Revisão sistemática e metanálise Flashcards
O que é uma revisão sistemática?
É uma revisão que utiliza diversos estudos (todos com desenhos iguais) e possui uma metodologia bem definida e criteriosa. Não é sinônimo de metanálise.
O que é uma metanálise?
É o tratamento estatístico que se dá a uma revisão sistemática. Assim, precisa de pelo menos 2 estudos com o mesmo desenho para ser feito.
Quais são os principais objetivos da revisão sistemática e da metanálise?
Sintetizar todas as evidências e solucionar os conflitos encontrados na literatura. Possuem a maior qualidade de evidência.
Quais são as diferenças entre a revisão sistemática e a revisão narrativa?
A revisão narrativa é feita por experts na área, não apresenta critérios bem definidos de inclusão dos trabalhos primários na revisão (viés de seleção) e não há, normalmente, uma atualização periódica (sua avaliação é qualitativa).
A revisão sistemática reúne, avalia e sintetiza os estudos que preenchem os critérios de inclusão, é imparcial, possui metodologia clara e objetiva. Normalmente utiliza ensaios clínicos.
Qual é a importância da revisão sistemática?
Contorna controvérsias na literatura; aumenta o poder estatístico (análise estatística somando os dados dos trabalhos estudados); generaliza dados (aumenta validade externa); maior precisão (diminui o IC); identifica quando a quantidade de dados é insuficiente (metanálise inconclusiva); responde perguntas não abordadas individualmente pelos estudos.
Quais são as limitações da revisão sistemática?
Viés de publicação (a maioria dos trabalhos publicados são positivos quanto à intervenção); viés de linguagem (não são incluídos artigos de várias línguas); demanda tempo de reunião das publicações e análise; quantidade de revisões sistemáticas não significa qualidade.
Quando um ensaio clínico randomizado pode ter melhor evidência do que uma revisão sistemática?
Quando são realizados mega trials.
Como é feita uma revisão sistemática?
- Definição da questão (PICO)
- Buscar revisões prévias na literatura
- Documentação da metodologia
Como deve ser descrita a metodologia de uma revisão sistemática?
- Protocolo: registra de modo claro e transparente o processo de realização da RS (publicado em uma base de dados - PROSPERO)
- Metodologia: critérios de elegibilidade (critérios de inclusão e de exclusão); bases de dados a serem pesquisadas (Medline, Embase, Central, Cochrane, Lilacs); definição das estratégias de busca e do processo de triagem e seleção dos artigos; processo de extração de dados e planos de análise estatística.
O que é o Kappa (K)?
Cada artigo é avaliado por 2 examinadores diferentes e um terceiro decide as divergências. Kappa é o índice de concordância entre os avaliadores
O que é uma “busca cinzenta”?
Buscar artigos ou teses (ou ainda clinical trials) que ainda não foram publicados. Deve ser feito ao realizar uma revisão sistemática.
Quais são os principais passos para selecionar os artigos de uma revisão sistemática?
- Ler o título (elimina muitos);
- Ler o resumo;
- Depois ler o artigo na íntegra.
Explicitar sempre quantos artigos foram excluídos e por quê.
Toda revisão deve ter o PRISMA: quantos foram selecionados, excluídos, vistos na integra, incluídos para metanálise, etc.
Pesquisar novamente 1-2 meses antes de publicar (fontes novas).
O que é um Funnel Plot?
É um Scatter Plot com eixo x (efeito do estudo) e eixo y (precisão/tamanho do estudo). Funnel Plot assimétrico pode indicar viés.
O que é GRADE?
Avaliação da evidência e da força de recomendação para cada estudo incluído.
- Qualidade da evidência: alta, moderada, baixa, muito baixa;
- Força de recomendação: forte a favor de uma ação, fraca a favor de uma ação, fraca contra uma ação, forte contra uma ação.
Como é definida a força de recomendação de uma evidência?
Balanço entre os efeitos desejáveis e indesejáveis, tendo como um dos determinantes a qualidade da evidência;.
- Boa qualidade da evidência: força de recomendação alta;
- Qualidade da evidência baixa: grau de recomendação baixo.