ADMINISTRAÇÂO Flashcards
O Programa Nacional de Qualidade, os processos transformam insumos em produtos ou serviços.
CORRETO
R:Processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas que, executadas numa sequência determinada, conduzem a um resultado esperado, transformando insumos (entradas) em bens ou serviços (saídas), que assegurem o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes e outras partes interessadas.
O SEFTI é uma ferramenta da gestão da qualidade utilizada para a análise de problemas existentes e a priorização das resoluções conforme a pontuação das seguintes variáveis:
segurança; eventualidade; tendência; facilidade; e imprevisibilidade.
FALSO
R:Matriz SEFTI – Ferramenta de Priorização na Gestão da Qualidade é uma ferramenta utilizada para analisar problemas existentes visando à priorização de acordo com os critérios de segurança, emergência, tendência, facilidade e investimento.
Ao se investigar um problema de qualidade em um processo de fabricação, muitas vezes é necessário organizar os dados coletados, separando‐os por turno de trabalho, por tipo de operação, por fornecedor de matéria‐prima e por operador, entre outras possibilidades. Sendo assim, o Organograma é alternativa que apresenta a ferramenta da qualidade que pode ser utilizada para essa organização dos dados.
ERRADO
R: Estratificação.
Ferramenta da qualidade que permite organizar e agrupar os dados coletados de acordo com diferentes critérios (,como turno de trabalho, tipo de operação, fornecedor de matéria-prima, operador, entre outros.)
Ela é utilizada para identificar **possíveis padrões ou variações ** nos dados e facilitar a análise do problema de qualidade
Organograma é uma representação gráfica da estrutura hierárquica de uma organizaçãoe não é apropriado para organizar os dados coletados em um processo de fabricação.
O 5W2H é uma ferramenta do plano de ação que auxilia na definição e organização das ações necessárias para solucionar um problema ou alcançar um objetivo.
CORRETO
R:What (O que será feito?), Why (Por que será feito?), Who (Quem fará?), Where (Onde será feito?), When (Quando será feito?), How (Como será feito?), How much (Quanto custará?). É uma metodologia utilizada para garantir que todas as etapas e responsabilidades sejam claras e definidas no plano de ação.
Diagrama de dispersão é uma ferramenta utilizada para analisar a relação entre duas variáveis e identificar possíveis correlações, mas não faz parte do plano de ação
O fluxograma é uma representação gráfica de um processo, mostrando a sequência de etapas e decisões, mas não é uma ferramenta específica do plano de ação.
O histograma é uma representação gráfica de distribuição de frequências de uma variável, sendo útil para analisar a distribuição dos dados, mas não é uma ferramenta específica do plano de ação.
O diagrama de Ishikawa é conhecido como Diagrama Causa/Efeito.
CERTO
R:O diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito ou diagrama de espinha de peixe, tem como finalidade identificar e visualizar as possíveis causas de um problema, auxiliando na análise e solução de questões relacionadas à qualidade.
As dimensões da qualidade que podem ser exploradas pelas estratégias são:
desempenho, conformidade, durabilidade e assistência técnica.
CERTO
R: Desempenho: Refere-se à capacidade do produto ou serviço de atender às necessidades e expectativas do cliente, cumprindo suas funcionalidades de maneira eficiente e eficaz.
**Conformidade**: Diz respeito à conformidade com padrões, especificações, regulamentações e requisitos estabelecidos. Envolve a garantia de que o produto ou serviço esteja em conformidade com normas e requisitos legais ou industriais. **Durabilidade:** Relaciona-se à vida útil do produto ou à sua capacidade de manter suas características e desempenho ao longo do tempo, mesmo com o uso regular e condições adversas. Assistência técnica: Refere-se ao suporte pós-venda fornecido aos clientes, como serviços de reparo, manutenção, garantias, atendimento ao cliente e solução de problemas. Visa garantir que os clientes recebam assistência adequada caso surjam problemas ou necessidades adicionais após a compra.
Custos de avaliação da qualidade são decorrentes das atividades de verificação do grau de conformidade com os requisitos de qualidade. Sendo assim, não apresenta exemplo(s) desse tipo de custo é treinamento em programas de qualidade.
CORRETO
R: Os custos de avaliação da qualidade estão relacionados às atividades de verificação do grau de conformidade com os requisitos de qualidade.
Treinamento em programas de qualidade, não está relacionada diretamente com a atividade de verificação da conformidade com os requisitos de qualidade. O treinamento em programas de qualidade é uma atividade de capacitação dos funcionários para entender e implementar as boas práticas e princípios de qualidade, mas não envolve a avaliação direta da conformidade dos produtos ou processos.
A definição de objetivos e de estratégias para alcançá-los fazem parte da função controle.
FALSO
R: DIREÇÂO
->metas e objetivos organizacionais.
