ARQUIVOLOGIA Flashcards
O arquivo com predominância de documentos decorrentes do exercício das atividades-fim de uma instituição ou unidade administrativa é denominado arquivo Setorial
FALSO
R:
ARQUIVO TÉCNICO
Arquivo com predominância de documentos decorrentes do exercício das atividades-fim de uma instituição ou unidade administrativa. Expressão usada em oposição a arquivo administrativo.
Conjunto de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades./ Arquivo de entidade coletiva de direito privado, família ou pessoa. Também chamado arquivo particular.
A definição é baseada em qual tipo de arquivo?
ARQUIVO PRIVADO
Arquivo público central ou mantido pela administração federal de um país, identificado como o principal agente da política arquivística nesse âmbito.
A definição é relacionado a qual tipo de Arquivo?
ARQUIVO NACIONAL
A característica suporte corresponde ao material no qual as informações são registradas.
CORRETO
A característica suporte refere-se ao material no qual as informações são registradas, como papel, pergaminho, filme, disco magnético, entre outros.
O manuscrito torna o documento um rascunho.
ERRADO
O manuscrito não necessariamente torna o documento um rascunho. Um documento pode ser originalmente produzido como um manuscrito ou pode ser digitado posteriormente. O fato de ser manuscrito não determina sua natureza de rascunho.
São exemplos de espécies de documentos: o boletim escolar; o boletim médico; e o contrato de prestação de serviço.
ERRADO
Os exemplos dados são tipos de documentos, não espécies de documentos. Espécies de documentos referem-se a categorias mais amplas, como correspondências, relatórios, contratos, certidões, entre outros.
Para a arquivologia, a natureza do documento é uma característica do documento
FALSO
Para a arquivologia, a natureza do documento não é uma característica do documento.
A **natureza do documento **refere-se ao tipo ou conteúdo do documento, como textos, imagens, planilhas, áudios, vídeos, entre outro
A forma consiste no modo como foi confeccionado o documento.
FALSO
A forma não se refere apenas ao modo como o documento foi confeccionado, mas também à sua organização física, como sua estrutura, disposição de informações, formato, entre outros elementos visuais e estruturais.
O conceito abaixo diz respeito a qual?
refere-se ao documento que se junta a outro por tratar do mesmo assunto, mas de pessoas diferentes. Ou seja, é um documento relacionado ou complementar a outro documento anterior.
ANTECEDENTE
Qual nome do conceito abaixo:
refere-se ao ato por meio do qual a autoridade competente libera para a consulta os documentos anteriormente classificados como sigilosos. Isso significa que um documento que estava sob sigilo é retirado dessa classificação e torna-se acessível para consulta e divulgação.
Desclassificação
O diapositivo é um exemplo correto de gênero micrográfico
CERTO
Trata-se de um suporte fotográfico em formato reduzido, geralmente em slides de 35mm, utilizado para apresentações de slides e projeção de imagens. É um exemplo de documento no gênero micrográfico devido ao seu formato reduzido.
A fita videomagnética é um suporte de armazenamento magnético
CERTO
A fita videomagnética é um suporte de armazenamento magnético utilizado principalmente para gravação e reprodução de vídeo.
Os discos óticos são utilizados para armazenar dados digitais.
CORRETO
O cartão-janela é um tipo de envelope opaco com janela que impossibilta ver as informações contidas no interior do envelope.
FALSO
**O cartão-janela é um tipo de envelope transparente com uma janela que permite visualizar informações contidas no interior do envelope. **
disquete é um dispositivo de armazenamento magnético removível
CERTO
utilizado principalmente para armazenar dados digitais, como arquivos de computador.
Ele não está relacionado ao gênero micrográfico, que se refere a uma forma de armazenamento de informações em formato reduzido, como microfilmes.
. Os serviços de protocolo dispõem de terminologia própria para identificar as atividades que executam. Entre elas, há a anexação de processo aos autos de outra ação ou demanda que com ele apresente alguma relação, em função da solicitação de uma das partes ou por determinação legal. Essa atividade é denominada Incorporação de documentos
FALSO
Apensamento de Processo
O apensamento é o ato de colocar um processo junto a outro, sem que forme parte integrante do mesmo, obrigando-os a tramitarem juntos durante um certo período. Essa união de processos é de caráter temporário e o apensamento de processos será realizado, mediante solicitação de autoridade superior.
não apresenta uma das atividades inerentes ao protocolo realizar a abertura de correspondências ostensivas
CORRETO
. A abertura de correspondências, especialmente aquelas de caráter ostensivo, é uma atividade mais relacionada ao setor de arquivo, onde os documentos são recebidos, organizados e arquivados para posterior consulta e recuperação.
