Sd neurológicas Flashcards
Do que é formado o nervo espinhal?
Raíz somatossensorial dorsal e uma raíz motora ventral.
Qual neurônio motor está localizado na medula e qual seu outro nome?
2° neurônio motor, sendo chamado também de neurônio piramidal ou neurônio alfa.
Quais as funções do 2° neurônio motor? Então, quais as consequências da morte desse neurônio?
Promove estímulo para contração muscular e também estímulo trófico para o músculo. A morte desse neurônio causa paralisia flácida e amiotrofia (atrofia muscular).
O que são e como funcionam os fusos musculares?
São fibras musculares modificadas que são envoltas por fibras nervosas sensitivas. Essas fibras sensitivas detectam contração desses fusos e fazem sinápse com o neurônio alfa na medula espinhal, criando uma alça neuronal monossináptica.
Qual a função dos fusos musculares?
Tônus muscular apropriado e é responsável pelos reflexos tendinosos.
Qual outro neurônio atua no tônus muscular? Explique-o.
O neurônio gama. É um neurônio motor que acompanha a fibra do neurônio alfa e faz sinápse com o fuso muscular, estimulando, indiretamente, o neurônio alfa (aumenta tensão muscular).
Qual a diferença estimulatória entre o neurônio alfa e o gama?
O neurônio alfa recebe estímulos do sistema piramidal (através do trato corticoespinal), enquanto o neurônio gama recebe estímulos inibitórios do sistema extra-piramidal (através, principalmente, do trato cortico-rubroespinhal).
Onde se localiza o 1° neurônio motor? Qual seu outro nome?
Está localizado no córtex cerebral, mais especificamente no giro pré-central do lobo frontal (área 4) - representação pelo homúnculo de Penfield.
Qual a função do neurônio piramidal? Qual a consequência de sua lesão?
Movimetno voluntário muscular e força muscular. Sua lesão promove paresia (fraqueza muscular) ou plegia (paralisia muscular).
O que o neurônio piramidal origina?
Origina as fibras do sistema piramidal, que é composto inicialmente pelo trato corticoespinal e corticonuclear.
Qual o trajeto do trato corticoespinal?
Região anterior do tronco encefálico, cruzando para o outro lado na decussação das pirâmides, seguindo, então, pelo funículo lateral da medula. Fazem, então, sinápse com o neurônio alfa.
Qual o trajeto do trato corticonuclear?
Acompanha o feixo corticoespinhal, porém faz sinápse nos núcleos dos pares de nervos cranianos no tronco encefálico. Cruzam para o lado oposto antes de fazerem sinápse nesses núcleos.
Qual a diferença de trajeto entre o trato corticoespinal e o corticonuclear?
O corticonuclear apresenta fibras que cruzam e algumas fibras que NÃO cruzam, fazendo sinápse bilateralmente na maioria dos núcleos de nervos cranianos.
Quais as características da Sd piramidal?
Fraqueza muscular (paresia ou plegia), (a)hipotonia/reflexia ou hipertonia/reflexia, sinais de Babinski, Hoffman e clônus, perda dos reflexos cutâneo-abdominais e cremasteriano.
Explique a (a)hiporreflexia flácia ou espasticidade hiperrreflexa.
Em lesões agudas (AVC e trauma), é atônica/reflexa; em lesões subagudas (tumores, fase tardia de lesão aguda), é hipertônica/reflexa.
Explique o Sinal de Babinski, Hoffman e o clônus.
Babinski: reflexo cutâneo-plantar em que há extensão do hálux com abertura dos pododáctilos (o normal é flexão do hálux e dos pododáctilos).
Hoffman: oposição do polegar e dedo mínimo quando há flexão súbita da articulação IFD do dedo médio.
Clônus: contrações musculares repetitivas após estiramento do tendão calcâneo (clônus de calcâneo) ou do quadríceps (clônus de patela).
Explique os reflexos cutâneo-abdominais e cremasteriano.
Cutâneo-Abdominais: contração abdominal quando há estímulo da pele da lateral do abdome em diração ao umbigo.
Cremasteriano: elevação do testículo após estímulo da pele da região medial do terço superior da coxa.
Por que ocorre a hipertonia hiperreflexa?
Ocorre por lesão do sistema extra-piramidal concomitantemente com o piramidal. O extra acompanha o piramidal em toda a sua tragetória, exceto nas pirâmidas bulbares. A maioria dessas fibras faz estímulo inibitório sobre o neurônio gama, fazendo com que a lesão desse sistema promova hipertonia com hiperreflexia. Já a lesão do piramidal sem lesão do extra promove atonia com arreflexia, pois não há piramidal, mas há o estímulo inibitório do extra-piramidal. Isso permite eu estimar a localização das lesões.
A lesão no cortex motor primário também promove atonia com arreflexia, porém apenas de uma região específica do corpo.
Qual a relação da localização da lesão no SNC e a localização da Sd piramidal?
Lesões acima da decussação das pirâmides promovem Sd piramidal contralateral, com hemiparesia/plegia contralateral à lesão. Lesões no funículo lateral da medula (onde passa o trato corticoespinhal) promove Sd piramidal ipsilateral, com hemiparesia/plegia ipsilateral. Secção medular completa promove Sd piramidal bilateral. Síndrome piramidal alternada é uma Sd com hemiparesia/plegia do MMSS de um lado e do MMII do outro lado, ocorrendo em situações de compressão da decussação das pirâmides.