Schumpeter Flashcards

1
Q

O que é o fluxo circular da vida econômica de Schumpeter?

A

É uma imagem mental para entender o processo de surgimento e revolução do desenvolvimento econômico. Resumindo, é uma abstração, onde ele abstrai do capitalismo o que ele achava ser a característica fundamental do capitalismo (desenvolvimento econômico), ou seja, uma economia capitalista sem desenv. econômico (irreal, que não é possível).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais são os pressupostos/hipóteses de Schumpeter para o Fluxo Circular da vida econômica?

A

Para Schumpeter são: Livre concorrência, propriedade privada, divisão de trabalho e ausência de incerteza sob o futuro (hipótese de concorrência perfeita), nos mostrando um sistema mercantil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais os fatores primários de produção pra Schumpeter? Por que não considerava capital um fator?

A

São Terra e Trabalho. Schumpeter apesar de dizer que seguia Bohm-Bawerk onde o capital era um fator derivativo, para Schumpeter não era nem fator primário nem derivativo. Para ele o capital não era um fator pois ?

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Como é o processo produtivo de Schumpeter?

A

O processo produtivo começa com a venda de serviços de fatores para as empresas, as empresas compram os serviços de fatores e dão renda para os prop de fatores (salário e aluguel) que irão produzir bens de consumo, bens de consumo esses que serão comprados por prop de fatores e onde as empresas receberão sua renda.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como é a gestão das empresas para Schumpeter?

A

É um processo mecânico, visto que cada empresa atinge um equilíbrio (mesma combinação de fatores, mesmos bens e quantidades), não há motivo para os produtores mudarem sua conduta, logo a função de direção é executada mecanicamente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é a produção de Schumpeter?

A

É uma combinação de forças produtivas, seu propósito é a satisfação das necessidades humanas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Por que não há excedente?

A

Por conta do equilíbrio do fluxo circular, o resultado do processo produtivo é inteiramente apropriado pelos fatores de produção, logo preço é igual o custo dos fatores. Lucro seria um sintoma de imperfeição e o valor um sintoma de pobreza, visto que se fosse abundante, as coisas não teriam valor, somos pobres pois as coisas são limitadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Para Schumpeter, qual é o fenômeno que rompe o fluxo circular originando o processo de desenvolvimento?

A

Segundo ele, é o fenômeno de Inovação, entendido como a realização de novas combinações produtivas ou mudanças nas funções de produção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é o empresário?

A

É aquele agente que tem a função de colocar em prática as novas funções produtivas/inovações. Possuem qualidades raras como, capacidade de administrar, inventividade, criatividade, liderança, etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais são os 5 casos de inovação elencadas por Schumpeter?

A

1- Introdução de um novo bem, ou bem com nova característica;
2- ‘’ de nova máquina ou nova combinação produtiva;
3- Abertura de novo mercado;
4- Nova fonte de MP ou insumos semi-faturados;
5- Nova forma de organização de indústria ou mercado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que é o processo de destruição criativa?

A

São os impactos que as inovações causam no fluxo circular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quando surge o lucro no desenvolvimento econômico?

A

O lucro surge quando o empresário realiza com êxito uma inovação. O excedente empresarial/lucro surge a partir de uma inovação que irá diminuir o custo do produto ou seu preço sem nenhuma obrigação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Por que o lucro não é perene?

A

Não é perene pois atrai concorrentes visto que quebra as resistências da inovação, logo ocorre uma generalização da inovação. O lucro desaparece quando a economia estabelece um novo equilíbrio onde o preço dos fatores fica igual ao custo novamente, é a “lei dos custos”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Por que as inovações se concentram em determinadas fases de prosperidade?

A

1- Aparecimento de empresários pioneiros que quebram barreiras/obstáculos as inovações (tais como, resistência dos consumidores, resistências de caráter político ou social as novas técnicas, etc), facilitando o aparecimento de imitadores com menor liderança a obter êxito.
2- Em outras fases do ciclo que não a prosperidade, a economia está se reorganizando de uma crise (falta de fatores de produção, baixas expectativas, falta de crédito, etc), onde isso não permite as inovações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Como são financiadas as inovações?