A(s) atividade(s) que faz(em) parte dos procedimentos de protocolo de um arquivo corrente sao empréstimo e consulta
FALSO
registro e movimentação.
Os procedimentos de protocolo de um arquivo corrente geralmente envolvem atividades como o registro dos documentos recebidos, atribuição de um número de protocolo para cada documento e o controle da movimentação dos documentos dentro do arquivo. O* registro* é importante para manter um registro completo e organizado dos documentos que entram no arquivo corrente. A movimentação refere-se ao controle do fluxo dos documentos, como o encaminhamento para diferentes setores ou departamentos dentro da organização. As demais opções (expedição, empréstimo e consulta, arquivamento) são atividades mais comuns em arquivos intermediários ou permanentes, e não são exclusivas do protocolo de um arquivo corrente.
Acerca da administração e da organização de arquivos correntes,O protocolo não é o único responsável pela abertura de processos.
CERTO
O protocolo é uma atividade relacionada à recepção, registro, controle e encaminhamento de documentos, mas não é o único responsável pela abertura de processos. Em muitas organizações, a abertura de processos pode ser feita por outros setores ou departamentos específicos, dependendo da natureza dos processos e dos procedimentos internos adotados. O protocolo desempenha um papel importante no controle e na tramitação dos documentos, mas não é exclusivamente responsável pela abertura de processos.
A microfilmagem é um método de gerenciar e armazenar informações por meio da captação de imagens dos documentos em um processo fotográfico, com o auxílio de microfilmes. Quanto a esse tema para efeito de segurança, não é necessária a extração de cópia do filme nem sua guarda em local diferente do original, devido à sua pequena dimensão e a seu fácil manuseio.
FALSO
R:Na microfilmagem, é recomendado que seja feita a extração de cópia do filme original por questões de segurança e preservação dos documentos. A guarda do filme original e da cópia em locais distintos é uma prática comum para evitar a perda simultânea dos dois em caso de algum incidente.
No que se refere à técnica de microfilmagem, processo de microfilmagem possui a desvantagem de apresentar um alto custo financeiro.
FALSO
R:Na verdade, a microfilmagem é considerada uma técnica de armazenamento de documentos relativamente econômica. Comparada a outras opções de preservação, como a guarda física de documentos em papel, a microfilmagem pode ser mais acessível em termos de custo.
No que se refere à técnica de microfilmagem, o único meio de armazenamento que pode durar até duzentos anos quando bem administrado.
CORRETO
A microfilmagem é um método de se gerenciar e armazenar informações, por meio da captação de imagens dos documentos, por um processo fotográfico. Conforme o art. 1.o do Decreto n.o 1.799/1996, a microfilmagem, em todo o território nacional, autorizada pela Lei n.o 5.433/1968, é obrigatória, para efeito de segurança, a extração de filme cópia do filme original.
CORRETO
A microfilmagem é um método de se gerenciar e armazenar informações, por meio da captação de imagens dos documentos, por um processo fotográfico. Conforme o art. 1.o do Decreto n.o 1.799/1996, a microfilmagem, em todo o território nacional, autorizada pela Lei n.o 5.433/1968,o armazenamento do filme original poderá ser feito no mesmo local do filme cópia, desde que fique indicado qual é o original e qual é a cópia.
FALSO
R:Na microfilmagem, o armazenamento do filme original e do filme cópia deve ser realizado em locais distintos para garantir a segurança e a preservação dos documentos. Isso é feito para evitar a perda simultânea do original e da cópia em caso de algum incidente.
O documento digital é um documento de arquivo codificado em linguagem computacional, que é produzido, tramitado e armazenado por um sistema computacional.
CORRETO
Para impedir o acesso indevido ou a perda por um acidente, é importante que os arquivos computacionais que contêm os documentos digitais e os documentos digitalizados sejam protegidos
CORRETO
O acervo documental necessita de cuidados no que se refere à sua preservação contra deterioração e danos. Na área de armazenamento do acervo, o ideal é ter a luz natural para a iluminação local.
ERRADO
R:A luz natural não é recomendada na área de armazenamento do acervo documental devido aos danos que pode causar.
->A exposição à luz solar direta e intensa pode desbotar e deteriorar os documentos ao longo do tempo.
