Doutrina clássica democrática (TD1) Flashcards
capítulos 1, 2 e 3 aula 8
Qual é o objetivo da democracia na filosofia democrática do século XVIII?
Garantir o bem comum
Como funciona o bem comum na filosofia democrática do século XVIII?
Se baseia na busca da harmonia social, silenciando conflitos e isolamentos.
Qual é o papel do ator representante na filosofia democrática do século XVIII?
Atender às necessidades dos indivíduos. Como se a população encarregasse as demandas para o representante.
Por que o bem comum acaba sendo uma pedra no sapato da democracia?
Por mais que a democracia se preocupe na representação e no espaço, o consenso (bem comum) inerente à convivência é muito mais complexo, pois exige a escolha de um só valor.
Como o utilitarismo tenta atingir ao bem comum?
Juntando vontades individuais e transformando elas em coletivas, o que, para o autor do texto, em nenhum momento chega a acontecer. É como um projeto engavetado.
Qual é o ponto de vista reativo suposto pelo autor sobre a ineficácia do bem comum proposto pela democracia?
A descrença e o desprezo pela forma de governo.
Qual é o ponto de vista defensivo da democracia a respeito das críticas sobre o bem comum?
Que não haverá negligência das necessidades dos indivíduos quando o representante souber observar estrategicamente e racionalmente o que pode ser feito para solucionar certas questões, favorecendo aquele que está correto comprovadamente. Achar um consenso no que pode ser visto, ao invés de um padrão entre os abstratos. Seria um meio-termo justo.
Por que resolver democraticamente a vontade de um indivíduo isolado, mesmo sendo rápido, solúvel e viável, seria contraditório?
Porque vai contra o princípio de bem comum dessa doutrina clássica. Dar à pessoa isolada o que ela quer e deixar ela ir embora não é mais uma questão de bem comum.
Por que a estratégia de Napoleão em atender às demandas do povo sobre seus interesses religioso?
Porque, por mais que outras grupos fossem contra, eles tinha que aceitar por obrigação a soberania de Napoleão, em um regime democrático haveria muito oposição.
Qual é a diferença de governo do povo para governo para o povo?
O do povo são as pessoas que governam seus interesses, no para o povo é o representante ou líder observando o cenário e decidindo o que vai entregar para o povo, em alguns casos favorecendo o maior grupo com a maior demanda.
Como a psicologia das multidões refuta a ideia da personalidade humana como unidade homogênea?
De que a personalidade humana pode sofre alguns impulsos de instintos ou sofrer certas influências quando está em aglomeração, não representando assim necessariamente a vontade real do indivíduo.
Como os economista refutaram a ideia da personalidade humana como unidade homogênea?
De que as necessidades humanas elas não estão protagonizando as ações dos indivíduos, mas sim as influências que tocam no subconsciente, limitando a racionalidade e provocando reações.
Como a influência e a situação podem moldar a ação e os interesses do ser humano?
Na forma como nem sempre ele vai pensar profundamente ou racionalmente, às vezes ele só participa do jogo de ser influenciado ou influenciar, e do jogo de decidir o que e prejudicial ou benéfico. Assim, isso vai se concretizando conforme se repete, moldando o indivíduo e aumentando a probabilidade de agir assim outra vez.
Como a psicologia peca ao tentar se oferecer como uma solução para a questão do bem comum?
Ao de não solucionar a relação mútua entre vontade e racionalidade que afeta a real necessidade humana, o interesse próprio.
Em que momento os indivíduos podem chegar a realmente pensar racionalmente?
Durante o oportunismo, quando querem tirar proveito, considerando apenas os interesses pessoais, porém, indo contra a doutrina democrática.