REDAÇÂO OFICIAL Flashcards
atributo segundo o qual deve-se ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias, e é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as ideias secundárias, conduzindo o leitor a um contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios e sem excessos de palavras e de ideias, é o da clareza e precisão.
FALSO
Embora a clareza e precisão sejam características importantes da redação oficial, elas não estão diretamente relacionadas à ideia de ir diretamente ao assunto e evitar excessos de palavras e ideias.
A concisão é o atributo segundo o qual o redator deve ir diretamente ao assunto, sem voltas e sem redundâncias, utilizando apenas as palavras e ideias essenciais. Um texto conciso evita excessos de palavras e informações, transmitindo a mensagem de forma clara e sucinta.
A redação oficial deve evitar impressões individuais de quem comunica.
CORRETO
A redação oficial busca transmitir informações de forma objetiva, sem impressões individuais, subjetividade ou opiniões pessoais. Ela deve ser imparcial, neutra e impessoal, evitando qualquer influência do redator sobre o texto. O objetivo é fornecer informações de maneira clara e direta, sem envolver julgamentos pessoais ou expressões individuais.
A redação oficial deve empregar uma linguagem técnica para promover um texto mais formal.
FALSO
A linguagem técnica é utilizada quando necessário para transmitir informações específicas de forma precisa, mas sempre buscando manter a clareza e a compreensão do texto.
Para redigir um texto em que estejam presentes as propriedades da redação oficial, entre elas a concisão, a clareza, a formalidade e a precisão, é condição necessária, mas não suficiente, que o autor possua conhecimento das regras gramaticais.
FALSO
R:Para redigir um texto em que estejam presentes as propriedades da redação oficial, entre elas a concisão, a clareza, a formalidade e a precisão, é condição necessária (necessita-se que o indivíduo saiba das normas gramaticais), mas não suficiente(saber só as normas gramaticais não é suficiente, já que ele precisa ler/saber o manual), que o autor possua conhecimento das regras gramaticais.
A substituição lexical, como, por exemplo, a realizada por hiponímia ou por hiperonímia, é um recurso que estabelece relações coesivas e que confere continuidade ao texto, evitando, sem prejuízos semânticos, a repetição excessiva de palavras.
CORRETO
R:Fomos à feira e compramos maçã, banana, abacaxi, melão… Nossa! Como estavam baratas, pois são frutas da estação.
Hiperonímia: Como o próprio prefixo já nos indica, esta palavra confere-nos uma ideia de um todo, sendo que deste todo se originam outras ramificações, como é o caso de frutas.
Hiponímia: Demarcando o oposto do conceito da palavra anterior, podemos afirmar que ela representa cada parte, cada item de um todo, no caso: maçã, banana, abacaxi, melão. Sim, essas são palavras hipônimas.
Fonte: https://www.portugues.com.br/gramatica/hiperonimia-hiponimia.html
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (3.a edição), com o atributo da concisão o texto consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.
CORRETO
De acordo com o Manual de redação da Presidência da República, “para que haja comunicação, são necessários:
a) alguém que comunique,
b) algo a ser comunicado, e
c) alguém que receba essa comunicação”.
o agente “que comunica”, no caso da redação oficial é o próprio autor da comunicação oficial.
ERRADO
R: Serviço Publico
Ao se apresentar uma comunicação entre unidades
administrativas de um mesmo órgão, de forma ágil e
simples, permitindo que se historie o andamento da
matéria tratada no assunto, deve-se fazer uso do(a) email.
FALSO
R: MEMORANDO