-> A luz artificial controlada é preferível, pois pode ser ajustada para fornecer uma iluminação adequada sem riscos de danos. Além disso, é importante utilizar lâmpadas que **emitam baixos níveis de raios ultravioleta e infravermelho, **pois esses raios também podem causar danos aos materiais.
O arranjo é o conjunto de operações que organizam os documentos conforme o planejamento previamente estabelecido.
ERRADO
R:O arranjo não se refere à organização dos documentos conforme um planejamento previamente estabelecido, mas sim à organização dos documentos de acordo com critérios específicos, como a classificação, a ordenação e a agrupação temática. O arranjo visa facilitar a recuperação e o acesso aos documentos.
Os fatores ambientais são cruciais para a conservação de documentos, pois são responsáveis por reações químicas que podem gerar alta nocividade ao papel e favorecer sua destruição. Considerando essa informação, o acondicionamento apresenta um fator de degradação de agente químico.
ERRADO
R: Poluição Atmosferica.
A poluição atmosférica é um fator de degradação que pode afetar a conservação de documentos.
-> A presença de agentes químicos na atmosfera, como dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e ozônio, pode interagir com o papel e causar danos. Esses agentes químicos podem reagir com os componentes do papel, provocando o enfraquecimento das fibras, a descoloração e a deterioração dos documentos ao longo do tempo.
O termo suporte é utilizado em arquivologia para denominar qualquer material que contenha informações registradas. Alguns exemplos, além do mais comum hoje, que é o papel, são: papiro; pergaminho; e disco magnético. A classificação por assunto, por exemplo, é utilizada com o objetivo de agrupar os documentos, em um mesmo tipo de suporte, a fim de facilitar sua localização.
ERRADO
R:O termo suporte é utilizado em arquivologia para se referir a qualquer material que contenha informações registradas, como papel, papiro, pergaminho e disco magnético. A classificação por assunto é uma prática comum utilizada para agrupar documentos do mesmo tipo de suporte, facilitando sua localização e recuperação.
Conselho Nacional de Arquivos será presidido pelo Diretor-Geral do Arquivo Nacional .
CORRETO
R:§ 1o - O Conselho Nacional de Arquivos será presidido pelo Diretor-Geral do Arquivo Nacional e integrado por representantes de instituições arquivísticas e
acadêmicas, públicas e privadas.
o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), órgão vinculado ao Arquivo Nacional, que definirá a política nacional de arquivos, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos (SINAR)
CORRETO
Ficará sujeito à responsabilidade civil,apenas, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social
FALSO
R: ART.25 - Ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social
O municipio através da lei orgânica, definirá os critérios de organização e vinculação dos arquivos estaduais e municipais, bem como a gestão e o acesso aos documentos, observado o disposto na Constituição Federal e nesta Lei
FALSO
R:Art. 21 - Legislação estadual, do Distrito Federal e municipal definirá os critérios de organização e vinculação dos arquivos estaduais e municipais, bem como a gestão e o acesso aos documentos, observado o disposto na Constituição Federal e nesta Lei.
Competem aos arquivos do Poder Judiciário Federal a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Judiciário Federal no exercício de suas funções, tramitados em juízo e oriundos de cartórios e secretarias, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda.
CORRETO
Art. 20
L8159
O Arquivo Nacional,entre suas atribuições, é proibido de criar unidade regional.
FALSO
R: Parágrafo único - Para o pleno exercício de suas funções, o Arquivo Nacional poderá criar unidades regionais.
Compete ao Arquivo Estadual a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos
ERRADO
R:Art. 18 - Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivo.
Os arquivos públicos dos Territórios são organizados de acordo com sua estrutura político-jurídica.
CORRETO
Arquivos Municipais é composto pelo o arquivo do Poder Executivo,apenas.
FALSO
R: Arquivos Municipais o arquivo do Poder Executivo e o arquivo do Poder Legislativo.
São Arquivos do Distrito Federal o arquivo do Poder Executivo, o Arquivo do Poder Legislativo e o arquivo do Poder Judiciário.
CORRETO
O Arquivo do Poder Judiciário Estadual é um dos tipos de Arquivo Estadual.
CORRETO
R:São Arquivos Estaduais os arquivos do Poder Executivo, o arquivo do Poder Legislativo e o arquivo do Poder Judiciário
Na Denominação de Arquivo Federal está inserido o Arquivo NAcional,os do Poder Executivo (dentro desse os arquivos do Ministério da Marinha, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Exército e do Ministério da Aeronáutica) ,os arquivos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário
CORRETO