RI como um tema acadêmico (IRI) Flashcards
Capítulo 2
Quais são as diferenças entre as RI tradicional para a contemporânea?
A tradicional dá enfoque nas relações e posições políticas. A contemporânea é uma atualização da tradicional, acrescentando temas sociais e econômicos.
Quais são as quatro tradições teóricas IMPORTANTES nas RI?
Realismo, liberalismo, a sociedade internacional e a economia política internacional.
Quais são os três grandes debates antes da formação das RI, e o quarto, considerado o atual?
1° debate: entre liberalismo utópico e o realismo
2° debate: entre abordagens tradicionais e o behaviorismo
3° debate entre o neo-realismo/neoliberalismo e o neomarxismo
4° (atual) debate entre: tradições consagradas e alternativas pós-positivistas
Como a Primeira Guerra Mundial impulsionou o desenvolvimento das RI?
Queria entender a complexidade do conflito, primeiro por causar um dano gigantesco, segundo por não parecer ter um motivo racional para estar se desdobrando em larga escala.
Quais eram as questões estudadas pela primeira teoria acadêmica das RI?
Entender o porquê da Primeira Guerra ter começado e a razão de ser tão desastrosa por motivos pequenos (Potências envolvidas por razões tolas).
Como os conflitos da Primeira Guerra conseguiram se desenvolver tão facilmente?
Os líderes autocráticos de regimes não democráticos eram forçados pelos seus generais (Já o militarismo estava ganhando muito espaço, estão os generais eram quem “sabiam mais”), e os Estados democráticos, como a França e Grã-Bretanha, eram forçados por causa das alianças.
Por que a primeira teoria acadêmica possuiu a abordagem liberal?
Porque essas eram ideias defendidas pelos Estados Unidos e Grã-Bretanha, Estados democráticos que venceram a Primeira Guerra. E outro principal fator foi a divulgação dessas ideias pelo presidente dos EUA, Woodrow Wilson.
Qual era o programa de paz de Wilson que ganhou destaque em grandes conferências e no sistema internacional após o término da Primeira Guerra?
Término da diplomacia secreta, liberdade de navegação nos mares, livre comércio, redução dos armamentos, fim da dominação, incentivo à criação da Liga das Nações.
Quais são os dois pontos principais nas ideias de Wilson (idealismo liberal wilsoniano)?
1° regimes democráticos liberais são a solução para conflitos, substituindo regimes autocráticos na Europa.
2° A criação de uma organização internacional que regularia os Estados por meio do direito internacional, seria uma forma de alcançar a paz, colocando contenção nos Estados ao invés de deixá-los sem supervisão, “como querem os realistas”.
Como Norman Angell, outro proeminente idealista liberal, critica a Guerra?
Diz que em tempos modernos ela traz muito prejuízo econômico, pois prejudica outras países. Um país não é infinitamente autossuficiente, em algum momento precisará dos que ele quebrou. Então, em um contexto moderno existe a característica de interdependência (que garante os recurso) e o direito internacional (que regula tudo)
Por que o liberalismo recebeu o nome de liberalismo utópico?
Por que as democracias liberais sofreram golpes de Estados que fingiam serem democracias, e também do crescente autoritarismo durante a Segunda Guerra.
Por que a Liga das Nações acabou falhando?
Por que os Estados viviam entrando em Guerra, estando em desacordo com a Liga, e também porque o Estado mais potente, os EUA, ficou de fora, contra a ideia de Wilson, porque não queriam se envolver com questões europeias (tradição isolacionista).
Qual é a diferença da natureza humana entre o liberais e os realistas?
Para os liberais, o seres humanos são racionais e buscam cooperação, enquanto para os realistas, eles disputam por dominação.
O que são as relações internacionais para Carr, crítico do idealismo liberal?
Luta ente desejos e interesse conflitantes, uns estão em melhores situações, e outros piores, alguns vão tentar manter a situação, talvez alguns vão tentar mudar, mas essa é a realidade e o objetivo de cada um por trás, ninguém quer melhorar ou repartir nada.
Qual foi o principal intelectual da teoria realista?
O Alemão Hans J. Morgenthau, que levou para os Estado Unidos, fugindo do nazismo, o realismo.
Qual é a base das relações internacionais para Morgenthau?
A natureza humana, essa que busca poder e os próprios interesses, provocando agressões, uma natureza má a qual não explicação única e exata.
Qual é a fase da teoria liberal?
20 - 30
Qual é a fase da teoria realista?
30 - 40
Como os realistas buscam pacificar os conflitos grandes entres os Estados?
Com uma balança de poder efetiva, com o objetivo de se proteger enquanto tenta fazer com que o outro pare de atacar. Enjaular os animais em gaiolas não é possível, prova disso é a falha da Liga das Nações com a Alemanha.
Quais são os (tantos) elementos da visão realista?
1° A natureza humana
2° natureza das relações internacionais
3° visão cíclica da história
Como o liberalismo enxerga a história?
Como algo que pode ser superado.
Como o realismo enxerga a história?
Como algo repetitivo, pois a próximas gerações herdam os atos de cometerem os mesmo erros que as anteriores.
Quem venceu o primeiro debate?
O realistas ganharam dos liberais no meio político, acadêmico e diplomata, mas isso não extinguiu o liberalismo.
Quais são as características principais do modo tradicional/clássico de estudar as RI?