-> definição das estratégias necessárias para alcançar resultado. -> função direção também abrange a* motivação e liderança das pessoas envolvidas na organização*, para que elas possam trabalhar de forma eficaz na busca dos objetivos estabelecidos.
A alocação dos recursos humanos necessários para o atingimento dos objetivos organizacionais é uma atividade da função organização.
CORRETO
R:A alocação dos recursos humanos necessários para o atingimento dos objetivos organizacionais é uma atividade típica da função organização. A função organização envolve a definição da estrutura organizacional, a distribuição de tarefas e responsabilidades, além da alocação de recursos, sejam eles humanos, financeiros, tecnológicos ou materiais.
Liderar e motivar são atividades típicas da organização, função administrativa relativa à gestão de pessoas no contexto organizacional.
FALSO
R: DIREÇAO
A gestão de pessoas no contexto organizacional engloba várias atividades, como recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e recompensa
O estabelecimento de medidas corretivas para assegurar o atingimento dos objetivos planejados corresponde à função direção.
FALSO
R: CONTROLE
A função controle envolve monitorar o desempenho organizacional, compará-lo com os objetivos estabelecidos e, se necessário, tomar medidas corretivas para garantir o alcance desses objetivos.
Ana atua como supervisora em uma organização e, a pedido do gerente da área de atendimento ao cliente, ela está realizando, com vistas à proposição de ajustes que promovam a conformidade com o planejado, uma verificação de ocorrências de desvios em relação ao checklist de atendimento que foi implementado recentemente para a padronização de procedimentos executados pela equipe supervisionada por Ana.
Ao designar Ana para realizar a verificação de desvios em relação ao checklist, o gerente está executando uma ação relativa à função controle.
FALSO
R:O ato do gerente de designar Ana para a verificação de desvios em relação ao checklist se enquadra na** função organização**, não na função controle.
Ana atua como supervisora em uma organização e, a pedido do gerente da área de atendimento ao cliente, ela está realizando, com vistas à proposição de ajustes que promovam a conformidade com o planejado, uma verificação de ocorrências de desvios em relação ao checklist de atendimento que foi implementado recentemente para a padronização de procedimentos executados pela equipe supervisionada por Ana.
No nível operacional, a checagem realizada por Ana corresponde a uma atividade típica da função controle.
Segundo a Lei n.o 8.666/1993, os contratos para a prestação de serviços relacionados a consultorias técnicas e auditorias financeiras deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de CONCURSO
FALSO
R:CONCORRENCIA
**CONCURSO: utilizada para contratação de obras e serviços de engenharia de grande vulto, não sendo adequada para consultorias técnicas e auditorias financeiras.
A tomada de preços é uma modalidade de licitação utilizada para contratações de valores intermediários, não sendo a mais indicada para serviços de consultoria e auditoria.
VERDADEIRO
O (modalidae) é uma modalidade de licitação utilizada para a venda de bens públicos, não sendo adequada para a contratação de serviços de consultorias técnicas e auditorias financeiras.
Qual a modalidade faz referência?
LEILAO
O convite é uma modalidade de licitação utilizada para contratações de pequeno valor, não sendo a mais adequada para serviços de consultoria e auditoria
CORRETA
Essa modalidade de licitação obrigatória para a aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto.
Qual modaldade a defiinição pertence?
MODALIDADE DE LICITAÇÂO
A concorrência a modalidade de licitação para a contratação de bens e serviços especiais e de obras e serviços comuns e especiais de engenharia, cujo critério de julgamento pode ser de melhor técnica ou conteúdo artístico.
FALSO
R:A concorrência não abrange a contratação de obras e serviços comuns e especiais de engenharia. Além disso, o critério de julgamento na concorrência não é necessariamente o de melhor técnica ou conteúdo artístico.
O COncurso consiste na modalidade de licitação para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para a concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor
CERTO
Concorrência é a modalidade de licitação para a alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos.
FALSO
R:LEILAO
Modalidade de licitação para a contratação de obras e serviços e para a realização de compras, em que a Administração Pública realizará diálogos com os licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidade.
R: DIALOGO COMPETITIVO
O critério de julgamento de uma licitação com base no maior retorno econômico é adotado na modalidade de Pregão.
FALSO
R:CONCURSO
Na modalidade de concurso, o critério de julgamento pode ser baseado no maior retorno econômico. O concurso é utilizado para a seleção de trabalhos técnicos, científicos ou artísticos, e o julgamento pode levar em consideração aspectos como qualidade, eficiência, sustentabilidade, inovação, além do retorno econômico que o trabalho pode proporcionar.
O critério de julgamento de uma licitação com base no maior retorno econômico é adotado na modalidade de credenciamento.
FALSO
R: . O credenciamento é uma modalidade de seleção em que os interessados são pré-qualificados para participar de um determinado objeto licitatório, mas não envolve o critério de maior retorno econômico.