sd. hipertensivas (obstetrícia) Flashcards
fatores de risco para desenvolver pré eclâmpsia
Todas as gestantes, independente do risco de pré-eclâmpsia, devem ser orientadas a praticar atividade física durante a gestação e ingerir…
pelo menos 600 mg de cálcio por dia na alimentação ou suplementar pelo menos 500 mg de cálcio por dia.
qual a prevenção primária contra pré eclâmpsia ?
Administração de aspirina em baixa dose (100-150 mg) diariamente, com início antes de 16 semanas de gestação (preferencialmente com 12 semanas), até 36 semanas (alguns protocolos orientam até o parto). O uso de baixa dose de aspirina antes de 16 semanas de gestação diminuiu o risco de pré-eclâmpsia, principalmente a pré-eclâmpsia precoce (< 34 semanas), e de restrição de crescimento fetal em gestantes de alto risco.
A suplementação de cálcio nas gestante de alto risco deve ser feita na dose de 1,5g a 2g/dia quando há baixa ingesta dietética de cálcio, pois essa medida reduz o risco de pré-eclâmpsia para esse grupo de mulheres. verdadeiro ou falso ?
verdadeiro
O uso de heparina de baixo peso molecular não está indicado para a prevenção da pré-eclâmpsia, pois essa medida não reduz o risco dessa patologia. verdadeiro ou falso ?
verdadeiro
resumo sobre conduta primaria para prevenção contra pré eclâmpsia
paciente apresenta níveis pressóricos normais (PA < 140/90 mmHg) no momento, por isso não tem necessidade de usar anti-hipertensivo, como hidralazina. correto ou falso ?
correto
A enoxaparina não está indicada para prevenção de pré-eclâmpsia, somente para os casos de maior risco de trombose (trombofilias hereditárias e adquiridas ou histórico pessoal de trombose). V ou F
verdadeiro
iminência de eclâmpsia os sinais clínicos que precedem a eclâmpsia, são eles: (6)
cefaleia frontal ou occipital persistente, turvação visual, escotomas, fotofobia, alteração do estado mental e hiperreflexia.
A conduta diante de um quadro de iminência de eclâmpsia é:
estabilizar hemodinamicamente a paciente e aplicar sulfato de magnésio a fim de prevenir convulsões.
Deve-se controlar a hipertensão arterial grave (a partir de 160x110 mmHg) para prevenir falência cardíaca, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico. V ou F
verdadeiro
O objetivo do uso do anti-hipertensivo é manter a PA entre 140-150/90-100mmHg. A medicação de escolha para o para controle da hipertensão arterial grave na gestação é a hidralazina, em seguida a nifedipina e por último no nitroprussiato de sódio (somente em casos de hipertensão grave refratária). V ou F
verdadeiro
Qual a conduta obstétrica nos casos de iminência de eclâmpsia ?
é a resolução imediata da gestação, de preferência pela via mais rápida e deve ser realizada somente após estabilização da paciente e aplicação do sulfato de magnésio.
MAPA MENTAL
O gluconato de cálcio é o antidoto do sulfato de magnésio, utilizado apenas quando há intoxicação por essa medicação. A resolução da gestação deve ocorrer independente da persistência da hipertensão arterial.
verdadeiro
pré eclâmpsia grave e não grave.
(MAPA MENTAL)
sinais e sintomas de disfunção significativa de órgãos-alvo ou uteroplacentária (6)
ATENÇÃO
Em que situações clínicas a gestantes com pré-eclâmpsia necessita de internação.
Quando ela apresenta sinais de gravidade.
Gestantes com HAC são encaminhadas ao pré-natal de alto risco para acompanhamento e tratamento adequados, pois apresentam maior risco de complicações obstétricas, como pré-eclâmpsia, restrição de crescimento fetal, óbito fetal, infarto, derrame e óbito materno.
Na primeira consulta de pré-natal, deve-se fazer a avaliação de lesões de órgãos-alvo de paciente com hipertensão arterial crônica, através da solicitação dos seguintes exames: (6)
Eletrocardiograma, ecocardiograma, fundoscopia, creatinina, proteinúria de 24h e ultrassonografia de rins e vias.
Como gestantes com hipertensão arterial crônica apresentam alto risco para desenvolver pré-eclâmpsia, está indicada qual profilaxia ?
Aspirina (100-150mg/dia) de preferência a partir de 12 semanas e carbonato de cálcio(1 a 2g/dia) desde o início da gestação.
A gestante com HAC deve reduzir as atividades físicas excessivas e evitar situações de estresse emocional, evitar o consumo excessivo de sal e o ganho de peso excessivo e praticar atividades físicas regulares.
Os anti-hipertensivos proibidos na gestação ?
Inibidores da ECA e os
Antagonistas dos receptores de angiotensina por causarem malformações fetais.
O atenolol e os diuréticos também devem ser evitados.
O anti-hipertensivo mais utilizado na gestação é a
metildopa
Se houver necessidade de associação medicamentosa, pode-se lançar :
bloqueadores do canal de cálcio (anlodipina ou nifedipina),
betabloqueadores (metoprolol ou carvedilol) ou,
hidralazina via oral.
Se a gestante apresentar hipertensão arterial grave/crise hipertensiva (PA ≥ a 160/110 mmHg) após 20 semanas, qual a conduta ? (3) IIC
Internação hospitalar, investigação de pré-eclâmpsia e controle dos níveis pressóricos com hidralazina ou nifedipina.
CONDUTAS NA HAC
uso de captopril está contraindicado na gestação.
Gestante com HAC. PA elevada, qual conduta ?
conduta é introduzir metildopa e orientar dieta hipossódica. Indicação de profilaxia para pré-eclâmpsia com aspirina em baixa dose e carbonato de cálcio.