Ideias Sociais e Políticas do Século XIX Flashcards
Desde o século XVII ocorreu, principalmente na Europa, a ascensão da Burguesia, com o início da Revolução Industrial, e posteriormente, no século XVIII com as filosofias do iluminismo e a revolução Francesa. Esse contexto propiciou grande prosperidade nas áreas científicas, políticas e sociais, das quais falaremos algumas das principais teorias do século XIX.
I) Liberalismo: Essa ideologia pregava a Liberdade política e econômica; iniciativa privada; propriedade privada; Adam Smith é o maior expoente (obra ‘A riqueza das nações’); “Laisse-Faire” que prega a não intervenção do Estado na economia.
Adam Smith criticava o Mercantilismo e defendia a liberdade econômica, sustentava que o trabalho (entendido como atividade técnica) era a verdadeira fonte da prosperidade. A Mão Invisível seria um mecanismo natural da economia, que levaria ao equilíbrio entre suas forças.
Esses pensamentos foram influenciados pelo Iluminismo, pois este defendia a liberdade, a igualde perante a lei, e a propriedade privada, baseando seu pensamento na racionalidade.
II)Teorias Socialistas: ( um livro marcante dessa correte de pensamento foi A UTOPIA – Tomas Morus, que falava de uma sociedade igualitária, bem diferente daquela que o autor vivenciou.)
a) Socialismo Utópico: desenvolvido na 1ª metade do século XIX; buscavam uma sociedade igualitária, mas não determinaram os meios para alcançá-la; expoentes: Robert Ouven, Fourier, Luis Blanc.
b) Socialismo Científico: Em 1848 foi publicado o Manifesto Comunista escrito por Marx e Engels, grandes pensadores dessa teoria. Pregavam a destruição do capitalismo e entendiam a história do homem, com a história de seus modos de produção – O Chamado Materialismo Histórico. Isso representa, que o que move a história e suas mudanças é a luta de classes.
Eles Definiram o conceito de Mais Valia (lucro do Burguês), o qual deveria ser combatido por uma revolução proletária, ou seja, dos trabalhadores. Os sistemas economicos estão em constante evolução, e segundos Marx, não se poderia pular etapas para se alcançar o chamado Comunismo:
FEUDALISMO -> CAPITALISMO -> SOCIALISMO (Estado forte) -> COMUNISMO (extinção das classes e do Estado, não havendo propriedade privada, seria a ‘sociedade perfeitac)
III)Anarquismo: Defendia uma passagem direta do capitalismo para o Comunismo (eliminação do Estado).
- > Prega a abolição de qualquer forma de dominação (Estado, Classes Sociais, propriedade privada e estatal).
- > Expoentes: Bakunin, Kropotikin, Proudhon.
•Socialismo Utópico
Origem
França.
Objetivo
Defesa dos interesses do proletariado.
Antecedentes
A utopia (Thomas Morus – 1516); Levellers (niveladores) e Diggers (cavadores) = Inglaterra, século XVII; Conspiração dos Iguais – França (1796) liderada por Graco Babeuf.
Características
Propunha uma sociedade ideal s/ oferecer os meios reais p/ alcançá-la; 1ª metade do século XIX; Cooperativismo; Participação nos lucros das empresas; ↓ Jornada de trabalho; Direito ao voto = sufrágio universal; Representatividade parlamentar; Oficinas nacionais (Louis Blanc).
Expoentes
Robert Owen (movimento cooperativista); Charles Fourier (falanstérios); Saint-Simon; Louis Blanc (oficinas nacionais).
•Socialismo Científico (Marxismo)
Assistir aula
Definição
Estudo sistemático do capitalismo p/ compreendê-lo e promover uma transformação radical da sociedade.
Objetivos
Fim da propriedade privada e do Estado burguês;
Combate ao capitalismo e à sociedade de classes.
Características
Luta de classes = “motor da História”; Ditadura do proletariado = socialismo: Socialismo = fase de transição entre o capitalismo e o comunismo. Materialismo histórico e dialético; Mais-valia.
Expoentes
Karl Marx + Friedrich Engels:
Obras = O Manifesto Comunista e O Capital.
•Nacionalismo
Definição
Vínculo partilhado entre grupos de pessoas de mesma origem, cultura e língua.
Características
Forte ligação a uma determinada terra;
Devoção e lealdade à nação;
Orgulho pela história e tradições de seu povo;
Influenciou a Unificação Italiana, a Unificação Alemã e as tentativas de emancipação da Polônia e da Hungria.