Prova 2 - EPE Flashcards
Conceitue inovação e explique os 5 casos que Schumpeter utiliza para tipificar as inovações.
Para Schumpeter, a inovação é o processo que os empresários realizam de criar novas combinações produtivas/novas funções de produção, é o processo que rompe com o fluxo circular e dá inicio ao desenvolvimento econômico. Schumpeter elenca 5 possibilidades de inovações:
1- Introdução de um novo produto ou de um produto com uma nova característica;
2 - Introdução de uma nova máquina ou uma nova forma de organização da produção;
3- Introdução de um produto em um novo mercado;
4- Acesso a uma nova fonte de matéria prima ou de uma nova fonte de mão de obra semi-manufaturados;
5 - Estabelecimento de uma nova forma de organização de um mercado;
Explique porque, segundo Schumpeter, o desenvolvimento econômico se exterioriza na forma de ciclos econômicos.
Para Schumpeter, o desenvolvimento econômico quebra o equilíbrio econômico do fluxo circular e faz com que nunca volte ao equilíbrio anterior do pleno emprego pois o desenvolvimento/inovações é constante, ou seja, o desequilíbrio das inovações é constante por isso se apresenta como ciclos de prosperidade e inflexão.
A economia capitalista para Keynes, é essencialmente instável. Explique as razões dessa instabilidade.
Dado que os níveis de produção, renda e emprego dependem dos gastos com consumo e investimento, e como os gastos com consumo são relativamente estáveis/constantes e determinados indiretamente pelo investimento (multiplicador do I), a dinâmica capitalista entendida como as variações nos níveis de produção e renda são dependentes do investimento, visto que se investimento flutua, ele influencia também na renda, produção e o emprego. Portanto, como a decisão de investimento se assenta sobre bases precárias sujeitas a mudanças repentinas que são as expectativas objetivas (opinião do mercado sobre o futuro baseado em experiências) e as subjetivas (modificações no estado de confiança na medida quanto o futuro é incerto geram flutuações violentas no investimento) quanto ao rendimento previsto dos ativos e bens de capital, a razão da instabilidade da economia capitalista é justamente essa dependência do investimento que está sujeito a incerteza dessas expectativas.
Explique como Keynes refutou a “lei de say”
Keynes afirma que é a demanda por bens de consumo que determina o quanto será produzido e é a demanda por Investimento que determina a produção de bens de capital. Portanto, quanto maior o gasto com investimento e consumo, maior a renda/produção, ou seja, são os gastos que determinam a renda, é o princípio da demanda efetiva ex-post. A lei de Say diz que a renda determina o gasto, mas Keynes afirma que nem toda a renda é gasta, visto que a propensão média e marginal a consumir nunca são igual a unidade (saturação do consumo), por conta da preferência a liquidez que é um seguro diante das incertezas e também pelo motivo de ganhar um prêmio por não gastar (compra de ativos).
Explique o que Schumpeter designa de processo de destruição criativa.
Para Schumpeter, o aparecimento do complemento material das inovações (novos produtos e nova capacidade produtiva), tornam as antigas obsoletas. A medida que inovações (novos produtos, novas combinações, novas tecnologias) aparecem, aquelas empresas que não conseguem acompanhar vão sendo eliminadas do processo. Ou seja, o processo de destruição criativa é o incessante processo de reorganização do sistema para o desenvolvimento econômico, que obsoleta as estruturas antigas.
Keynes sustentava que a eficiência plena das políticas macroeconômicas depende de certa institucionalidade que permita separar a economia interna da instabilidade externa. Explique sua proposta para construir um “dique” que permite separar a economia doméstica da economia internacional.
Explique as críticas que Keynes faz a teoria neoclássica do emprego
A primeira crítica de Keynes a teoria neoclássica do emprego é a ideia de que a oferta de trabalho é função do salário real. Para Keynes, o trabalhador quando assina o contrato de trabalho firma seu salário nominal, o salário real é determinado pelo nível geral de preços da economia, portanto se o seu poder de compra diminui por causa da inflação os trabalhadores não pedem demissão, portanto a oferta de trabalho não é função do salario real.
A segunda crítica é a ideia de que salário é apenas um custo (ótica microeconômica), diz que o salário é um custo pra empresa sim, porém do ponto de vista macroeconômico, o salário é uma categoria da demanda efetiva, visto que aumento de salário leva a um aumento de consumo e faz com que capitalistas vendam mais e aumentem seus lucros. Portanto, o salário deve ser analisado como custo e como componente da demanda agregada
A terceira critica é que os neoclássicos consideram apenas o equilíbrio econômico no mercado de trabalho e colocam a culpa do desemprego nos trabalhadores (trabalhadores deveriam aceitar menos salário), porém Keynes afirma que o salário determinado pela ofertaxdemanda é o sal nominal e não real, o sal real depende do nível de preços e portanto, falta a equação do nível geral de preços ( determinado no mercado de bens e serviços), logo, keynes insere o princípio da demanda efetivo no lugar dessa eq faltante.
Explique porque o advento do Capitalismo Monopólico transformou o processo de inovação em rotina e quais são os impactos disso no desenvolvimento e nos empresários
As políticas restritivas ao visar sustentar as vantagens competitivas, criam barreiras a entrada (para conseguir entrar em um mercado oligopólico, empresas novas precisam de altas escalas de produção, altos gastos com PeD, gastos com tecnologia, etc). As empresas oligopólicas com seus departamentos de PeD se tornam o agente principal no processo de destruição criativa pois a busca pela inovação se torna atividade rotineira, o oligopólio da poder a essas empresas de aplicar politicas defensivas para as empresas se protegerem das flutuações no sistema capitalista.
Explique porque Keynes defende a adoção de controles sobre transações correntes e capital e liberdade de fixar a taxa de câmbio
Explique qual é, segundo, Schumpeter, o motor do processo de desenvolvimento econômico e o porquê de, em sua ausência, a economia operar sem lucro.
Para Schumpeter, a inovação é o motor do processo de desenvolvimento. Segundo ele, nenhum lucro é perene, portanto, quando ocorre uma inovação os obstáculos para realizar a mesma desaparecem, o que irá atrair imitadores que irão implementar essa inovação em toda a indústria. Após isso, ocorre uma reorganização completa até que a ‘lei do valor” se reative, criando assim uma generalização da inovação, desaparecimento do lucro e colocando a economia em equilíbrio onde o preço flui inteiramente para os custos dos fatores novamente. Ademais, isso só não irá ocorrer se o processo de inovação for incessante.
Explique porque, segundo Keynes, a dinâmica econômica capitalista é dependente do investimento e as consequências dessa dependência
Isso ocorre pois, para Keynes, o consumo é relativamente constante e grande parte dele é determinado indiretamente pelo investimento (visto que o consumo cresce em taxas decrescentes, variações no investimento geram variações maiores na renda do que sua própria variação - multiplicador do investimento). A consequência dessa dependência ocorre pois o investimento determina a futura capacidade produtiva da economia, logo se o investimento flutua, ele arrasta consigo a produção, a renda e o emprego.
Explique porque, segundo Schumpeter, a forma de financiamento da inovação leva um processo de inflação creditícia.
Segundo Schumpeter, para que os empresários coloquem as inovações em prática, irão demandar crédito. Os bancos criam crédito com a garantia do resultado dos investimentos que serão feitos pelos empresários.
Ao criar-se crédito, os empresários precisam de fatores de produção para colocar as novas combinações em prática, porém ao lembrar que a economia está em pleno emprego, os empresários precisam disputar os fatores existentes, e para fazer isso oferecem um salário maior para os trabalhadores. O aumento do preço dos fatores gera um aumento da renda que gera um aumento da demanda porém com o mesmo nível de produtos existente. Logo, um aumento de demanda para ainda o mesmo nível de produto, leva a um aumento de preços é a inflação creditícia.