LEGISLAÇÂO CRM 2023 Flashcards
Cabem ao Conselho Federal de Medicina a normatização e afiscalização do exercício da medicina;
CORRETO
O CFM,autarquia federal regida pelaLei nº 3.268/57, possui autonomia administrativa e financeira, podendo dispor sobre suaorganização interna.
CORRETA
COMISSAO MISTA DE ESPECIALIDAES(CME) é formada apenas pela AMB e CFM.
ERRADO
-> AMB
->CFM
->Comissão NAcional Residencia Medica
É núcleo de organização do trabalho médico queaprofunda verticalmente a abordagem teórica e prática de segmentos da dimensãobiopsicossocial do indivíduo e da coletividade.
Essa definiçã é sobre area de atuação.
FALSO
-> R: ESPECIALIDADE
Modalidade de organização do trabalho médico,desenvolvida por profissionais capacitados para exercer ações médicas específicas, sendoderivada e relacionada com uma ou mais especialidades.
Essa definição é sobre aerea de atuação?
CORRETA
Um critério para ser especialidade é ter período mínimo de 1 ano.
ERRADO
R:§ 3º Reconhecem-se como especialidades médicas aquelas consideradas raízes e aquelasque preenchem o conjunto de critérios abaixo relacionados:
1. Complexidade dos problemas de saúde e acúmulo de conhecimento emdeterminada área de atuação médica que transcenda o aprendizado do curso médicoe de uma área raiz em um setor específico;
2. Ter relevância epidemiológica e demanda social definida;
3. Ter complexidade que demande um conjunto de conhecimentos, habilidades eatitudes que exija** um período mínimo de dois anos de formação**
Area que seja apenas disciplina academica é característica para não reconhecimento de especialidade?
CORRETO
R: § 4º São critérios de exclusão para reconhecimento de especialidades:
1. Área que já esteja contida em uma especialidade existente;
2. Processo que seja apenas meio diagnóstico e/ou terapêutico;
3. Área que esteja relacionada exclusivamente a uma doença ou problema de saúdeisolado;
4. Área cuja atividade seja exclusivamente experimental;
5. 5. Função ou atividade essencialmente vinculada ao conhecimento de legislaçãoespecífica;6. Área que seja apenas disc
O número de médicos e o tempo de existência de uma atividade servem para reconhecimento ou de especialidade ou área de atuação.
ERRADO
R:O número de médicos e o tempo de existência de uma atividade** não são parâmetros**para reconhecimento ou exclusão de especialidade ou área de atuação
A deliberação e a decisão sobre pedido de reconhecimento de novasespecialidades e/ou áreas de atuação deverão ser aprovadas por 1/3 dos componentes da CME.
FALSO
R:A deliberação e a decisão sobre pedido de reconhecimento de novasespecialidades e/ou áreas de atuação deverão ser aprovadas por unanimidade peloscomponentes da CME.
A CME somente reconhecerá área de atuação com tempo de formação mínimo de 2 anos, sendo obrigatória carga horária anual mínima de 2.880 horas.
FALSO
R: A CME somente reconhecerá especialidade médica com tempo de formação mínimo de dois anos e área de atuação com tempo de formação mínimo de um ano, sendoobrigatória carga horária anual mínima de 2.880 horas
A AMB deverá anualmente oferecer prova de título de especialista de todas asespecialidades e áreas de atuação reconhecidas pela CME
CORRETO
Os exames da AMB para certificação de áreas de atuação comuns a duas ou maisespecialidades serão únicos e sob a responsabilidade da AMB.
CORRETO
Art. 10 Os exames da AMB para certificação de áreas de atuação comuns a duas ou maisespecialidades serão únicos e sob a responsabilidade da AMB
Aos médicos a divulgação e o anúncio de especialidades ou áreas deatuação que não tenham o reconhecimento da CME é liberada.
FALSO
R:Art. 17. São proibidos aos médicos a divulgação e o anúncio de especialidades ou áreas deatuação que não tenham o reconhecimento da CME.Parágrafo único. O médico só poderá fazer divulgação e anúncio de até duas especialidadese duas áreas de atuação, desde que registradas no CRM de sua jurisdição
A CME reunir-se-á ordinariamente no mínimo 3(tres) vezes ao ano.
FALSO
Art. 18. A CME reunir-se-á ordinariamente no mínimo 6 (seis) vezes ao ano.Parágrafo único. A CME po
O quórum mínimo para funcionamento da CME é de 3 (três) membros.
CORRETO
R: rt. 19. O quórum mínimo para funcionamento da CME é de 3 (três) membros. No entanto,quando se tratar de deliberação sobre alteração da Portaria CME nº 01/2016 ou da relaçãodas especialidades médicas e/ou áreas de atuação,
As novas especialidades médicas ou áreas de atuação recusadas pela CME só poderão ser reapresentadas para nova avaliação após ——– tempo —- anos, contados a partir da data do indeferimento.
Quantos anos são?
R: 5 (CINCO)
As novas especialidades médicas ou áreas de atuação recusadas pela CME só poderão ser reapresentadas para nova avaliaçãoapós 5 (cinco) anos, contados a partir da data do indeferimento
A composição do CME é:
I – dois representantes da Comissão Nacional de Residência Médica, sendo um doMinistério da Saúde e um do Ministério da Educação;
II – dois representantes do Conselho Federal de Medicina; e
III – dois representantes da Associação Médica Brasileira.
CORRETO
O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serao facultativo nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
ERRADO
R:Lei nº 6.839 de 30 de outubro de 1980
Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
O Conselho Federal de Medicina compor-se-á de 32 (TRINTA E DOIS) conselheiros titulares.
FALSO
Art. 1º Os arts. 4º e 5º da Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, passam a vigorar com as seguintes alterações: “Art. 4º O Conselho Federal de Medicina compor-se-á de** 28 (vinte e oito)** conselheiros titulares, sendo:
I –** 1 (um**) representante de cada Estado da Federação;
II – 1 (um) representante do Distrito Federal; e
III – **1 (um) **representante e respectivo suplente indicado pela Associação Médica Brasileira.
Os Conselheiros e respectivos suplentes de que tratam os incisos I e II serão escolhidos por escrutínio secreto e maioria de votos, presentes no mínimo 20% (vinte por cento), dentre os médicos regularmente inscritos em cada Conselho Regional.
CERTO
Para a candidatura à vaga de conselheiro federal, o médico é obrigado a ser ou já ter feito parte conselheiro do Conselho Regional de Medicina em que está inscrito.”
FALSO
R: Para a candidatura à vaga de conselheiro federal, o médico não necessita ser conselheiro do Conselho Regional de Medicina em que está inscrito.” (NR)
Certidão relativa aos créditos mencionados no caput deste artigo e não pagos no prazo fixado para pagamento.
SObre qual certidão está falando ?
R: Titulo Executivo Extrajudicial
Os Conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas são autorizados a fixar, cobrar e executar as contribuições anuais, devidas por pessoas físicas ou jurídicas, bem como as multas e os preços de serviços, relacionados com suas atribuições legais, que constituirão receitas próprias de cada Conselho.
CORRETO
O regulamento do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina a que se refere a Lei n° 3.268 é de 1957.
CORRETO
R: Aprova o regulamento do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina a que se refere a Lei n° 3.268, de30 de setembro de 1957.O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87, inciso I, da Constituição, decreta:
Art. 1° – Fica aprovado o Regulamento do Conselho Federal de Medicina e Conselhos Regionais de Medicina que,assinado pelo Ministro de Estado dos Negócios da Saúde, com este baixa.