Prova 2 - Políticas Monetárias e suas funções Flashcards

1
Q

Qual a definição de política econômica?

A

É um conjunto de diretrizes elaboradas por autoridades econômicas tendo em vista atender objetivos de curto e longo prazos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual os objetivos das políticas econômicas?

A

Estabilizar as variáveis econômicas: Estabilidade do IGP, crescimento econômico, distribuição de renda em padrões que assegurem a evolução econômica e social compatível com a igualdade de oportunidades, inflação a taxas desejáveis, nível de desemprego equilibrado, câmbio equilibrado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual o objetivo da política monetária? Discorra sobre 4 deles.

A

É um instrumento que deve estar em sintonia com as demais para assegurar o cumprimento dos objetivos das pol. econômicas. Normalmente está associada ao longo prazo, com o objetivo de manter a inflação a taxas desejáveis, bem como a taxa de desemprego num nível que mantenha o equilíbrio nas relações de capital e trabalho. Também, a garantia da estabilidade do sistema financeiro de acordo com as necessidades dos agentes, nas funções de produção, distribuição e consumo, atuando em conjunto com a política cambial para um câmbio de equilíbrio para o BP, e o nível de atividade econômica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são os instrumentos da política monetária?

A

São: Recolhimento de compulsório, redesconto ou empréstimo de liquidez e operação de mercado aberto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

De que forma as políticas monetárias podem ser exercitadas?

A

Podem ser exercitadas através da adoção de regras que podem ser alteradas como, regimes de meta de inflação, meta da taxa de juros, meta da taxa de câmbio, teto de gastos, déficit, superávit e etc.. ou conduzir de forma discricionária onde as autoridades monetárias utilizam seu próprio discernimento para ajustar a política conforme considerarem apropriado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais são as metas de políticas monetárias?

A

São as metas intermediárias e as metas operacionais:
As metas intermediárias são aquelas de longo prazo que funcionam como indicadores de políticas monetárias para o Bacen, e são divididas em duas: as taxas de juros de longo prazo (TJLP) e os agregados monetários(volume de moeda/crédito). E as metas operacionais são as taxas de juros básica de curto prazo (SELIC) e o controle das reservas bancárias agregadas, onde o Bacen mantém um controle das entradas e saídas diárias de moeda dos bancos comerciais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual é o dilema dos policies makers?

A

É o dilema do Bacen no exercício da pol. monetária onde não consegue controlar simultaneamente a taxa de juros e o nível de reservas bancárias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que é a função reação do Bacen (ou regra de taylor)?

A

É um guia que o Bacen pode seguir no processo decisório da pol.monetária. A regra relaciona a taxa de juros as seguintes características: a inflação presente (ou esperada) com a meta inflacionária, o hiato do produto (PIB Efetivo - Pib de pleno emprego/potencial) e a taxa de juros real de equilíbrio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é o mercado de reservas bancárias?

A

É onde ocorre a negociação de reservas bancárias entre bancos, é onde o Bacen executa a política monetária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que é o mercado primário?

A

É constituído pelas relações estabelecidas no dia a dia da economia onde ocorre a gestão da liquidez entre o Bacen e os bancos comerciais, ou seja, é quando o banco compra ou vende dinheiro para o Bacen por meio da Taxa Selic (ou vice-versa).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que é o mercado secundário?

A

É constituído pelas relações interbancárias (Banco x Banco), onde bancos emprestam dinheiro para outros bancos para resolver problemas de liquidez por meio da Taxa DI ( Usada no CDI, mais elevada que a SELIC) invés de recorrer diretamente ao Bacen (pois existem as taxas punitivas aplicadas pelo Bacen).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que é a conta reservas?

A

É a conta de depósitos de todos os bancos com o Bacen, com o objetivo de registrar e receber os recolhimentos compulsórios dos bancos, a liquidação das transações entre cada um e o Bacen e as transações interbancárias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que é o gerenciamento diário da liquidez?

A

O Bacen gerencia diariamente a liquidez no mercado de reservas de modo a acomodar a demanda dos bancos por reservas bancárias e manter estável a taxa de juros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é a sinalização da política monetária?

A

O Bacen busca efetuar a sinalização para o mercado do rumo da política monetária, influenciando a estrutura de taxa de juros da economia por meio da taxa de juros de curto prazo, com a finalidade de atingir objetivos mais amplos de política monetária, relacionados a uma estratégia de prazo mais longo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais são as funções do compulsório?

A

O recolhimento compulsório é um percentual obrigatório dos depósitos a vista que os bancos são obrigados a manter no Bacen como reserva. Suas funções são: Controle dos agregados monetários (via multiplicador), fornecimento de liquidez ao sistema bancário, controle de crédito, estabilização da demanda por reservas bancárias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que é o redesconto? Quais são as modalidades?

A

As operações de redesconto são empréstimos, na forma de crédito em reservas bancárias concedidos pelo Banco Central aos bancos. As modalidades são:
1- empréstimos com garantias: são contratos de financiamento aos bancos com caráter rotativo e limites fixados pelo bacen, usando como garantia por exemplo, os títulos públicos.
2- redesconto: o bacen compra ativos dos bancos com o compromisso de revendê-los a mesma instituição em data futura e o banco revende seu ativo ao bacen, com o compromisso de recomprá-lo no futuro, é uma operação compromissada.

17
Q

O que são as operações de mercado aberto (OMA)?

A

São operações de compra e venda, de forma definitiva ou compromissada, de títulos no mercado secundário, com o objetivo de evitar a volatilidade na taxa de juros de curto prazo (manter a meta do COPOM) e regular a disponibilidade e o custo das reservas bancárias.

