 72 países envolvidos acumularam perdas em diferentes proporções. Houve intensa queda na produção industrial e os investimentos dos governos foram direcionados para a guerra, em detrimento de outras áreas, gerando intensos problemas sociais.

Se para a maioria dos países houve perda, para os Estados Unidos, a guerra resultou em fortalecimento de sua posição imperialista.
Durante o conflito, os EUA investiram US$ 300 bilhões na guerra, que foram recuperados com o empenho na indústria armamentista, que cresceu 75%.
Os Estados Unidos também passaram à posição de credores dos países destruídos e em 1948 elaboraram um plano de auxílio financeiro, que direcionou somente para a Europa US$ 38 bilhões.

O Japão, que teve as cidades de Hiroshima e Nagazaki destruídas por duas bombas atômicas lançadas pelos EUA, receberam 2,5 bilhões para a reconstrução.
O auxílio norte-americano, que foi denominado Plano Marshall, foi recusado pela União Soviética, dando início ao processo que ficou conhecido como Guerra Fria.

Novo Mapa da Europa
Uma série de decisões diplomáticas já no decorrer da Segunda Guerra Mundial redesenharam o mapa da Europa e redefiniram as questões políticas mundiais.
Ainda em guerra contra o Japão, em 1943, os Aliados (liderados por Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética) realizaram uma conferência no Cairo com a participação do presidente norte-americano Franklin Roosevelt, o primeiro ministro inglês Winton Churchill e o líder da China Chiang Kai-shek.

No encontro ficou definido que após a derrota do Japão, a China receberia os territórios ocupados no decorrer da guerra e a independência da Coreia seria restabelecida.
Ainda em 1943, em dezembro, outro encontro, desta vez com Churchill, Roosevelt e o líder russo Stalin, os Estados Unidos reconheceram a anexação da Estônia, Letônia e Lituânia, além do leste da Polônia, pela União Soviética.
O encontro ficou conhecido como Conferência de Teerã, capital do Irã, e a reunião dos líderes passou a ser chamada de “os três grandes”.
Ao fim da guerra, em 1945, Churchill, Roosevelt e Stálin reuniram-se novamente em Yalta, na União Soviética.

A Conferência de Yalta definiu:
Fixou a Linha Curzon como fronteira entre a União Soviética e a Polônia, com a cedência dos territórios poloneses aos soviéticos em partilha já firmada em 1939;
Anexação pela Polônia dos territórios alemães da parte leste até as margens do rio Oder,
Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética passaram a controlar os países libertados do leste europeu,
A Alemanha seria dividida em duas zonas e permaneceria sob a direção de um conselho aliado;
A União Soviética passou a controlar os países do leste europeu
Um novo encontro, a Conferência de Potsdam, desta vez em julho de 1945, estabeleceu a partilha dos pagamentos que a Alemanha deveria efetuar por conta da guerra.
Ficou estabelecido na conferência que os alemães deveriam repassar US$ 20 bilhões, sendo 50% do valor destinado à União Soviética, 14% à Grã-Bretanha, 12,5% aos Estados Unidos e 10% para a França.
A Alemanha ainda foi dividida em quatro zonas de ocupação.
Como punição, a Alemanha foi obrigada a reduzir a produção de aço e a maior parte da indústria siderúrgica foi transferida para os países aliados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly