Radiologia convencional Flashcards
Gamas de energia para diagnóstico
Raios-X entre 120 eV e 150 keV, tipicamente dezenas de keV
Em Radiologia são usadas energias na ordem dos ____ (keV/MeV), enquanto que em Radioterapia se utilizam energias na ordem dos ____ (keV/MeV).
(Radiologia) keV, (Radioterapia) MeV
Constituição de uma máquina de raios-X convencional
- Tubo de raios-X
- Filtros
- Colimador
- Grelha de dispersão
- Detetor
Processo de produção de raios-X no tubo
O cátodo (-) é aquecido por uma corrente elétrica, produzindo uma nuvem de eletrões por efeito termiónico. Os eletrões são acelerados por uma diferença de potencial entre o cátodo (-) e o ânodo (+), que funciona como alvo no qual colidem os eletrões. A energia cinética dos eletrões é convertida em: Raios-X (1%) e Calor (99%).
Tipos de raios-X
Radiação característica e radiação de Bremsstrahlung
Produção da Radiação característica e espetro resultante
Se o eletrão incidente tiver uma energia elevada tal que supera a energia de ligação do eletrão do átomo alvo à camada eletrónica onde se encontra, este é removido/ejetado. De seguida, um eletrão de uma camada superior preenche o espaço vago no nível de energia inferior (desexcitação), libertando um fotão de raio-X com energia igual à transição entre as camadas/níveis.
Assim, produz-se um espetro discreto (energia quantizada).
Produção da Radiação de Bremsstrahlung e espetro resultante
Se o eletrão incidente for desviado pela atração às cargas positivas do núcleo do átomo alvo, sofre uma desaceleração. A redução de velocidade implica uma perda de energia (igual à variação de energia do eletrão), que resulta na emissão de fotões de raio-X com uma ampla gama de energias, formando um espetro contínuo.
A quantidade de energia perdida (radiação de Bremsstrahlung) depende da distância entre o eletrão incidente e o núcleo: quanto mais próximos estiverem, _______ (maior/menor) a desaceleração e _______ (maior/menor) a energia do fotão emitido.
maior, maior
Descrição do espetro de raios-X
A combinação dos processos físicos de radiação característica e de radiação de travagem (Bremsstrahlung) resulta num espetro contínuo com linhas.
Motivo da ausência de fotões de baixa energia no espetro de raios-X emitido ao doente
Os fotões de menor energia são absorvidos ainda no tubo de raios-X, pelo que não constam do espetro já que não chegam a ser emitidos ao doente.
V/F: A área definida pelo espetro de raios-X só depende da ddp.
Falso. A área definida pelo espetro depende da intensidade da corrente (quantidade de eletrões) no cátodo e da ddp aplicada no tubo de raios-X.
V/F: A energia máxima do espetro de raios-X depende só da corrente elétrica no cátodo.
Falso. A energia máxima (pico) do espetro depende só da ddp aplicada no tubo de raios-X.
Valores de ddp aplicadas no tubo de raios-X
Deve estar na ordem dos 25-150 kV
Características do invólucro (tubo de raios-X)
Tem de possuir uma elevada resistência térmica (pois apenas são produzidos 1% de raios-X, sendo os restantes 99%, calor) e capacidade de manter o vácuo no interior, de modo a impedir a interação dos eletrões com as moléculas de ar (p. ex.), o que resultaria em dissipação de energia.
Influência do número atómico do ânodo
O ânodo deve possuir um elevado nº atómico (Z) (maior Z => maior nº de cargas positivas do núcleo => maior a probabilidade de Bremsstrahlung), de modo a serem produzidos fotões de raios-X com energias mais elevadas e criar um espetro de raios-X que abrange uma ampla gama de energias. Normalmente são usados filamentos de tungesténio, ródio e molibdénio (mamografia).
Vantagem do ânodo rotativo
Aumentar a área de incidência dos eletrões, a fim de dispersar calor por uma maior área.
Valores do ângulo do ânodo (em º)
O ângulo do ânodo deve ter entre 7-20º.
O tamanho do ponto focal depende de…
Ângulo do ânodo e comprimento do filamento
Quanto menor for o comprimento do filamento, _______ (maior/menor) é o tamanho do ponto focal e _______ (melhor/pior) é a resolução.
Menor comprimento => menor ponto focal => melhor resolução (menor resolução)
O comprimento do filamento e o tamanho do ponto focal são diretamente proporcionais.
Quanto menor for o ângulo do ânodo, _______ (maior/menor) é o tamanho do ponto focal e _______ (melhor/pior) é a resolução.
Menor ângulo => menor ponto focal => melhor resolução (menor resolução)
O ângulo do ânodo e o tamanho do ponto focal são inversamente proporcionais.
Efeito anódico (ou “heel effect”)
A intensidade do feixe de raios-X produzido não é homogéneo, devido a atenuação dentro do próprio
ânodo, como resultado da sua geometria cónica. A intensidade dos raios-X é maior na extremidade mais fina do ânodo e diminui gradualmente em direção à extremidade mais espessa (próxima ao alvo), já que aqui os fotões interagem com mais material e são mais absorvidos.