A

Para colocar as inovações em prática, os empresários irão demandar crédito dos bancos para obter o poder de compra necessário. Os bancos criam crédito lastreado com base no resultado dessas inovações. “Lucro é investido antes de existir” Visto que o empresário só paga o banco com o lucro gerado desse investimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Por que ocorre uma inflação creditícia?

A

Dado que os empresários conseguem o crédito, precisam de novos fatores de produção, porém com a economia em pleno emprego para isso acontecer eles disputam os fatores existentes. Ou seja, eles conquistam fatores existentes pagando mais pela venda de serviços que ocasiona num aumento de renda e aumento da demanda por bens desses fatores, só que a economia em pleno emprego continua produzindo o mesmo, o que leva a uma inflação creditícia.

17
Q

O que seria o excedente a partir da inflação creditícia?

A

O excedente ocorre pois os preços dos fatores de produção são maiores que o custo dos fatores, esse excedente seria uma quase renda para as empresas não inovadoras e lucro para as que são inovadoras (porém demora mais por conta do processo de investimento, comprar máquinas, instalar, etc)

18
Q

O que é o ciclo econômico?

A

É a forma como o desenvolvimento econômico se exterioriza no capitalismo, se inicia com um cluster de inovações.

19
Q

O que é a onda primária da prosperidade?

A

É a recuperação da economia, seria o crescimento, o cluster de inovações.

20
Q

O que é a onda secundária da prosperidade?

A

É o auge da economia, depende da intensidade do período de recuperação

21
Q

O que é a inflexão do ciclo (queda)?

A

É o aparecimento do complemento material as inovações. Como as inovações começam na mesma fase, depois que se estabelece a nova cap. produtiva gera o “processo de destruição criativa” que é uma luta entre novos e velhos produtos que irá acabar com as empresas não inovadoras, e esse processo leva a crise novamente.

22
Q

O que é a deflação creditícia?

A

A queda das empresas não inovadoras, diminui a produção, diminui a renda dos fatores e cai a demanda que gera a deflação creditícia. Bancos cortam os créditos pois a inadimplência sobe com os projetos arriscados.

23
Q

O que é a onda secundária da inflexão?

A

É a onda de pânico (expectativas pessimistas) que amplifica a crise e diminui ainda mais o crédito, reduz os estoques de MP que leva ao desemprego, falências e a crise.

24
Q

Por que para Schumpeter a fase de crise não é necessariamente ruim?

A

Pois é uma fase de reajustamento do sistema para uma nova fase de prosperidade, visto que há fatores produtivos ociosos, crédito em excesso dos bancos querendo emprestar, aumento do consumo real, novos produtos, novas combinações, etc. É o processo de desenvolvimento econômico.

25
Q

O que é o capitalismo para Schumpeter?

A

É um sistema evolutivo em permanente transformação, para ele o capitalismo nunca estaria em equilíbrio.

26
Q

Qual a base da dinâmica transformadora?

A

É a concorrência entre as empresas na luta pela sobrevivência em um ambiente hostil e em permanente mutação, visto que é um elemento propulsor do processo de ruptura e transformação (inovações das funções de produção).

27
Q

Qual o objetivo da inovação?

A

É a principal arma na concorrência, pois é a busca pelo lucro extraordinário ou o monopólio temporário. É a busca pelo lucro que leva a inovar. Se concentra em det. fase do ciclo (ocorre em surtos) e são as inovações que levam a esse processo permanente de mutações/evoluções da base produtiva e das estruturas de mercado/organizações/instituições.

28
Q

O que é o processo de destruição criativa?

A

É a concorrência pelo lucro que se torna o motor do processo incessante e endógeno (dentro das empresas) no processo de mutação das estruturas industriais (inovação). Ou seja, é a concorrência entre empresas pelo lucro que gera inovações.