Ter um caráter normativo de julgamento, com abordagens baseados em materiais históricos, filosóficos e do direito, muita vezes presos em questões morais.
Quais foram as mudanças que as RI sofreram para o segundo debate?
A adoção de um caráter metodológico rigoroso, por causa dos investimentos político na área com profissionais das áreas científicas de humanas e da natureza, ao invés de historiadores, filósofos ou advogados. Conhecido como behaviorismo (um novo método, e não teoria).
Como funcionava o trabalho dos behavioristas?
Buscavam sempre os fatos observáveis e as informações determináveis, cálculos precisos e o acervos de dados a fim de identificar os padrões comportamentais recorrentes, as “leis” das relações internacionais, se afastando de valores.
Quais são as diferenças metodológicas entre o tradicionalismo e behaviorismo nas RI?
Um é humanista, o outro é neutro, e isso é muito criticado com o argumento que o objeto e o sujeito carregam questões morais que são difíceis de esconder completamente.
Quem venceu o debate entre behaviorismo e tradicionalismo?
Nenhum dos dois, o debate se extinguiu.
Quais são as características do neoliberalismo?
Ele abandonou o idealismo, manteve a ideia progressista e adotou o método behaviorista.
Qual era o objeto de estudo dos neoliberais?
A integração, no quesito de cooperação internacional, que acontecia a partir dos anos 50.
Como o contexto de relações sociais e econômicas entre Estados a partir da década de 50 deu início ao liberalismo sociológico?
Pois serviu de base para essa perspectiva que buscava compreender os impactos dessas transações.
(Teóricos como Karl Deutsch afirmam que essas relações sociais ajudaram a criar um tipo de união e harmonia)
O que é a perspectiva neoliberal chamada de liberalismo de interdependência adotada em 1970 por Robert Keohane e Joseph Nye,?
Uma que analisa as relações entre os Estados ocidentais e sua complexa interdependência, causada pela participação ativa e maçante de outros atores além do Estado, como também a ausência de força militar para fins conflituosos.
O que é a perspectiva neoliberal chamada de liberalismo institucional adotada por Robert Keohane e Oran Young por volta de 1980?
Uma perspectiva que defende a ideia de haver uma organização ou norma internacional para regular através de fronteiras o alto nível de interdependência.
Quais são as quatro perspectivas do neoliberalismo?
Liberalismo sociológico, institucional, republicano e de interdependência.
O que é a perspectiva neoliberal chamada de liberalismo republicano?
Uma perspectiva que defende a ideia de quem as democracias liberais são os motores da paz. Ela nasce um contexto de democratização no mundo pós-Guerra Fria
O que é a teoria da paz democrática, de Michael Doyle, que influenciou o liberalismo republicano?
Uma que defende a paz democrática em três pilares. Primeiro: resolução pacífica de conflitos. Segundo: valores comuns. Terceiro: cooperação econômica.
Quem deu início ao neorealismo no final da década de 70?
Kenneth Walt ao adotar um viés mais científico, trazendo argumentos em formas de leis, e se distanciando um pouco das ideias morais.
Qual é foco de estudo de Waltz?
Na estrutura do sistema internacional. Basicamente são Estados que se diferenciam apenas pelo nível de poder presentes em uma única dimensão e sem supervisão.
Como o sistema internacional foi se transformando?
Começou com disputa entre União Soviética e Estados Unidos, depois ficou o Estados Unidos como potência superior e mais outras potências, com as potências buscando equilíbrio com a multipolaridade e os pequenos Estados buscando apoios nas potências, mostrando que não há maldade inerente, como na visão tradicional realista, e sim uma relação de estratégia em busca de poder e segurança.
Como o neorrealismo utilizou o argumento neoliberal da cooperação ao seu favor, e como a Guerra Fria ajudou a confirmar os argumentos neorrealistas?
Afirmou que a cooperação não era no intuito de união, mas sim de aumentar o poder. E a Guerra fira evidenciou muitos Estados democrático liberais entrando em disputa ao invés de cooperação/repartição.
Em que ponto os neorrealistas e os neoliberais concordam?
Em o Estado ser o principal ator no sistema internacional, esse caracterizado pela anarquia.
Quando acabou o debate entre neoliberais e neorrealistas?
Não acabou, ainda permanece.
Qual foi o desafio que o behaviorismo enfrentou?
Após o debate neorrealista e neoliberal e com o fim da Guerra Fria, os EUA passaram a exercer menos atividade e influencia na disciplina, eles que foram a base do behaviorismo, assim, os Europeu ganham espaço para adotar seus métodos e abordagens nas RI.
Quais são as principais ideias e/ou argumentos dos teóricos da sociedade internacional?
Enfatizam o Estado, estando as ONGs ou OIs à sua beira, como algo que detém poder e regulação, no sistema internacional não existe/precisa um Estado internacional porque os Estados já possuem essa característica de regular, reconhecem a importância dos indivíduos e subestimam as relações transnacionais.
Como os realistas, liberais e teóricos da sociedade internacional enxergam a questão do poder e os interesses dos Estados?
Os realistas afirmam que os Estados sempre buscam por poder por questões de insegurança, os teóricos da sociedade internacional afirmam que essa não é a preocupação central dos Estados, e os liberais dizem que não há preocupação pois o direito internacional resolve tudo.
O que é a sociedade internacional?
A relação entre Estados