QUIZ 2 Flashcards
Discutir as características e resultados do instrumento de política monetária - Open market, apontando sua superioridade diante dos demais
As operações de mercado aberto são o instrumento mais eficaz de política monetária pois atuam sobre as reservas bancárias. Esse instrumento realiza operações de compra e venda de títulos, de forma definitiva ou compromissada, com o objetivo de diminuir as pressões sobre os juros da seguinte forma: se a venda de títulos é maior que o resgate num dia, as reservas se contraem, se a venda de títulos é menor do que os resgastes, as reservas se expandem. Existem dois tipos de operações, compromissadas e definitivas.
As compromissadas ocorrem de forma mais comum no OMA, são utilizadas para promover o ajuste diário na liquidez, o bacen negocia reservas bancárias com as instituições com a garantia de títulos públicos federais, em que há compromisso em recomprar ou revender esse título por valor e data definido.
As definitivas são operações onde o objeto de negociação do leilão (informal ou formal) são títulos federais, e normalmente ocorrem quando o Bacen quer retirar reservas do mercado de uma forma mais permanente, não existindo recompra e revenda.
São realizadas através de leilões de títulos ou de dinheiro e são utilizados tanto para o gerenciamento da liquidez como para sinalização da política monetária.
São superiores aos demais, pois, ao atuar diretamente sobre as reservas, são mais rápidas no ajuste da liquidez e também mais flexíveis para isso.
Analisar os impactos das políticas monetárias nos preços dos ativos
O mecanismo de transmissão da política monetária através do valor dos ativos considera uma relação estável entre as taxas de juros, conforme a curva de rendimentos. Nesta concepção, o Bacen faz uma alteração na estrutura dos juros básicos de curto prazo, como um aumento, leva a um desalinhamento de toda a estrutura dos juros no sistema - um aumento na SELIC, faz com que os ativos de longo prazo percam valor e não compense assumir o risco maior - os agentes realinham seu portfólio de papéis e vendem seu papel de longo prazo para comprar os de menor de curto prazo - a pressão das vendas dos papéis de maior prazo faz com que seu preço fique menor e seu juros aumente - esse aumento faz com que os ativos de maior tempo fiquem no mesmo patamar dos de curto prazo. Dessa forma, elevações nos juros, promove a queda no valor dos ativos fazendo com que seus donos percam dinheiro e reduzam seu consumo e também diminuem os investimentos em capital real, visto que se torna mais lucrativo reter títulos financeiros - através do efeito riqueza.
Definir:
operações definitivas
duas consequências de um processo inflacionário ao país
política monetária discricionária
função reação do BCB
Conta reserva bancária
1.Operações definitivas: As operações definitivas são aquelas que ocorrem nos leilões informais/formais por títulos, onde o bacen irá vender as instituições títulos já emitidos em sua carteira e quando vende se incorpora a carteira do comprador, fazendo com que não haja recompra ou revenda. Essas operações normalmente ocorrem quando o Bacen quer retirar reservas do mercado de uma forma mais permanente.
2.Duas consequências de um processo inflacionário ao país: Queda do poder de compra, aumento da taxa de juros e consequentemente incerteza quanto aos investimentos.
3.Política monetária discricionária: A política monetária discricionária é entendida como a tomada de decisão por parte das autoridades monetárias, ou seja, é a capacidade das autoridades de ajustar as políticas de acordo com as condições econômicas e necessidades percebidas, como lidar com imprevistos e mudanças. Envolve mais flexibilidade e ação ativa das autoridades.
4.Função reação do BCB: É uma função utilizada pelo Banco central do Brasil para o cálculo e implementação da taxa de juros básica fixada pelo COPOM. A regra de Taylor adaptada para o Brasil como função reação relaciona a taxa de juros aos desvios da inflação presente, ao hiato do produto e aos movimentos da taxa de câmbio
5.Conta reserva bancária: A conta reserva bancária é a conta de depósitos entre todos os bancos e o Bacen, que tem o objetivo de registrar e receber os recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais, a liquidação das transações com o Bacen e as transações interbancárias