18
Q

O que são operações compromissadas?

A

São operações de compra ou venda de títulos com compromisso de revenda ou recompra desses títulos realizadas pelo Bacen através de leilões com o objetivo de promover o ajuste diário da liquidez das reservas bancárias e manter a taxa básica próxima da meta.

19
Q

O que são as operações definitivas?

A

As operações definitivas são operações de compra ou venda de títulos
sem que as partes assumam qualquer compromisso de reversão ou recompra dos títulos em data futura. Quando ocorrem essas opera-
ções o BCB afeta permanentemente a liquidez bancária.

20
Q

O que são os leilões informais?

A

Nos leilões informais de dinheiro, o banco central oferta moeda exigindo como garantia títulos, comprometendo-se a instituição a recomprar o título normalmente no dia seguinte ao da realização da operação.

21
Q

O que são os DEALERS?

A

São as instituições financeiras credenciadas a operarem com o BACEN. Quando a oferta é feita só para DEALERS (Of-dealers) os leilões informais são realizados somente com esses bancos credenciados, onde-se realiza operações compromissadas no curto prazo.

22
Q

O que é PU ? O que é PU de lastro?

A

O PU ou preço unitário é o preço de cada titulo, e leva em conta seu fluxo de caixa esperado. Por outro lado, o Preço de Lastro é o preçodo título aceito pelo BCB na realização de suas operações compromissadas. O PU de lastro em geral é inferior ao preço de mercado do título.

23
Q

O que são operações de overnight?

A

São operações compromissadas com prazo de vencimento de um dia útil.

24
Q

Por que a política monetária é tão importante?

A

A politica fiscal é lenta e conflitiva, que dificulta sua utilização em politicas de estabilização ( curto prazo) ou mesmo no crescimento
(longo prazo).A decisão de política monetária, em comparação,
é muito mais rápida, tornando-se, assim, um instrumento mais eficaz de intervenção quando a demanda agregada sofre um choque adverso.

25
Q

Qua lo primeiro mecanismo de transmissão de política monetária?

A

1- Através do valor dos ativos: Se baseia em uma relação estável com a taxa de juros. Ex: Autoridade monetária aumenta a selic - titulos de longo prazo sofrem queda da i - agentes tentam reajustar seu portfolio, vendem esses titulos de LP para comprar os titulos de vencto a curto prazo - a pressão dessa venda diminui o preço dos papeis de LP e aumenta sua taxa de juros. Neste mecanismo, a transmissão dos impulsos da política monetária seria feita através do impacto
que variações da taxa de juros (através de movimentos da curva de rendimentos) tem sobre o valor dos ativos financeiros.

26
Q

Qual é o segundo mecanismo de transmissão de política monetária?

A

2-Canal de crédito: Variação na taxa de juros de curto prazo
/ou na taxa de Redesconto/ ou na taxa Depósito Compulsório&raquo_space;> encarecimento das taxas de juros»>redução de oferta de crédito pelos bancos»>bancos racionam crédito ao público&raquo_space;>elevam os juros dos empréstimos»>redução da demanda de bens de consumo duráveis e redução da demanda de bens de investimento ou de capital»>
redução da DA»>redução do emprego»>reduçãoda renda ou do produto.

27
Q

Qual é o terceiro mecanismo de transmissão de política monetária?

A

3-Canal da taxa de câmbio: opera quando um país adota o regime
de câmbio flutuante:
variação da SELIC»>ocorrerá variação sobre a estrutura das taxas de juros na economia, ou
seja deslocamento da curva de rendimentos, quando todas as taxas de juros de longo prazo sofrerão alterações»>variação da rentabilidade dos ativos domésticos não monetários»> Incentivo à entrada ou saída de capitais»» valorização ou desvalorização da moeda nacional em relação a moeda externa»>variação dos preços dos bens importados localmente»>variação das importações»>variação na rentabilidade do exportador.

28
Q

Como a mudança na estrutura das taxas de juros de juros afeta o lado real das atividades econômicas?

A

É dado pelos efeitos-riqueza resultantes da variação dos preços dos ativos. Quando a autoridade monetária sobe a taxa de juros, ela leva o mercado financeiro a promover uma queda no valor dos
ativos financeiros.

29
Q

O que é a inflação?

A

É um aumento generalizado e continuo no nível geral de preços

30
Q

O que é inflação de demanda?

A

É causada pelo excesso de demanda em relação a produção disponível, considera-se pleno emprego emprego.

31
Q

O que é inflação de custos?

A

Decorre de um aumento de custos das empresas, repassados para preços, é uma reação do lado da oferta. Choque de preços de MP, salários ou taxa de juros.

32
Q

O que é inflação de inércia?

A

Decorre de um processo de ordenação informal ou formal generalizado, força autopropulsora da inflação.

33
Q

Qual o objetivo do regime de metas de inflação?

A

Seu objetivo é a estabilidade de preços e do produto corrente e a manutenção de uma taxa de inflação baixa e estável.

34
Q

O que é necessário para aderir e manter um bom andamento das metas de inflação?

A

1- uma meta numérica é anunciada, seja um ponto ou uma banda;
2-um horizonte de tempo para a meta ser alcançada (que pode ser um ano ou mais);
3-uso da taxa de juros de curto prazo como principal instrumento de pol.monetária.
4-levar ao conhecimento do público as definições quanto a meta;
5-prestar contas ao público
6-evitar inconsistência temporal;
7-existência de um Bacen independente;
8-pol monetária não pode estar submetida a pol fiscal
9-Bacen publicar periodicamente os relatórios de inflação.